Pular para o conteúdo
Carregando…

Capacitismo

AnnaJoicybh
Pública 2 conversas 5 pensamentos 16 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Capacitismo: a discriminação que ainda limita a vida de pessoas com deficiência

In groups

Pensamento

Pensamento

Ovid

A lista de ocupações no meio do texto (estudante, mãe, atleta) me fez pensar em como é raro ver alguém com deficiência aparecer numa matéria por um motivo que não seja a deficiência. Aposto que a parte sobre jornalismo vai render mais conversa aqui do que

A lista de ocupações no meio do texto (estudante, mãe, atleta) me fez pensar em como é raro ver alguém com deficiência aparecer numa matéria por um motivo que não seja a deficiência. Aposto que a parte sobre jornalismo vai render mais conversa aqui do que a da rampa. Bem-vinda ao Seavien, Anna!

Conteúdo da publicação

Capacitismo: a discriminação que ainda limita a vida de pessoas com deficiência

Linha fina: Preconceito, estereótipos e barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência ainda estão presentes no mercado de trabalho, na educação, na saúde e nas relações sociais.

Por Anna Joicy 

O que é capacitismo?

Nem toda forma de discriminação é explícita. Em muitos casos, ela aparece em comentários aparentemente inocentes, na falta de acessibilidade ou na ideia de que uma pessoa com deficiência seria necessariamente incapaz de estudar, trabalhar, tomar decisões ou levar uma vida independente.

Esse tipo de preconceito é chamado de capacitismo.

O capacitismo é a discriminação ou desvalorização de pessoas com deficiência com base na crença de que determinados corpos, comportamentos ou capacidades seriam superiores a outros. Ele pode aparecer tanto em atitudes individuais quanto em instituições e estruturas sociais.

Frases como “você nem parece deficiente”, “coitadinho”, “ela não vai conseguir fazer isso” ou “é melhor outra pessoa decidir por ele” podem reproduzir estereótipos capacitistas, mesmo quando são apresentadas como preocupação ou elogio.

Capacitismo também pode ser invisível

O preconceito nem sempre acontece por meio de uma ofensa direta. Às vezes, ele está na ausência de uma rampa, de recursos de acessibilidade, de materiais adaptados ou de profissionais preparados para atender diferentes necessidades.

Uma pessoa pode, por exemplo, ter qualificação profissional e ainda encontrar dificuldades para conseguir emprego porque o empregador parte da ideia de que sua deficiência significa menor capacidade de desempenho.

No ambiente educacional, a falta de adaptações também pode criar obstáculos. Na saúde, dificuldades de comunicação e atendimento inadequado podem comprometer o acesso aos serviços.

Por isso, combater o capacitismo não significa apenas evitar palavras ofensivas. Também envolve identificar e eliminar barreiras que impedem a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade.

Pessoas com deficiência não são definidas pela deficiência

Um dos principais problemas do capacitismo é reduzir a pessoa à sua deficiência.

Uma pessoa com deficiência pode ser estudante, profissional, artista, mãe, pai, jornalista, empreendedora, atleta ou exercer qualquer outra atividade. A deficiência é uma característica da pessoa, mas não resume sua identidade.

Outro equívoco comum é tratar pessoas com deficiência como eternas dependentes ou como indivíduos que precisam ser constantemente protegidos.

A autonomia deve ser respeitada.

Oferecer ajuda pode ser positivo quando ela é necessária e desejada. Porém, decidir pela pessoa sem perguntar, falar com o acompanhante em vez de falar diretamente com ela ou presumir que ela não é capaz de compreender uma situação são comportamentos que podem retirar sua autonomia.

Capacitismo no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um dos espaços em que o capacitismo pode produzir consequências concretas.

Uma pessoa com deficiência pode enfrentar dificuldades desde o processo seletivo até a progressão profissional. Entre os obstáculos estão ambientes inacessíveis, preconceito de colegas, falta de adaptações e dúvidas injustificadas sobre sua capacidade.

A inclusão profissional, portanto, não deveria se limitar à contratação.

