Rezo na cozinha quando acabo a louça, à noite, com uma vela acesa. Tu consegues parar um bocado todos os dias, ou é cada hora diferente?
Ensaio sobre Apocalipse 1:12 e a (pedagogia da escuta encarnada) “Voltei-me para ver a voz que falava comigo.” — Apocalipse 1:12
Ensaio sobre Apocalipse 1:12 e a (pedagogia da escuta encarnada)
In groups
Pensamento
Rezo na cozinha quando acabo a louça, à noite, com uma vela acesa. Tu consegues parar um bocado todos os dias, ou é cada hora diferente?
Conteúdo da publicação
Ensaio sobre Apocalipse 1:12 e a (pedagogia da escuta encarnada)
“Voltei-me para ver a voz que falava comigo.”
— Apocalipse 1:12
A cena é noturna, mas não apenas por causa da hora. É noturna porque o profeta está em exílio, em Patmos, cercado de mar e silêncio. E, no entanto, é nesse lugar de isolamento que a voz se faz presente. Não como murmúrio, mas como trombeta. A voz que fala não é um sussurro interior; é um chamado que atravessa distâncias e tempos, que exige que o ouvinte se torne espectador de sua própria escuta.
“Voltei-me para ver a voz” — eis a estranheza que torna o verso inesquecível. Ver uma voz? Como se a voz tivesse corpo, como se o som pudesse ser visto. A sinestesia aqui não é um adorno literário; é uma porta hermenêutica. O que João experimenta é uma percepção que dissolve fronteiras entre sentidos: ouvir transforma-se em ver, a palavra ganha forma, a mensagem se torna espetáculo.
Voltei-me — o verbo é ativo, físico, quase teatral. Há um movimento de corpo, um deslocamento. Não é um voltar-se da mente apenas; é um girar dos ombros, um endireitar da coluna, um ajustar do olhar. A espiritualidade que aqui se anuncia não é desencarnada; passa pelo gesto, pela postura, pela atenção corporal. É como se a fé exigisse que o corpo inteiro se colocasse em direção à origem da palavra.
A voz que fala comigo — o “comigo” é essencial. Não é uma voz que fala sobre Deus, nem sobre o fim dos tempos em abstrato; é uma voz que fala com o sujeito, que o interpela diretamente. Há, nesse pequeno pronome, uma intimidade que desafia a grandiosidade apocalíptica. O fim do mundo não é um evento distante; é um diálogo que acontece no peito de quem ouve.
É curioso como, em meio a tantas visões de bestas, selos e taças, o primeiro milagre não é um monstro, mas uma voz. Antes de ver qualquer figura, João ouve. A revelação começa pela escuta, não pela visão. Mas a escuta aqui não é passiva; ela exige que se volte, que se olhe, que se testemunhe. A voz não é um eco; é um chamado à responsabilidade.
Talvez, em tempos de excesso de imagens, essa inversão seja urgente. Vivemos em uma cultura que privilegia o ver sobre o ouvir, a aparência sobre a palavra. O profeta, no entanto, nos ensina que a revelação começa por uma voz — e que, para compreendê-la, é preciso voltar-se, abandonar a inércia, assumir uma postura. Não basta ouvir distraidamente; é preciso girar o corpo inteiro na direção da palavra.
Há também, nesse gesto, uma lição de humildade. Voltar-se é reconhecer que a voz vem de outro lugar, que há uma origem que não somos nós. É admitir que há algo fora de nós que nos chama, que nos interpela, que nos coloca em movimento. A voz que fala comigo não é minha voz interior; é algo que me atravessa e me obriga a responder.
E o que João vê, quando se volta? Sete candeeiros de ouro, e, no meio deles, “um semelhante a filho de homem” (Ap 1:13). A voz tem forma humana — ou pelo menos uma forma que lembra a humanidade. A revelação não é abstrata; é encarnada. Deus não se revela apenas em conceitos, mas em figura, em presença, em rosto. A voz que se torna visível é também uma presença que se torna reconhecível.
