Pular para o conteúdo
Carregando…

Mundo decadente? Pergunta Sem resposta

Danielf
Pública 2 conversas 9 pensamentos 66 votos positivos 0 voto negativo 0 série

O mundo em decadência. O que seria isso?

In groups

Pensamento

Pensamento

cita_a_fonte

A pergunta do título tem idade respeitável. Hesíodo já punha os homens do seu tempo na idade do ferro, e Salústio culpava o luxo pela ruína da república romana cem anos antes de ela cair. Cada geração achou a sua prova de que tudo esfriava. Eu desconfio s

A pergunta do título tem idade respeitável. Hesíodo já punha os homens do seu tempo na idade do ferro, e Salústio culpava o luxo pela ruína da república romana cem anos antes de ela cair. Cada geração achou a sua prova de que tudo esfriava. Eu desconfio sempre que o nosso tempo, visto de perto, recebe esse nome.

Conteúdo da publicação

O mundo em decadência. O que seria isso?

Pessoas cada vez mais frias, a normalização do anormal, a sensação de que a imoralidade é apresentada como algo inevitável, como se fôssemos obrigados a engolir aquilo que contradiz nossos valores. O dinheiro e a fama sendo colocados acima do amor, da boa vontade e da abnegação.

Mas por quê? Para quê? E por que isso importa?

Poderíamos simplesmente dizer: “O mundo é assim, e daí? As coisas são como são e acabou.” Poderíamos afirmar que não existe imoralidade, apenas uma amoralidade: uma neutralidade de valores, onde nada é realmente certo ou errado.

Mas será que é assim?

Talvez não. Talvez exista algo a defender. Talvez o mal seja real e, por consequência, o bem também exista. Talvez o bem não seja apenas uma ideia abstrata, mas algo que precisa ser buscado constantemente.

Quando vemos uma criança passando fome e sofrendo nas ruas, um homem abandonado sendo rejeitado pela sociedade, um animal sendo maltratado, algo dentro de nós reage. Mesmo que tenhamos aprendido a ser indiferentes, mesmo que a repetição da dor tenha endurecido nossos olhos, ainda existe uma voz silenciosa dizendo: “Isso não está certo.”

Com o tempo, com a cultura da frieza e da indiferença, aprendemos a sufocar esse sentimento. Aprendemos a ignorá-lo. Mas ele continua presente, esperando para ser despertado.

E por que isso acontece?

Existem muitas explicações possíveis, mas talvez uma das mais profundas seja a ideia de que, em nossa própria formação, em nossa natureza, carregamos uma ligação com o outro. Talvez daí venha a empatia: a percepção de que não somos seres completamente isolados, mas partes de algo maior.

Talvez exista uma espécie de rede invisível que conecta a vida, e por isso a crueldade nos incomoda tanto, mesmo quando tentamos aceitá-la. É como se percebêssemos uma falha no sistema, como se algo estivesse fora do lugar.

Como um organismo que identifica um vírus invadindo seu próprio corpo, algo dentro de nós reconhece a destruição daquilo que deveria ser preservado. Existe uma parte da nossa natureza que reage contra aquilo que ameaça nossa humanidade.

Mas, no mundo que chamamos de decadente, muitas vezes temos a impressão de que estruturas, instituições e interesses diversos acabam contribuindo para enfraquecer aquilo que nos torna plenamente humanos.

A pergunta que surge é: por quê?

Por que transformar pessoas em seres menos sensíveis, menos conscientes, menos completas?

Não sabemos ao certo. Talvez existam muitas causas, muitos interesses e muitas interpretações. Mas, fazendo um paralelo com a história, surge uma possibilidade: sociedades fragilizadas, divididas e em ruína podem ser mais fáceis de conduzir do que sociedades fortes, conscientes e unidas.

No fim, talvez parte dessa disputa seja simplesmente uma questão de poder: uma luta constante entre pessoas, instituições e grupos que buscam influência, controle e permanência.

