Aquela parte sobre os domingos me pegou. A gente não percebe que está construindo um hábito até não conseguir mais sair dele, sabe?
Carta ao meu PAI: O homem que me ensinou a ficar.
Ontem foi Dia dos Pais.
Em séries
In groups
Pensamento
Aquela parte sobre os domingos me pegou. A gente não percebe que está construindo um hábito até não conseguir mais sair dele, sabe?
Conteúdo da publicação
Ontem foi Dia dos Pais.
E o calendário, que gosta de escolher um único dia para homenagear certas pessoas, tentou nos convencer de que aquele domingo pertencia ao meu pai.
Mas a verdade é que ele já nos ensinou, há muito tempo, que um dia não é suficiente para dizer o que alguém significa.
Passamos o dia no sítio.
Teve piscina, churrasco, música, canto, dança, conversa atravessada por risadas. Teve aquela bagunça que só uma família que se conhece há muito tempo consegue fazer sem precisar pedir licença.
E, no meio de tudo, estava ele.
Meu pai.
Vivendo o dia que o calendário dizia ser dele, sem fazer questão de ser o centro dele.
Porque algumas pessoas não precisem ocupar o centro para serem a origem.
E meu pai é origem.
Não porque foi ele quem me colocou no mundo, mas porque existe muito dele na mulher que eu me tornei.
Há coisas que aprendi com meu pai sem que ele jamais tenha sentado comigo para ensiná-las.
Aprendi que amor pode ter forma de trabalho.
Pode ser acordar cedo.
Pode ser consertar alguma coisa antes que alguém perceba que quebrou.
Pode ser não deixar faltar.
Pode ser fazer esforço em silêncio.
Pode ser olhar para os filhos e pensar em caminhos que eles ainda nem sabem que existem.
Meu pai nunca foi um homem de grandes discursos.
Ele é desses homens que dizem “eu te amo” com as mãos.
Com o esforço.
Com a preocupação escondida numa pergunta simples.
Com aquilo que faz sem anunciar que fez.
E existe uma verdade muito bonita nisso: o amor não é apenas aquilo que conseguimos dizer sobre alguém. Às vezes, amor é aquilo que a pessoa consegue construir ao redor de nós para que possamos crescer.
Meu pai construiu.
Construiu possibilidades.
Construiu caminhos.
Construiu uma família que aprendeu a voltar para a mesma mesa.
E essa é uma das maiores heranças que um pai pode deixar.
Não uma casa.
Não um patrimônio.
Não aquilo que cabe em documento.
Mas um lugar para onde os filhos ainda sabem voltar.
Na minha família, esse lugar tem nome: domingo.
Domingo é o nosso dia.
Não porque alguém determinou.
Não porque existe uma obrigação.
Mas porque, em algum momento da nossa história, aprendemos que estar juntos era importante.
Uma vez por semana, a gente se reúne.
Almoça.
Conversa.
Ri.
Faz barulho.
Às vezes se irrita.
Depois ri de novo.
É uma bagunça muito nossa.
E a gente só percebe o valor de certos rituais quando entende que eles não nasceram sozinhos.
Existe uma coisa quase científica na repetição dos vínculos: aquilo que fazemos muitas vezes cria caminhos dentro de nós. O cérebro aprende por repetição, o corpo reconhece aquilo que se torna familiar, e a memória transforma pequenos gestos em sensação de pertencimento.
Mas meu pai provavelmente nunca precisou saber disso.
Ele simplesmente fez.
Criou em nós o hábito de estar perto.
E hoje, sem perceber, continuamos repetindo o amor que ele nos ensinou.
Talvez seja isso que significa deixar uma marca verdadeira em alguém.
Não fazer com que a pessoa se lembre de você.
Fazer com que ela carregue alguma coisa sua sem precisar pensar em você.
Meu pai está nos nossos domingos.
Está na mesa cheia.
Na comida compartilhada.
Na vontade de reunir todo mundo.
Na preocupação de ninguém ficar de fora.
Está na maneira como aprendemos que família não é apenas um sobrenome em comum, mas uma escolha repetida de permanecer.
E isso me faz pensar em uma coisa que talvez demore uma vida inteira para compreender:
a gente não educa apenas filhos. A gente educa futuros adultos para a vida que eles ainda não conhecem.
Meu pai fez isso comigo.
Ele me deu mais do que aquilo que podia comprar.
Ele tentou me levar a lugares que ele mesmo não tinha conhecido.
Abriu caminhos que não estavam necessariamente abertos para ele.
E existe uma grandeza em um homem desejar para os filhos aquilo que ele próprio não teve.
Porque amar um filho também é aceitar que ele vá mais longe.
Que verá coisas que você não viu.
Que aprenderá coisas que você não aprendeu.
Que ocupará lugares onde seus pés nunca chegaram.
E não sentir que isso diminui você.
Pelo contrário.
Uma das formas mais bonitas de vencer na vida é fazer alguém chegar onde você não conseguiu chegar.
Meu pai nunca precisou ser um homem extraordinário aos olhos do mundo.
