Pular para o conteúdo
Carregando…

Fibromialgia, nas palavras de um homem portador

Andwarsfibro
Pública 62 conversas 71 pensamentos 58 votos positivos 0 voto negativo 1 série

Dor Transparente: A Fibromialgia Sob a Ótica Masculina e Paternal

In groups

Pensamento

Pensamento

sonoAtrasado

Quando você aprendeu a dizer que precisava descansar sem culpa, foi conversando com ela ou ela foi entendendo sozinha com o tempo?

Quando você aprendeu a dizer que precisava descansar sem culpa, foi conversando com ela ou ela foi entendendo sozinha com o tempo?

Conteúdo da publicação

Dor Transparente: A Fibromialgia Sob a Ótica Masculina e Paternal

Falar de fibromialgia na terceira pessoa é fácil; o difícil é traduzir o que acontece quando o corpo inteiro decide protestar em silêncio. Para a maioria das pessoas, a doença ainda carrega o estigma de ser "invisível" ou, pior, associada exclusivamente ao universo feminino. Quando o diagnóstico chega para um homem, vem acompanhado de um peso duplo: o impacto físico e a barreira cultural de que homens precisam ser inabaláveis.

A fibromialgia não avisa quando vai desacelerar o seu dia. É uma exaustão profunda, acompanhada de dores musculares espalhadas que parecem não ter explicação lógica nos exames de rotina. Enfrentar essa rotina exige recalibrar limites todos os dias. Mas o verdadeiro desafio — e também a maior fonte de força — surge no convívio familiar, especialmente na relação com os filhos.

Hoje, ao olhar para a minha filha, percebo o quanto a convivência com a dor moldou a nossa dinâmica. Criar um filho já exige energia contínua, presença e disposição. Quando a limitação física se impõe, a paternidade precisa se reinventar. Houve momentos em que o corpo simplesmente não acompanhava a vontade de estar presente de forma ativa. Aprender a dizer "hoje o papai precisa descansar" sem carregar culpa foi um dos aprendizados mais dolorosos e necessários.

Por outro lado, essa limitação ensinou lições valiosas para ambos. Minha filha aprendeu, desde cedo, sobre empatia, respeito ao tempo do outro e a importância do cuidado mútuo. Nossos momentos de conexão deixaram de depender da intensidade física e passaram a focar na qualidade da presença: uma conversa tranquila, uma música tocada sem pressa, a simples companhia.

Romper o silêncio sobre a fibromialgia masculina é urgente. Homens também sentem dor, também enfrentam limites e também precisam de apoio sem o julgamento de fraqueza. A dor pode até impor um ritmo diferente à vida, mas não define a capacidade de amar, cuidar e construir memórias reais ao lado de quem mais importa.

Thoughts

• tvLigada

texto que soa como um espelho pra gente que tá cansado

Permalink
  • tercadetarde

Essas coisas de limitação acaba mudando muito como a gente valida o tempo junto com quem ama. é diferente

Permalink
  • sonoAtrasado

Permalink
  • so_passando

essas conversas tranquilas sem pressa são as que mais parecem valer 💙

Permalink
  • so_dando_uma_olhada

Acho que isso que você escreveu sobre qualidade da presença em vez de intensidade é a coisa mais real de paternidade que li aqui. a maioria das pessoas não consegue entender isso

Permalink
  • Andwarsfibro

Pra família foi aos poucos compreender as limitações q a doenças me impõe

Permalink
  • qualquercoisa

Isso de descansar sem culpa é muito corajoso. a gente que trabalha ouvindo gente entende bem como é carregar o que ninguém vê

Permalink
  • porCuriosidade

Como foi para sua filha entender, no começo, que essa limitação existia? ela foi percebendo aos poucos ou foi mais repentino?

Permalink
  • paulinha2003

Quando você fala em "recalibrar limites todos os dias", é tipo cada dia é uma surpresa do que o corpo aguenta, ou tem dias que você já sabe como vai ser?

Permalink

Related posts

• Isolado

. O Isolamento

• Não é fácil

A Travessia

• Quando eu não estiver mais aqui

Não se arrependam quando eu não estiver mais aqui,

• Sono eterno

A tristeza não é um sentimento novo para mim, mas sim familiar — quase um parente, um do qual não consigo me livrar nem me afastar. Ela me acompanha a cada segundo da minha vida, roubando minha…

• Isso é alguma coisa, chamemos de banzo

Meu nome é Ana e acredito fielmente que meu suicídio é mais certo do que os meus 99 anos, galvez exista alguma variante num universo paralelo onde a fisica quantica me deixou ter uma vida…

• Ouvindo musica triste enquanto estou bebado

Eu meio que gosto da sensação de estar triste, não adianta eu ter momentos felizes se eu sempre vou procurar algo que vá me deixar triste, as vezes parece que eu chamo a tristeza pra mim com a…

• PULMÃO

Pulmão SAIU DOR PNEUMONIA 2025 ATE 2026 DORES..

• Fim.....

Hoje..... tentei ser forte até quando todo meu corpo queria desligar de tanta dor, a dor da alma ja tinha se misturado com a dor física mãos formigando as pernas falhando a falta de ar veio de um…