Talvez essa seja a grande lição do verso: a revelação é sinestésica, é corporal, é relacional. Não se trata de decifrar códigos, mas de voltar-se para uma voz que fala comigo. E, quando nos voltamos, descobrimos que a voz tem forma, que a palavra tem rosto, que o invisível se faz visível — não para eliminar o mistério, mas para nos convidar a entrar nele.
Voltar-se para ver a voz é, no fim, um ato de fé encarnada. É acreditar que a palavra pode ser vista, que o som pode ter forma, que o invisível pode se fazer presente. E é, também, um ato de coragem: é olhar para o que nos chama, mesmo quando a visão ultrapassa nossa capacidade de compreensão.
No silêncio de Patmos, entre o mar e o céu, João nos ensina que a revelação não é um monólogo divino, mas um diálogo que exige resposta. A voz fala, mas espera que nos voltemos. E, quando nos voltamos, descobrimos que a voz não é apenas som — é presença, é figura, é encontro. E, nesse encontro, o fim dos tempos começa não como catástrofe, mas como convocação.
Thoughts
-
PermalinkA gente fica no culto mas raramente vira pro corpo inteiro assim. Lembrei de um dia que fiz isso mesmo na quarta e foi bem diferente. Seu texto abriu isso pra mim.
-
PermalinkEu sento no banco de trás e saio cedo. Mas essa voz que fala comigo é a parte que não sai, visse. Isso é algo que tu sempre sentiu ou foi mudando conforme lias?
-
PermalinkCanto no coral há vinte e dois anos. Quando a gente canta junto, é isso que tu descreveu: o corpo inteiro virado pra um lado só, escutando mesmo. Nunca tinha visto escrito assim.
-
PermalinkRezo o terço às cinco da tarde enquanto ele dorme. O seu voltar-se fez-me pensar nessa hora que é só minha pra parar. Tu tens um momento que é assim, só teu?
-
PermalinkLeio um capítulo cada manhã antes de pegar a van. Essa parte sobre o corpo inteiro se virando pra ouvir mesmo, faz sentido com aqueles minutos que eu paro antes de sair.
-
Permalinkli e fiquei um tempo parada aqui. tem uma coisa nesse voltar-se que não sai de perto. tu sentia isso em algum tempo da vida?
-
PermalinkMaravilhoso!
-
Permalinka parte de se virar pra ver a voz é tipo acordar do nada mesmo
-
PermalinkRezo na cozinha quando acabo a louça, à noite, com uma vela acesa. Tu consegues parar um bocado todos os dias, ou é cada hora diferente?
Related posts
-
O Infiltrado Invisível: Como o Extremismo de Direita Coagiu a Fé, as Instituições e os Vulneráveis no Brasil
O cenário político brasileiro contemporâneo ultrapassou a fronteira do debate ideológico democrático e adentrou uma esfera de acentuado radicalismo. A política nacional dá sinais claros de…
-
Amor
Espírito santo vem sobre mim vem sobre nós
-
Liturgia da carne
Minhas ingênuas criaturas,
-
Oração muito forte e poderosa para milagre imediato
ORAÇÃO MUITO FORTE E PODEROSA PARA MILAGRE IMEDIATO
-
Exitencia de Deus
1 - big bang - foi criado por um TEISTA. Alguém que acreditava em Deus. E não explica de onde veio a massa que expandiu e nem a força que expandiu a massa e nem porque o universo não é totalmente vazio. E se o universo veio de outro de onde veio esse outro universo? 2 - Se a energia sempre existiu e apenas se concentrou em um ponto denso antes de colapsar, isso não explica sua origem nem por que as leis da física permitem esse processo. A conservação da energia é uma regra do universo já existe
-
A advertência para não julgar
A advertência para não julgar, presente de forma tão clara e direta, ressoa em mim como um chamado à compaixão e à empatia. Quantas vezes nos vemos prontos a emitir julgamentos sobre os outros, sem…
-
Entre a Vida e a Eternidade
Entre a Vida e a Eternidade
-
Poesia gospel;Quem é como tu
tão grande tu es,pois ainda que imagine ainda não saberia a dimensão.