Ele é um homem simples.
E essa é justamente a parte que mais admiro.
Porque aprendi com ele que valor não faz barulho.
Existem pessoas que precisam ser vistas para saberem que fizeram diferença.
Meu pai parece ter feito diferente.
Ele foi fazendo.
Um pouco hoje.
Outro pouco amanhã.
E quando percebemos, havia uma vida inteira construída ao redor daquilo que ele fez.
A Bíblia diz que uma árvore é conhecida pelos seus frutos.
Eu sou um deles.
E quando olho para a mulher que me tornei, encontro nele algumas das minhas raízes.
Não sou tudo o que ele me ensinou.
Também sou aquilo que aprendi depois, aquilo que questionei, aquilo que precisei descobrir sozinha.
Mas existe uma parte de mim que nasceu antes de eu ter consciência de mim mesma.
Uma espécie de chão.
Uma certeza de que amor também é presença.
De que cuidar é uma linguagem.
De que família não deve ser lembrada apenas nas fotografias.
De que quem ama não espera uma data no calendário para aparecer.
E talvez seja por isso que o Dia dos Pais nunca tenha sido suficiente para mim.
Porque meu pai não cabe em um domingo específico de agosto.
Ele está em todos os outros.
Está naquele almoço que ninguém marcou direito, mas todo mundo aparece.
Na mesa que vai ficando pequena.
Na gargalhada que atravessa a casa.
Na comida que acaba rápido demais.
Na conversa que não termina.
Na bagunça que, para qualquer outra pessoa, pareça apenas barulho.
Mas para nós é herança.
É o som de uma família que ainda se tem.
E, se um dia alguém me perguntar o que meu pai me deixou, talvez eu não fale primeiro das coisas que ele comprou ou dos lugares para onde tentou me levar.
Eu vou falar dos domingos.
Porque foi ali que ele me ensinou uma das coisas mais difíceis da vida:
que amar alguém também é criar motivos para que as pessoas continuem voltando umas para as outras.
E é isso que eu quero dizer a ele hoje.
Pai, talvez você nunca tenha percebido o tamanho das coisas que fez.
Talvez tenha achado que estava apenas trabalhando, cuidando, resolvendo, tentando dar o melhor.
Mas nós estávamos olhando.
Nós aprendemos.
E continuamos aprendendo.
Hoje, quando nossa família inteira se reúne porque estar junto parece indispensável, existe muito de você nessa mesa.
Quando a gente faz festa sem precisar de motivo, existe muito de você.
Quando alguém ajuda o outro sem precisar pedir, existe muito de você.
Quando a gente sabe que pode voltar, existe muito de você.
Você que passou a vida tentando nos dar o melhor.
E, sem perceber, nos deu uma coisa maior:
um lugar no mundo onde sabemos que pertencemos.
Isso não cabe em presente.
Não cabe em fotografia.
Não cabe em um único domingo.
Mas cabe perfeitamente em uma família que ainda se reúne.
E enquanto houver uma mesa cheia, uma música tocando, alguém rindo alto demais e um domingo esperando por nós, alguma parte sua continuará sendo celebrada.
Não pelo calendário.
Por nós.
E você, se pudesse agradecer hoje por uma coisa que alguém da sua família plantou em você sem nunca perceber, o que seria?
Thoughts
-
PermalinkEu chorei lendo isso. Porque meu pai fez o mesmo e nunca soube colocar em palavras.
-
PermalinkEssa frase sobre família ser uma escolha repetida me fez parar. Quantas pessoas a gente vê que têm sangue em comum mas não têm mesa nenhuma?
-
PermalinkDoze anos juntos e a gente tem uns rituais assim. Quando falta alguém naquele domingo eu sinto que quebrou alguma coisa.
-
PermalinkMeu avó foi assim também. Nunca entendi por que meu pai insistia em certas coisas quando eu era pequeno. Só quando tive filhos eu percebi que ele estava repetindo. A gente não educa apenas para agora, educa para gerações que vão levar a marca. E é exatamente isso que você está descrevendo.
-
PermalinkO que você descreveu sobre raízes e chão me fez pensar: nem sempre sabemos em que momento nossos pais deixam de ser referência e começam a ser alicerce. Ele está em você de jeitos que você nem questiona mais. Quando a gente vira adulto é que descobre quanto dele a gente carrega.
-
PermalinkEste texto diz algo que não se ouve muito: que o valor não se mede em horas ou esforço visível, mas em como nos moldou sem a gente dar conta. Isso é muito mais profundo do que qualquer livro de parenting consegue alcançar. E essa calma de não pedir nada de volta, só fazer... é raro demais.
-
PermalinkAquela parte sobre os domingos me pegou. A gente não percebe que está construindo um hábito até não conseguir mais sair dele, sabe?
-
PermalinkMeu pai também era assim. Homem de fazer, não de falar. Catorze dias embarcado por catorze em casa, e aquilo que ele deixava pronto era mais que discurso.
-
PermalinkEu iria agradecer a minha mãe por não ter desistido de mim do meu aprendizado.