Pular para o conteúdo
Carregando…

DIAS DE QUARUPE

RicardoC
Pública 4 conversas 6 pensamentos 21 votos positivos 0 voto negativo 1 série

DIAS DE QUARUPE

Em séries

In groups

Pensamento

Pensamento

HoracioMelo

O Quarup é o ritual do Xingu em que cada morto ganha um tronco pintado e enfeitado, cravado no chão, com canto, dança e a luta huka-huka à volta. O primeiro quarteto faz a festa quase pela ordem. E o Antonio Callado tem um romance com esse nome, de 1967,

O Quarup é o ritual do Xingu em que cada morto ganha um tronco pintado e enfeitado, cravado no chão, com canto, dança e a luta huka-huka à volta. O primeiro quarteto faz a festa quase pela ordem.

E o Antonio Callado tem um romance com esse nome, de 1967, que eu li há muitos anos e me veio logo à cabeça com o título.

Conteúdo da publicação

DIAS DE QUARUPE

É sol de sangue n'um pálido céu!
É tronco, ornamentado, preso ao chão!
É fazer memória! É celebração!
É canto! É dança! É luta! É cor! Tropel!...

... Há-que se celebrar no luto cruel,
Em festa de reunir toda a nação.
Por deixar que nos fale ao coração
A alma que se despede do olhar fiel.

... Há-que se ter saudade sim. E, ainda,
Lembrar d’aquele cuja vida linda,
Feito uma estrela nova ao céu fulgura:

— “Não lh’entristeça nossa só tristeza.
Antes se veja chama sempre acesa
E que nos seja luz na noite escura!”

Belo Horizonte – 06 05 1993

Thoughts

• HoracioMelo

O Quarup é o ritual do Xingu em que cada morto ganha um tronco pintado e enfeitado, cravado no chão, com canto, dança e a luta huka-huka à volta. O primeiro quarteto faz a festa quase pela ordem.

E o Antonio Callado tem um romance com esse nome, de 1967, que eu li há muitos anos e me veio logo à cabeça com o título.

Permalink
  • Rui_Salgueiro

Chama acesa. Bonito.

Permalink

Related posts

• ECLIPSADO

ECLIPSADO Se um outro astro ofuscando teu olhar — Onde, à maneira mesma d'um eclipse, Prenuncie um falaz apocalipse, Que nos findasse tudo sem findar — Talvez tu me deixasses eclipsar Ao…

• FLAMENCO

FLAMENCO De acordo co'os acordes que me ouvis, Tão logo acordo as cordas do violão. Eu acovardo a dor do coração, N'um canto em cujo encanto sou feliz. Tanto incorpora o ritmo um aprendiz, Quanto…

• CONCORDES

CONCORDES

• DE BOCA EM BOCA

DE BOCA EM BOCA

• ENTANTO

ENTANTO

• JACROÁ

JACROÁ Eu creio! São, meu Deus, lagos tão azuis Que se vê desde os altos d'essa serra... Vêm salpicar de céus a verde terra, Que a manhã resplandece à plena luz.

• CHEGAR O AMOR

CHEGAR O AMOR O amor, queira eu o ver vir o quanto antes. Quer chegue cedo — antes cedo que tarde! Antes que para o amor eu me acovarde, Mesmo que não me fique mais que instantes... Deixar fazer o…

• CANTIGAS

CANTIGAS Eu te amar, querida, me tem sido Uma alegria pura e insuspeitada. Guarda tu para mim a asa quebrada, Visto eu arcanjo em sombras decaído... Se canto co'o alaúde enternecido Cantigas que…