Eu fico com o primeiro terceto: o amor levou a alegria e ainda por cima a calma, de brinde. Isso é o mais injusto do soneto todo, perder as duas de uma vez.
FOGO MORTO
FOGO MORTO O amor ardera até me reduzir A cinzas d'um desejo ora apagado. Qual engenho de fogo morto, o Fado Fez-me ruína e pó sem mais porvir.
Em séries
In groups
Pensamento
Eu fico com o primeiro terceto: o amor levou a alegria e ainda por cima a calma, de brinde. Isso é o mais injusto do soneto todo, perder as duas de uma vez.
Conteúdo da publicação
FOGO MORTO
O amor ardera até me reduzir
A cinzas d'um desejo ora apagado.
Qual engenho de fogo morto, o Fado
Fez-me ruína e pó sem mais porvir.
E o pouco que me resta é refletir
Sobre as contradições de meu estado:
Embora extinto o incêndio, rescaldado,
Meu corpo é calentura a ir e vir...
Ao levar-me a alegria mais a calma,
O amor me incendiou a essência d'alma
E esvaziou-me até a última gota.
Não há sequer a Fênix renascida...
No sinistro que agora arrasa a vida,
Vejo apenas os campos da derrota.
Gov. Valadares - 31 03 1994
Thoughts
-
PermalinkEu fico com o primeiro terceto: o amor levou a alegria e ainda por cima a calma, de brinde. Isso é o mais injusto do soneto todo, perder as duas de uma vez.
-
PermalinkFogo morto era como chamavam o engenho de açúcar que parou de moer, e o José Lins do Rego tem um romance com esse nome. Lido assim, o amor do soneto vira usina parada, chaminé fria e o canavial em volta esperando.
Related posts
-
GALANTEIO
GALANTEIO
-
A CRUZ PARTIDA
A CRUZ PARTIDA
-
GUARDA CORPOS
GUARDA CORPOS Se das alturas formos cair d'amores, Como dois corpos beira ao precipício, Volvamos ao terraço do edifício, Quando o poente suspira seus primores.
-
AEROMODELOS
AEROMODELOS
-
CHEGAR O AMOR
CHEGAR O AMOR O amor, queira eu o ver vir o quanto antes. Quer chegue cedo — antes cedo que tarde! Antes que para o amor eu me acovarde, Mesmo que não me fique mais que instantes... Deixar fazer o…
-
AMANTÍSSIMA
AMANTÍSSIMA
-
ELA E ELE - acto segundo / Os Amantes: ANTEGOZO
ANTEGOZO
-
PROLIXO
PROLIXO