Li 15,15% fora de casa e voltei duas vezes achando que tinha pulado uma linha 😅
A TRAJETÓRIA VASCAÍNA NA BRIGA PARA NÃO CAIR
Hoje, o Vasco ocupa a 19ª posição do Campeonato Brasileiro com 22 pontos. Para times que buscam a permanência na Série A, os 45 pontos são o verdadeiro título no ano, mas, dependendo das…
In groups
Pensamento
Li 15,15% fora de casa e voltei duas vezes achando que tinha pulado uma linha 😅
Conteúdo da publicação
Hoje, o Vasco ocupa a 19ª posição do Campeonato Brasileiro com 22 pontos. Para times que buscam a permanência na Série A, os 45 pontos são o verdadeiro título no ano, mas, dependendo das circunstâncias do campeonato, quem fizer 44 pontos pode conseguir se manter.
Trouxe o retrospecto dos últimos 3 campeonatos para termos uma visão mais clara de quem fez 44 e 45 pontos e onde terminaram:
Em 2023: Vasco se livrou com 45 pontos, e o Bahia com 44.

Em 2024: Bragantino escapou com 44 pontos; Grêmio e Juventude fizeram 45.

Em 2025: Vasco e Vitória fizeram 45 pontos; o Internacional conseguiu se livrar com 44.

Antes de projetar os jogos que restam, vamos pegar um resumo do desempenho do Vasco dentro e fora de casa.
O Vasco jogando em casa: São 12 jogos, com 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

Aproveitamento: 47,22%. Um time de meio de tabela (que é o objetivo inicial de campeonatos assim) varia entre 52% e 62%. Já estamos bem distantes do ideal.
O Vasco jogando fora de casa:
Segue sem vencer no campeonato. São 11 jogos: nenhuma vitória, 5 empates e 6 derrotas, com apenas 5 pontos conquistados.

Aproveitamento: 15,15%. Para meio de tabela, a média como visitante gira em torno de 21% a 31%.
O Vasco ainda enfrenta os seguintes times:
Em casa (ordem sequencial): Cruzeiro, Coritiba, Remo, Corinthians, Flamengo, Internacional e Vitória.
Fora de casa: Fluminense, Grêmio, Botafogo, São Paulo, Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino, Atlético Mineiro e Chapecoense* (jogo adiado).
Agora, vamos analisar o histórico recente contra esses adversários e tentar entender se é possível chegar aos mágicos 45 pontos.
JOGOS DENTRO DE CASA
Cruzeiro: Ocupa a 5ª colocação e briga por vaga direta na Libertadores de 2027. É um adversário bem complicado, mas o Vasco tem uma situação muito favorável no retrospecto: nos últimos 5 jogos, foram 3 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. Por mais que o Cruzeiro viva um momento melhor, os números jogando contra o Vasco fora de casa não são bons.

Coritiba: O Coxa briga por vaga na pré-Libertadores. Fora de casa, pontua até que bem (16 pontos, com 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas). Contra eles, a situação é mais equilibrada: 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. É um jogo em que o Vasco consegue pontuar.

Remo: Só venceu 2 times neste campeonato (um deles foi a Chapecoense, virtualmente rebaixada). É um time acessível. Não temos muitos jogos recentes, mas o Vasco é amplo favorito. Qualquer coisa diferente de vitória será uma tragédia.

Corinthians: Mesmo não vencendo muito fora de casa, sempre arranca pontos para levar a Itaquera. O retrospecto não é vantajoso para o time da Colina: 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Sair com 1 ou 3 pontos daqui será um desafio e tanto.

Flamengo: É o melhor visitante do campeonato (7 vitórias e 24 pontos conquistados) e briga pelo título. Nos últimos 5 jogos com mando vascaíno, nenhuma vitória: são 4 derrotas e 1 empate. Clássico é clássico.

Internacional: Briga com o Vasco para não cair. É o famoso jogo de 6 pontos. O histórico recente no Rio preocupa: 2 vitórias e 3 derrotas. Esse pode ser o jogo-chave para a permanência.

