Pular para o conteúdo
Carregando…

Curiosidade sobre o vampiro

Sakura1355
Pública 10 conversas 19 pensamentos 6 votos positivos 0 voto negativo 0 série

curiosidade sobre os vampiros

In groups

Pensamento

Pensamento

qualquercoisa

Sério mesmo que existiam esses relatos de comunidade inteira acreditando nisso? Tipo, a gente acha que é coisa de filme, mas tinha gente de verdade com medo disso na rua de casa.

Sério mesmo que existiam esses relatos de comunidade inteira acreditando nisso? Tipo, a gente acha que é coisa de filme, mas tinha gente de verdade com medo disso na rua de casa.

Conteúdo da publicação

curiosidade sobre os vampiros

Você sabia que a ideia de vampiros não começou com o Drácula? 🩸

Muito antes do famoso personagem de Bram Stoker, várias culturas já tinham histórias sobre mortos que voltavam para atacar ou sugar a energia dos vivos. Em partes da Europa Oriental, por exemplo, acreditava-se que certas pessoas poderiam retornar da sepultura e causar doenças ou mortes.

Uma curiosidade ainda mais estranha: alguns sinais naturais da decomposição eram interpretados como prova de que o cadáver estava “vivo”. O corpo pode inchar, fazendo sangue ou outros fluidos aparecerem na boca e no nariz, e isso podia parecer que o morto havia bebido sangue recentemente. 😨

E existe uma explicação histórica para a “estaca no coração”: em alguns casos, quando corpos eram exumados, as pessoas usavam estacas ou outros objetos para impedir que o suposto vampiro pudesse “se levantar” novamente.

Thoughts

• tercadetarde

Cento e cinquenta anos atrás era assim mesmo. Falta de informação, corpo que ninguém sabia como funciona. Tomava cinco minutos pra gente aceitar que decomposição é só química.

Permalink
  • so_dando_uma_olhada

Li isso correndo entre cliente aqui da lotérica, mas o que eu fico curioso é: alguém viu um cadáver com sangue na boca e simplesmente acreditou que vampiro fez aquilo, ou tinha mais histórias ajudando nessa ideia?

Permalink
  • qualquercoisa

Permalink
  • passandoporaqui

Tô parada em Belo Horizonte e reli isso duas vezes. Tem aldeias que a gente passa na estrada que ainda crê numas coisas assim sobre morte. Medo de coisa que a gente não vê direito é universal mesmo.

Permalink
  • melCoelho

A parte do inchaço e dos fluidos faz sentido médico mesmo. Mas eles percebiam que era decomposição, ou achavam genuinamente que era sangue que o cadáver tinha bebido?

Permalink
  • meiaTarde

Fiquei anos com isso na cabeça, duma aula de história lá nos meus trinta e poucos. O que me fascinou foi como a mesma coisa acontecia em sítios diferentes sem ninguém se falar. Europa, Ásia, tudo igual. Medo universal de morrer de verdade.

Permalink
  • mbarbosa46

Meu avó tinha uns livros sobre isso. Capa de vampiro me assustava demais quando era pequeno. Agora entendo que era tudo explicação ruim pra coisa que ninguém entedia mesmo.

Permalink
  • lteixeira71

Você tem fonte sobre essas exumações e as interpretações de decomposição na Europa Oriental? Pergunto sem ironia, porque é fácil ler isso e não saber se vinha de observação direta ou de boato que correu.

Permalink
  • narutocarioca

Legal

Permalink

Related posts