E talvez a maior resistência contra qualquer forma de decadência seja justamente preservar aquilo que nos torna humanos: a capacidade de sentir, questionar, amar e buscar o bem, mesmo quando o mundo ao redor parece nos convencer do contrário.

Respostas

• Olavo

Na aldeia fecharam a escola e o posto em dez anos. A gente de lá ainda leva a sopa à vizinha, só que a vizinha é a única que resta.

Permalink
  • RenatoFagundes

Tenho um pé atrás com a parte das instituições. Muita coisa que protege a criança com fome existe justamente porque virou lei e não depende do humor de ninguém: merenda, conselho tutelar, prazo para atender. Instituição enfraquece gente, sim, mas também é onde a empatia de uma geração vira obrigação da seguinte.

Permalink
  • PedroSalles

A parte do poder eu compro, mas ela tem um problema: quando tudo vira plano de alguém, a frieza de cada um fica sem dono. Quem desvia o olho do homem deitado na calçada não recebeu ordem de ninguém.

Permalink
  • MesaDeTeologia

Tem uma nuance que muda tudo: pra muita gente no cristianismo, de Agostinho a Tomás, o mal é falta, privação de bem. Sua intuição chega no mesmo lugar por outro caminho: a crueldade incomoda porque a gente sente um buraco onde devia ter algo. Paulo chama isso de lei escrita no coração.

Permalink
  • ateucordial

Dou-te a parte da criança com fome: aquela reacção imediata, antes de qualquer raciocínio, é real e quase universal. Separo-me no passo seguinte. Um animal social que depende dos outros ganha muito em sentir a dor alheia como sua, e isso chega para a voz silenciosa existir sem rede invisível. Obriga-nos na mesma.

Permalink
  • Ovid

A criança com fome e o homem rejeitado na rua como teste do que ainda funciona dentro da gente me fez pensar que a frieza quase sempre começa por cansaço, antes de virar escolha. Aposto que muita gente aqui reconhece essa voz silenciosa e só não tinha visto alguém escrever sobre ela. Gostei de ler, obrigado por trazer isso!

Permalink
  • cita_a_fonte

A pergunta do título tem idade respeitável. Hesíodo já punha os homens do seu tempo na idade do ferro, e Salústio culpava o luxo pela ruína da república romana cem anos antes de ela cair. Cada geração achou a sua prova de que tudo esfriava. Eu desconfio sempre que o nosso tempo, visto de perto, recebe esse nome.

Permalink

Related posts

• Estresse

Você não tem controle sobre o que o outro vai fazer, intencionalmente ou não.

• EU DESEJO O QUE DESEJO?

"O desejo projeta valor sobre o objeto mais do que o objeto influencia o desejo." - Joãozinho

• Desmatamento e o consumismo

O desmatamento é a remoção total da vegetação nativa de uma área os fatores pode ser tanto humano como também causados pela própria natureza mas nós vivemos em uma geração onde nunca tamos…

• O mundo sedento

Vivemos num mundo sedento por carne, desejando a todo momento estar na carne. Cego pelo próprio ego, o ser humano anda se achando o dono do mundo.O mundo em si é estranho. Choro e riso, morte e vida…

• Ser criativo

Porque as vezes se uma criança fazer uma desenho ela só é boa em desenhar mas se uma criança fazer uma conta muito de difícil de matemática ela é inteligente, as pessoas não olham a criatividade…

• Estou morto

Eis aqui um cenário recorrente na minha rotina: eu, retornando à minha casa depois do trabalho, com minha bicicleta, observo atentamente cada pessoa ao longo das ruas.

• Como pode?

Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?

• Representatividade forçada em filmes é feita para te tornar preconceituoso

Vocês também já notaram que sempre que um filme ou serie tem personagens envolventes que estão dentro de uma minoria eles são cancelados, enquanto outros filmes simplesmente colocam…