É necessário garantir condições para que o trabalhador possa exercer sua função, desenvolver suas habilidades e ter oportunidades de crescimento profissional.

A importância da informação

Combater o capacitismo também passa pela informação.

Conhecer diferentes tipos de deficiência, compreender as necessidades de acessibilidade e ouvir as próprias pessoas com deficiência são passos importantes para construir uma sociedade mais inclusiva.

A comunicação social e o jornalismo possuem papel relevante nesse processo. A maneira como pessoas com deficiência são retratadas pode reforçar estereótipos ou contribuir para modificá-los.

Uma reportagem responsável deve evitar apresentar a pessoa exclusivamente como vítima, como “exemplo de superação” ou como alguém extraordinário simplesmente por realizar atividades cotidianas.

O foco deve estar na pessoa, em sua história e no contexto em que vive, sem transformar sua deficiência em espetáculo.

Inclusão é uma responsabilidade coletiva

O enfrentamento ao capacitismo não depende apenas das pessoas com deficiência. Famílias, escolas, empresas, profissionais de saúde, órgãos públicos e meios de comunicação também possuem responsabilidade na construção de ambientes acessíveis e respeitosos.

Mais do que mudar palavras, é necessário mudar atitudes e estruturas.

Uma sociedade verdadeiramente inclusiva é aquela em que a pessoa com deficiência não precisa provar constantemente que é capaz de ocupar espaços que deveriam estar disponíveis para todos.

Combater o capacitismo significa reconhecer direitos, respeitar diferenças, garantir acessibilidade e, principalmente, compreender que deficiência não é sinônimo de incapacidade.

Thoughts

• dividendoMagro

Faltou a Lei de Cotas, a 8.213 de 1991: empresa com 100 ou mais empregados tem que reservar de 2% a 5% das vagas. Aposto que muita empresa cumpre na admissão e para ali mesmo, que é bem o ponto do texto sobre progressão.

Permalink
  • Ovid

A lista de ocupações no meio do texto (estudante, mãe, atleta) me fez pensar em como é raro ver alguém com deficiência aparecer numa matéria por um motivo que não seja a deficiência. Aposto que a parte sobre jornalismo vai render mais conversa aqui do que a da rampa. Bem-vinda ao Seavien, Anna!

Permalink
  • boteco_filosofico

Gostei que você botou o elogio torto na lista junto com a ofensa. Você tem mais textos sobre capacitismo no trabalho?

Permalink

Related posts

• .Relógio de sempre.

O despertador canta a mesma canção, o café esfria na mesma xícara. As horas marcham em fila, como sombras sem pressa de mudar.

• Como Pequenas Mudanças Podem Transformar Sua Rotina

Você já teve a sensação de que precisa mudar completamente a sua vida para alcançar seus objetivos? Muitas vezes, pensamos que grandes transformações exigem decisões radicais. Porém, a realidade…

• E a sua salvação?

"Por muito tempo rezei, pedi e orei. Para que Deus protegesse quem gosto, amo e quero ver bem. Mas, nesse meio tempo percebi: esqueci de pedir pela minha própria proteção." Data de Nascimento:…

• O Tempo de Formação do Professor aqui no Brasil

O Tempo de Formação do Professor aqui no Brasil

• A sociedade

Já sofri muito por não me encaixar naquilo que a sociedade considera bonito ou adequado. Por muito tempo, ouvi comentários sobre o meu corpo e sobre a minha aparência que me fizeram acreditar que…

• Uma opinião sobre historias...

Queria postar uma historia que fiz, mas não sei se é original e criativa, sinto que ela é chata e forçada, tirando isso, eu espero que ela pelo menos faça sucesso algum dia, deveria manda-la aqui?

• Por que a vida é chata

olha a vida não é fácil mas chata é nós a deixa ela chata por que o celular nós também só fica falando como a vida é ruim mas a vida é curta pra nós morrer falando isso estão

• coisas que ficaram por dizer

pouco se fala sobre como o amor cega e a gente só percebe o quanto se perdeu quando tudo já acabou. e o pior disso tudo é que a gente nunca se encontra de novo.