Esse anda sem destino me lembrou de criança que a gente pega todo dia sem saber aonde vai.
Cogumelos Azuis
Aquele lugar nunca havia sido feito para pessoas comuns.
Pensamento
Esse anda sem destino me lembrou de criança que a gente pega todo dia sem saber aonde vai.
Conteúdo da publicação
Aquele lugar nunca havia sido feito para pessoas comuns.
Não porque suas portas fossem proibidas ou porque existisse algum segredo escondido atrás de seus muros, mas porque certos olhos simplesmente não eram capazes de enxergar o que realmente habitava ali.
A varanda de vidro refletia um céu impossível. Era como se as estrelas tivessem cansado de permanecer distantes e decidido descer à Terra para viver entre as plantas antigas que cresciam em vasos rachados. Folhas cobertas de orvalho, raízes que pareciam guardar memórias de outros séculos e pequenos cogumelos que surgiam silenciosamente entre o musgo formavam uma paisagem que não parecia pertencer ao mundo conhecido.
A natureza havia criado uma passagem.
Um caminho invisível para aqueles dispostos a abandonar, por alguns instantes, a segurança da lógica.
Bastava um gole daquele chá preparado com os pequenos habitantes da terra para que a realidade começasse a perder suas linhas retas. As ruas deixavam de obedecer à geometria das cidades e se transformavam em espirais infinitas. Os prédios pareciam respirar. As sombras ganhavam movimento. O horizonte deixava de ser uma distância e se tornava uma presença.
Os que viviam presos apenas ao que podia ser medido chamariam aquilo de delírio.
Os poucos que haviam aprendido a olhar além chamariam de liberdade.
Eu nunca havia visto nada parecido.
Era como se o próprio universo tivesse esquecido sua forma original e decidido experimentar uma nova maneira de existir.
Curiosamente, o cômodo mais sagrado daquela casa era o banheiro.
Não pela sua função, mas pelo silêncio que carregava.
Entre azulejos antigos, uma pequena janela por onde entravam os raios da manhã e o som distante do mundo lá fora, existia um lugar onde meus pensamentos encontravam abrigo. Ali, longe de qualquer julgamento, eu conseguia ouvir coisas que normalmente eram abafadas pelo barulho da vida.
Era um templo improvisado.
Um esconderijo da alma.
No andar de cima, sobre uma mesa de madeira marcada pelo tempo, repousavam livros antigos ao lado de um vaso de cerâmica quebrado. Pareciam companheiros de uma mesma existência, dois objetos envelhecidos que guardavam histórias maiores do que suas próprias formas.
Cada página carregava universos inteiros.
Cada palavra era uma porta.
E algumas portas, uma vez abertas, jamais permitiam que alguém voltasse a ser exatamente quem era antes.
Foi ali que aprendi que colher flores do universo nunca significou apenas admirar sua beleza.
Toda flor nasce cercada por espinhos.
O destino nunca entrega somente perfume. Ele oferece também feridas, perdas e cicatrizes. São essas marcas que transformam uma simples existência em uma história capaz de merecer ser contada.
Naquele lugar, a loucura não era uma doença.
Era apenas outro nome para enxergar aquilo que os olhos comuns ignoravam.
Depois daquele dia, a estrada deixou de ser apenas um caminho.
Ela se tornou uma forma de existir.
Eu viajei sem mapas, como quem já havia entendido que os melhores destinos jamais aparecem desenhados no papel. Meus pés aprenderam o peso da poeira, meus ombros carregavam apenas um violão gasto pelo tempo e uma mochila onde havia pouco mais do que o necessário para continuar seguindo.
A estrada era minha casa.
Cada curva escondia uma história. Cada carona carregava um desconhecido com um universo próprio. Cada nascer do sol parecia inaugurar uma nova versão do mundo.
Diziam que eu era estranho.
Talvez fossem meus cabelos queimados pelo sol, minhas roupas gastas ou meu corpo moldado pelas caminhadas intermináveis. Talvez fosse o jeito como eu permanecia olhando para coisas que ninguém mais percebia.
Mas a verdadeira diferença nunca esteve na aparência.
Estava na maneira de enxergar.
Enquanto muitos procuravam respostas dentro de grandes cidades, eu encontrava pequenos milagres escondidos no silêncio da natureza: uma flor crescendo entre pedras, um cogumelo surgindo depois da chuva, uma árvore antiga permanecendo firme enquanto o mundo ao redor mudava.
