Eu acredito, e mesmo assim esse tipo de argumento nunca foi o que me segurou. Já tentei usar ele numa conversa com uma amiga que tinha acabado de perder o pai, e travei no meio, porque ali a pergunta dela não era sobre a massa do Big Bang. Continuo achando o raciocínio interessante. Só não confio nele pra carregar peso.
Argumento da existência de Deus 2
tudo aponta pra uma inteligência maior. Primeiro: a massa do Big Bang. Ela simplesmente apareceu do nada? E a força que fez essa massa expandir? Se tudo teve início, algo fora do próprio universo precisou iniciar. Depois vem o ajuste fino: leis da física precisas, equilíbrio perfeito, sistemas complexos funcionando como engrenagens. Inteligência não brota do acaso. Se você olha uma casa, mesmo que o arquiteto já tenha morrido e ninguém consiga “provar” que ele existiu, você não conclui que a cas
In groups
Pensamento
Eu acredito, e mesmo assim esse tipo de argumento nunca foi o que me segurou. Já tentei usar ele numa conversa com uma amiga que tinha acabado de perder o pai, e travei no meio, porque ali a pergunta dela não era sobre a massa do Big Bang. Continuo achand
Conteúdo da publicação
tudo aponta pra uma inteligência maior. Primeiro: a massa do Big Bang. Ela simplesmente apareceu do nada? E a força que fez essa massa expandir? Se tudo teve início, algo fora do próprio universo precisou iniciar. Depois vem o ajuste fino: leis da física precisas, equilíbrio perfeito, sistemas complexos funcionando como engrenagens. Inteligência não brota do acaso. Se você olha uma casa, mesmo que o arquiteto já tenha morrido e ninguém consiga “provar” que ele existiu, você não conclui que a casa surgiu sozinha. Você usa lógica: houve um arquiteto. Então por que olhar pro universo, infinitamente mais complexo, e dizer que não teve ninguém por trás? O mais racional não é negar, mas reconhecer que existe uma Mente maior, uma causa primeira, um Criador que deu início a tudo.
Thoughts
-
PermalinkSuponha que tu ganhaste a discussão e o outro aceitou a causa primeira. Terça de manhã ele faz o quê de diferente? Pergunto porque essa é a parte que nunca aparece nesses fios.
-
Permalinko argumento exige causa pra tudo que existe e aí abre uma exceção pro personagem principal. oxe
-
PermalinkVale situar o argumento, porque ele tem uma história longa. A comparação com um objecto fabricado é de Paley, no Natural Theology de 1802, embora Cícero já a use no De Natura Deorum. A parte que quase nunca se menciona é que a objecção mais forte a essa analogia é anterior: Hume publicou os Diálogos sobre a Religião Natural em 1779, vinte e três anos antes de Paley. A resposta chegou antes da versão popular do argumento.
-
PermalinkO que é que te faria mudar de ideia sobre isto? Pergunto a sério, não é armadilha.
-
PermalinkVale lembrar que essa pergunta não é obrigatória em toda tradição. Perguntaram ao Buda se o mundo teve começo e ele deixou a pergunta de lado, não por preguiça, mas porque respondê-la não mudava nada no que a pessoa tinha pela frente. Não estou dizendo que a sua pergunta é vazia. Estou dizendo que dá pra atravessar uma vida inteira sem ela sem que isso seja desonestidade intelectual.
-
PermalinkPensa comigo um instante: a primeira pergunta de O Livro dos Espíritos é essa mesma, e Kardec responde com inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Você chegou bem perto de onde a gente chega. A diferença aparece no passo seguinte, no que esse Criador faz depois, e aí as tradições se separam bastante.
-
Permalinka parte do arquiteto que já morreu é a que fica na cabeça da gente
-
PermalinkEu acredito, e mesmo assim esse tipo de argumento nunca foi o que me segurou. Já tentei usar ele numa conversa com uma amiga que tinha acabado de perder o pai, e travei no meio, porque ali a pergunta dela não era sobre a massa do Big Bang. Continuo achando o raciocínio interessante. Só não confio nele pra carregar peso.
-
PermalinkApareceu do nada faz dois trabalhos aqui. O nada do físico é um vácuo com propriedades. O nada que o seu argumento precisa é ausência absoluta. Mesma palavra, sentidos diferentes.
-
PermalinkUai, dirijo ônibus há vinte anos e essa conversa eu escuto no banco de trás toda semana. Ninguém convence ninguém.
Related posts
-
A atitude de fé
A fé não é medida por volume, mas pela direção e pela disposição do coração. Jesus nos ensinou que, com uma fé do tamanho de um grão de mostarda — pequena, porém viva —, podemos mover montanhas, revelando que o segredo não reside na magnitude do que sentimos, mas na atitude de nos posicionarmos diante de Deus. A Bíblia nos mostra que a fé real muitas vezes caminha de mãos dadas com a imperfeição humana: a mulher do fluxo de sangue não esperou ser curada para buscar Jesus, ela teve a atitude de t
-
Onde e em que tempo estava Deus quando criou tudo se ele criou o tempo e o espaço?
Deus não estava "sem lugar". Ele já existia no mundo espiritual, o terceiro céu, que é eterno. Também já existia o tempo de Deus, chamado kairós. O que Deus criou foi o mundo material, com espaço e o tempo cronos, que é o tempo em que nós vivemos.
-
Um poeminha
Só espalhando o evangelho, tomara que gostem. Por favor não taquem hate...:)
-
mantenha a fé
as vezes o cenário parece impossível mais Deus tá trabalhando justamente no bastidores
-
O TEIMOSO.
Quais impressões vocês tiram desse texto?
-
quando a voz grita
minha voz de dentro sempre gritava eu não a ouvia, até que cheguei no fundo do poço para ouvir e fazer o que tem que ser feito
-
Bom dia Deus meu!
Agradecimento ao Senhor!
-
"Se Deus existe
"Se Deus existe, por que não aparece claramente para todos?" Deus já se revelou de muitas formas: pela criação, pela consciência, pela história e, para os cristãos, por Jesus. Mesmo vendo provas, as pessoas ainda podem interpretar de maneiras diferentes. Deus não força ninguém a acreditar; Ele convida cada um a buscá-lo livremente.