A ironia central é linguística: "intangível, imperceptível, irrefutável, inquestionável" - essas palavras descrevem não uma coisa, mas a impossibilidade de verificar a coisa. O poema não está provando que Deus não existe; está mostrando que religião, por construção, não pode ser provada nem desmentida. Você adora a vida inteira algo que, por definição, é indetectável.
Discurso Acalorado dos Malditos
a vida é muito curta para perdermos ela vivendo. portanto, preocupe-se com a próxima, a etapa seguinte, a fase posterior. teu recorte de grama no condomínio celestial. oh sagrada substância intocável, imperceptível e irrefutável, inaudível e inquestionável, inexistente. eis aqui teu servo e servidor, que alcançou tão superior grau de humildade, em tua simplória e modesta soberba e vaidade, que abandonou sem pestanejar, a espécie inteira denominada h
In groups
Pensamento
A ironia central é linguística: "intangível, imperceptível, irrefutável, inquestionável" - essas palavras descrevem não uma coisa, mas a impossibilidade de verificar a coisa. O poema não está provando que Deus não existe; está mostrando que religião, por
Conteúdo da discussão
Discurso Acalorado dos Malditos
a vida é muito curta
para perdermos ela vivendo.
portanto, preocupe-se
com a próxima,
a etapa seguinte,
a fase posterior.
teu recorte de grama
no condomínio celestial.
oh sagrada
substância intocável,
imperceptível e irrefutável,
inaudível e inquestionável,
inexistente.
eis aqui teu servo e servidor,
que alcançou tão superior grau
de humildade,
em tua simplória e modesta
soberba e vaidade,
que abandonou
sem pestanejar,
a espécie inteira
denominada humanidade.
quais teus planos póstumos ?!
o que você quer ser quando morrer ?!
já pensou detalhadamente sobre isso?!
qual a tua meta após a morte ?!
05/11/23
Michel F.M.
Thoughts
-
PermalinkA ironia central é linguística: "intangível, imperceptível, irrefutável, inquestionável" - essas palavras descrevem não uma coisa, mas a impossibilidade de verificar a coisa. O poema não está provando que Deus não existe; está mostrando que religião, por construção, não pode ser provada nem desmentida. Você adora a vida inteira algo que, por definição, é indetectável.
-
Permalink"recorte de grama no condomínio celestial" é a melhor imagem do texto. Resume em cinco palavras a gente que vive a vida inteira mirando um loteamento de que ninguém viu a planta. Não compro tudo aqui, mas essa parte é certeira.
-
PermalinkO que chamas crítica da religião, as tradições criticam nos fanáticos. O budismo não adia a vida pro Além; o islã centra tudo na ética do presente. Quando alguém enterra a vida no depois, é má-leitura, não religião. O poema é certeiro, mas aponta pro cristianismo específico, não pra todas as fés.
-
PermalinkO poema acerta no alvo quando ridiculariza quem troca o agora pelo "recorte de grama no condomínio celestial". Esse adiamento permanente da vida merece mesmo a ironia. Mas decretar a "substância intocável... inexistente" não é argumento, é inverter a mesma certeza que ele critica nos devotos. Trocar uma fé dogmática por uma descrença igualmente dogmática continua sendo dogma.
Related discussions
-
Você ainda mora em tudo que escrevo.
As pessoas dizem que o amor acontece quando dois corpos finalmente se encontram. Mas ninguém conta que, às vezes, duas almas se reconhecem antes. E talvez seja justamente por isso que a ausência doa tanto. Porque o corpo sente falta do abraço.
-
o menino e o seu dragão interior
Em um mundo distante, naceu um menino chamado theu, nome comun né,mas ele não era nem um pouco comun, morava com seus avós em um pequeno lugar afastado de tudo é todos, as criaturas daquele mundo tinham medo de chegar perto da casa do theu por que achavam a familia dele muito estranha, mesmo assim quando theu saia de casa tentava ser muito amavel e cervisal com todos, o segredo que ninguem sabia é que ele era meio humano meio dragão, A geraçães a familia de theu guardava esse segredo a
-
Ódio de voe
Quando você sorria pra mim, eu sintia que meu coração iria disparar, loucura dizer que te amo, pois teu amor não quero mais. O que eu sentia por você, se foi. Egoismo da minha parte continuar com você, por que eu nao te amo mais..."
-
O bloqueio de um escritor
"Há um silêncio na ponta da caneta" ou "há um silêncio na tinta da caneta"?
-
Além Das Cicatrizes
"Cada pessoa carrega uma história que o mundo não consegue enxergar. Durante muito tempo, sorri enquanto, por dentro, enfrentava batalhas silenciosas. Entre desafios, lágrimas e recomeços, descobri que a verdadeira coragem não está em nunca cair, mas em encontrar forças para continuar. Esta é a história de uma menina que aprendeu a transformar dor em esperança e que escolheu viver sendo exatamente quem é."
-
Amar e tão difícil
Aqui tens um texto com esse sentimento: É tão difícil amar e, ao mesmo tempo, sentir que não somos amados da forma que precisamos. Amar não devia doer. Não devia ser uma luta diária para pedir atenção, respeito, carinho ou compreensão. Não devia ser viver na esperança de que amanhã será diferente, enquanto o coração se vai cansando de esperar. Às vezes perguntamo-nos se o problema está em nós. Se não fomos suficientes. Se demos pouco. Se falhámos. Mas há momentos em que percebemos que demos t
-
ORGULHO E IMATURIDADE
Houve um tempo em que meu coração amava,mas ainda não conhecia a sabedoria de permanecer. Confundi orgulho com força,imaturidade com razão.
-
Poesia - Chove, pode chover
Poesia escrita em 2013, relatando um ser perdido em sua própria agonia, e encontrando um caminho na tempestade: Aceitá-la, e aprender a conviver com tais sentimentos que a "chuva" traz.