Eu gostava de imaginar que não pertencia completamente àquele planeta.
Não porque rejeitasse a humanidade, mas porque carregava uma sensação estranha de ser um visitante temporário. Como se minha alma tivesse vindo de algum lugar onde o tempo passava mais devagar e as estrelas fossem próximas o bastante para serem tocadas.
Eu era um peregrino atravessando uma realidade que nunca conseguiu parecer totalmente minha.
Meu maior patrimônio era a liberdade.
Eu não possuía relógio.
Não possuía endereço.
Não possuía destino definitivo.
Tinha apenas uma estrada aberta, um céu imenso e músicas que ainda não existiam.
Cantava para o vento, para as montanhas, para desconhecidos que cruzavam meu caminho e para o silêncio, que sempre respondia com ecos invisíveis.
À noite, deitado sobre a grama, observava o céu girar lentamente acima de mim.
Às vezes tinha a sensação de que não era a Terra que viajava pelo universo.
Era eu.
Flutuando entre constelações enquanto o planeta apenas passava por baixo dos meus pés.
Em cada viagem descobria pequenos segredos escondidos nas margens do caminho. Uma pedra com formato impossível. Uma planta que ninguém havia notado. Uma criatura minúscula surgindo depois da chuva como uma mensagem escrita pela própria natureza.
Para mim, esses encontros valiam mais do que qualquer chegada.
Porque eu havia descoberto uma verdade que muitos passam a vida inteira procurando:
A verdadeira aventura nunca esteve no destino.
Ela sempre esteve no movimento.
No ato simples e sagrado de continuar caminhando.
A cidade havia me ensinado a sobreviver.
Mas nunca havia me ensinado a respirar.
Durante anos caminhei entre prédios que escondiam o céu, relógios que determinavam o valor das pessoas e ruas onde todos corriam sem saber exatamente para onde estavam indo.
Havia uma tristeza invisível espalhada pelo concreto.
Como se as paredes das cidades fossem construídas não apenas com pedra, mas também com sonhos abandonados.
Então fui embora.
Sem despedidas.
Sem anúncios.
Apenas coloquei um violão nas costas, algumas roupas dentro de uma mochila e deixei que a estrada escolhesse por mim aquilo que eu jamais conseguiria planejar.
Foi assim que encontrei o mato.
Ali, a terra não exigia máscaras.
Os rios não julgavam corpos nus.
As árvores não perguntavam nomes, profissões ou histórias passadas.
A natureza apenas acolhia.
As manhãs tinham cheiro de lenha queimando e o som dos pássaros substituía qualquer despertador. O tempo deixou de ser contado por ponteiros e passou a ser medido pelo movimento do sol atravessando as folhas.
À noite, uma pequena fogueira era suficiente para que o mundo inteiro parecesse caber ao meu redor.
As brasas dançavam como estrelas caídas.
O violão transformava o silêncio em companhia.
E minhas músicas viajavam pelo vento sem precisar de plateia.
Passei muitas madrugadas sentado às margens das estradas.
Observava caminhões desaparecerem na escuridão enquanto escrevia pensamentos em um velho caderno. Cada farol surgindo no horizonte parecia carregar uma história diferente.
Alguns viajavam atrás de dinheiro.
Outros fugiam de alguém.
Eu apenas procurava a mim mesmo.
No caminho encontrei todos os tipos de pessoas.
Religiosos e céticos.
Artistas e trabalhadores.
Sonhadores e aqueles que haviam desistido de sonhar.
Pessoas que vestiam suas ideias como armaduras. Pessoas que transformavam seus corpos em manifestos. Pessoas que acreditavam ter encontrado todas as respostas.
Eu descobri que quase todos pertenciam a alguma coisa.
Um grupo.
Uma crença.
Uma identidade.
Eu, pela primeira vez, escolhi não pertencer.
A estrada nunca me pediu rótulos.
Ela nunca perguntou em quem eu acreditava, quem eu amava ou qual bandeira carregava.
Ela apenas ofereceu caminhos.
E cada caminho me devolvia uma versão diferente de mim.
Minhas sandálias gastas carregavam marcas de milhares de passos.
Cada pedra.
Cada trilha.
Cada cidade esquecida.
Tudo permanecia gravado não apenas na sola dos meus pés, mas também dentro da minha alma.