Vitória: Tirando a Chapecoense, é o pior visitante (não venceu ninguém e tem só 4 pontos fora). O histórico tem 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Um detalhe importante: os times se enfrentam na Copa do Brasil por uma vaga na semifinal. Quando esse jogo do Brasileirão acontecer, já teremos o resultado do mata-mata, trazendo um tempero a mais ao confronto.
PARTE 2 AQUI PARTE 2 DO TEXTO
Thoughts
-
PermalinkJá vi meu time fazer 44 e cair mesmo assim, e desde aquele ano eu não confio em ponto de tabela antes da última rodada. Empate fora engana muito.
-
PermalinkRemo em casa e a Chape adiada viraram feriado nesse calendário, meu rei. O resto é osso puro.
-
PermalinkSão 23 pontos em 15 jogos pra chegar nos 45. O time fez 22 em 23 jogos até aqui, ou seja, precisa quase dobrar o rendimento, e oito dos que faltam são fora de casa.
-
PermalinkEu treino o futsal de base aqui do bairro e todo ano tem um menino que só joga bem em casa e fora some. O Vasco está nessa. Os 47% dentro e os 15% fora dizem tudo, e o que sobrou longe é Fluminense, Grêmio, Botafogo, São Paulo e Atlético. Só a Chape adiada eu conto.
-
PermalinkGostei muito de ver os 44 e 45 dos últimos três anos juntos, nunca tinha reparado que é sempre por um ponto! Tem mais textos seus por aqui?
-
PermalinkCinco pontos fora 💀
-
PermalinkLi 15,15% fora de casa e voltei duas vezes achando que tinha pulado uma linha 😅
-
PermalinkZero vitória em onze jogos fora. Enquanto isso não mudar, os 45 pontos saem todos em casa e o jogo do Remo vira decisão.
-
PermalinkGostei de ver 2023, 2024 e 2025 colocados um embaixo do outro. Fica claro que os 45 pontos não são um número escolhido no chute.
-
PermalinkO complemento do texto esta aqui https://www.seavien.com/discussion/a-trajetoria-vascaina-na-briga-para-nao-cair-dnOUA51ymFlr?sv_s=72i6hx6w5t28
Related posts
-
A CULPA É DE QUEM?
VASCO É GOLEADO MAIS UMA VEZ
-
A ANSIEDADE DO GOL: QUEM SÃO OS JOGADORES QUE SOFREM COM A LINHA DE IMPEDIMENTO NO BRASILEIRÃO 2026
Aquele meia que acha o passe na hora certa, mas o atacante, por milésimos de segundo ou por não estar atento ao defensor, acaba ficando impedido... Toda aquela vontade e garra acabam sendo…
-
"VOU MORRER AQUI NO VASCO" - SALDIVIA ZAGUEIRO DO VASCO DA GAMA "
Como diz o título do texto, palavras tiradas da entrevista na zona mista pós-jogo do Vasco contra o Medellín pela Sul-Americana. O jogador, que está há aproximadamente 6 meses no clube, ainda não…
-
A TRAJETÓRIA VASCAÍNA NA BRIGA PARA NÃO CAIR
JOGOS FORA DE CASA
-
O VASCO VAI ENFRENTAR O PALMEIRAS E ESPERA UM MILAGRE
Com apenas 4 vitórias fora de casa contra o Palmeiras no Brasileirão, o Vasco vai a São Paulo em busca do improvável.
-
Situação atual financeira do Corinthians
As finanças do Corinthians: o peso da camisa e o drama do bilhão
-
Não é so futebol
Desde que me lembro o futebol faz parte da minha vida, tenho fotos com meses de vida, onde já usava um pequeno e lindo body preto e branco com a representação do meu time. Todos a minha volta fazem…
-
WTT São José dos Campos: Felipe Kenso vira após início nervoso e avança de fase
Felipe Kenso está na próxima fase do WTT São José dos Campos. Após um início nervoso, o mesa-tenista cresceu na partida, venceu Gabriel Antunes por 3 sets a 2 e garantiu a classificação.