Foi então que compreendi:
A felicidade nunca esteve escondida em uma floresta, em uma cidade ou em qualquer ponto específico do mapa.
Ela sempre esteve alguns passos à frente.
Esperando apenas que eu tivesse coragem de continuar.
Com o tempo, viajar deixou de ser um deslocamento.
Tornou-se um estado de espírito.
A estrada me carregava como um rio conduz uma folha seca: sem promessas, sem certezas, apenas seguindo o movimento do vento.
Foi em uma dessas manhãs que acordei sob a sombra de uma árvore e vi uma mulher iluminada pelo sol.
Seu sorriso parecia ter sido criado pela própria manhã.
Por um instante, esqueci meu nome.
Foi quando compreendi o quanto a mente humana pode ser um território perigoso.
Existem plantas que curam.
Existem plantas que alimentam.
E existem aquelas que abrem portas escondidas dentro de nós.
Atravessei uma dessas portas.
A realidade começou a se dobrar.
As cores ganharam voz.
O silêncio começou a responder.
E perguntas antigas finalmente encontraram coragem para aparecer.
Foi então que encontrei o Diabo.
Ou pelo menos a imagem que minha mente criou para representar meus próprios medos.
Eu esperava uma criatura de fogo, chifres e sombras.
Mas encontrei apenas um homem cansado sentado à beira de uma estrada infinita.
Sentei ao seu lado.
Conversamos.
E descobri algo curioso:
Ele parecia muito mais preocupado em seguir regras do que em quebrá-las.
Naquele instante entendi algo que carregaria para sempre.
As pessoas criam monstros para tudo aquilo que não conseguem compreender.
Chamam de loucura o pensamento diferente.
Chamam de pecado aquilo que desafia seus costumes.
Chamam de erro aquilo que simplesmente não conseguem aceitar.
Continuei andando.
A estrada continuava sendo minha professora silenciosa.
Ela ensinava sem livros.
Corrigia sem palavras.
E recompensava aqueles que aceitavam não controlar completamente o destino.
Encontrei homens de uniforme, artistas de rua, caminhoneiros, religiosos, rebeldes e sonhadores.
Todos carregavam suas próprias verdades.
Eu já não queria possuir respostas.
Eu preferia colecionar perguntas.
Percebi que o mundo teme aqueles que escolhem caminhar fora das linhas desenhadas por outros.
O diferente recebe nomes.
O questionador recebe julgamentos.
O sonhador recebe críticas.
O andarilho recebe o título de perdido.
Mas talvez perdidos sejam aqueles que nunca tiveram coragem de abandonar o mesmo lugar.
Hoje continuo viajando.
Não para fugir do mundo.
Mas para finalmente conhecê-lo.
Cada cidade acrescenta uma página.
Cada amanhecer destrói uma antiga ilusão.
Cada estrada revela uma parte de mim que ainda estava escondida.
Porque a verdadeira liberdade nunca esteve em não possuir limites.
Ela sempre esteve na coragem de escolher o próprio caminho.
Mesmo quando ninguém mais consegue compreender para onde ele leva.
Thoughts
Related discussions
-
Os anjos Nunca Me Contaram.
Passei anos decorando o jeito que você ria.
-
Quase nós.
Quase nós.
-
Pensamentos de uma manhã
Pensamentos de uma manhã | Crônica
-
um pouco sobre mim
buscando me reencontrar por inteira
-
Ola boa tarde!!!
Ola boa tarde!!! Me apresentando aqui me chamo Jaque ,sou Criadora de Conteudo em Redes Sociais e gosto muito do que eu faço,minha rotina de todos os dias é essa ,fazer lives e levar minha filha…
-
Paciente como um tigre.
Estou longe dos meus objetivos, mesmo tentando conquistá-los. Estou como um escalador aos pés do Monte Everest. Preciso ser paciente, tão paciente quanto um tigre à espreita de sua caça. Preciso ser tão, tão paciente como o planeta Terra foi durante bilhões de anos. Posso cair no caminho, mas sempre irei me levantar. Estou como um escalador aos pés do Monte Everest. Preciso ser tão, tão paciente como o planeta Terra foi durante bilhões de anos. Posso cair no caminho, mas sempre irei me levantar.
-
Do Faz de Conta à Vida Real
"Antes, salvávamos o mundo com superpoderes. Hoje, descobrimos que permanecer uma na vida da outra já era o maior deles."