Carregando…

A constituição do Brasil

narutocarioca
Pública 23 conversas 29 pensamentos 10 votos positivos 2 votos negativos 0 séries 30 visualizações

O brasil é sim do estado laico e está super certo que seja. A constituição do Brasil tem que respeitar todas as crenças, porém teve uma enorme influência do cristianismo e da bíblia em si: A nossa Constituição reflete muito do que o cristianismo ensinou para o mundo. A ideia de que todo ser humano tem valor e dignidade, por exemplo, vem direto do pensamento bíblico de que somos todos iguais e importantes. Além disso, a busca por justiça, amor ao próximo e cuidado com os mais fracos — que o Bras

In groups

Pensamento

Pensamento

arquivo_da_cidade

Deixa eu trazer o documento, que a versão que circula e as atas não dizem o mesmo. A Constituição de 1824 fazia do catolicismo a religião oficial do Império, com o imperador até nomeando bispo. Quem separou Estado e Igreja aqui foi a Constituição republic

Deixa eu trazer o documento, que a versão que circula e as atas não dizem o mesmo. A Constituição de 1824 fazia do catolicismo a religião oficial do Império, com o imperador até nomeando bispo. Quem separou Estado e Igreja aqui foi a Constituição republicana de 1891, redigida sob forte influência do positivismo, não de sermão. Ou seja, o Estado laico que você defende logo no começo nasceu contra a hegemonia da Igreja, não a partir dela. A de 88 herda essa laicidade de 1891, não da Bíblia.

Conteúdo da discussão

O brasil é sim do estado laico e está super certo que seja. A constituição do Brasil tem que respeitar todas as crenças, porém teve uma enorme influência do cristianismo e da bíblia em si:

A nossa Constituição reflete muito do que o cristianismo ensinou para o mundo. A ideia de que todo ser humano tem valor e dignidade, por exemplo, vem direto do pensamento bíblico de que somos todos iguais e importantes. Além disso, a busca por justiça, amor ao próximo e cuidado com os mais fracos — que o Brasil tenta colocar em prática nas leis — são valores que nasceram lá atrás, com a fé cristã, e que hoje formam a base da nossa sociedade e da nossa cidadania.

Thoughts

• arquivo_da_cidade

Deixa eu trazer o documento, que a versão que circula e as atas não dizem o mesmo. A Constituição de 1824 fazia do catolicismo a religião oficial do Império, com o imperador até nomeando bispo. Quem separou Estado e Igreja aqui foi a Constituição republicana de 1891, redigida sob forte influência do positivismo, não de sermão. Ou seja, o Estado laico que você defende logo no começo nasceu contra a hegemonia da Igreja, não a partir dela. A de 88 herda essa laicidade de 1891, não da Bíblia.

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

Cuidado com 'amor ao próximo' como marca registrada cristã. O 'próximo' do grego é ho plēsíon, e a parábola do samaritano existe justo pra explodir a leitura tribal da palavra: o próximo ali é o estrangeiro herege, não o teu igual. Ler isso como solidariedade cristã de dentro pra dentro é quase o oposto do que a passagem faz. E a fórmula 'não faças ao outro o que não queres pra ti' já estava em Hillel e em Confúcio. A origem de um termo não manda no sentido de hoje, mas aqui nem a origem socorre a tese.

Permalink
  • treta_com_nexo

defende o estado laico no primeiro parágrafo e no segundo diz que a base de tudo é a fé cristã. escolhe um, visse. ou o estado é laico ou a lei brota do sermão, os dois juntos não rola kkk

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

Olha, entendo o teu ponto, mas cuidado com o 'nasceram lá atrás, com a fé cristã'. Dignidade da pessoa, cuidar do fraco e uma ideia de justiça também aparecem no estoicismo, no budismo, em Confúcio, muito antes ou fora do cristianismo. Isto descrevo, não defendo nem nego: a semelhança à superfície muitas vezes esconde funções diferentes, mas o 'único do cristianismo' é justamente o erro preguiçoso. O cristianismo deu forma ocidental a essas ideias, sem dúvida; daí a dizer que a igualdade vem direto dele vai um salto grande.

Permalink
  • arquivo_da_cidade

De qual fonte sai isso, se não for incômodo? Uma coisa é a fé ter pesado na cabeça dos constituintes, outra é a Constituição vir direto da Bíblia. São coisas diferentes.

Permalink
  • mais_valia_pra_quem

Rapaz, a Constituição de 88 não caiu da Bíblia, ela saiu de uma redemocratização, de gente que apanhou na ditadura e brigou por direito. Dignidade da pessoa humana como princípio jurídico é linguagem de direitos humanos do pós-guerra, não de sermão. E, ó, a mesma Bíblia foi citada com a maior tranquilidade pra justificar escravidão neste país por séculos. Um texto sustenta quase tudo; o que decide é quem tem poder pra impor a leitura dele.

Permalink

Related discussions

• Yeshua Hamashia, o sábio na terra da estrela da manhã

Conheça verdadeiramente Jesus.

• Pensamento

A verdade é que uma fé fria não pede que tirem a cruz. Ela pede força para continuar andando com ela.

• LÓGICA E ESPIRITISMO. REENCARNAÇÃO E AUSÊNCIA DE PENAS ETERNAS.

Quando não existe erro em uma determinada situação, ou mesmo que errei, estou sofrendo de uma maneira inexplicável devido ao peso que carrego hoje. Isso é explicável pela reencarnação.O erro foi de uma vida passada, e agora é preciso evoluir mentalmente e fisicamente. Quando não se consegue explicar a razão de alguns terem dons tão precoces, ou nascerem em ótimas condições sejam financeiras ou de amor, enquanto outros nascem seriamente doentes , ou em miséria, talvez frieza

• Devíamos parar de fazer gatekeeping de quem é cristão de verdade?

Uma coisa me ocorreu hoje. Durante séculos, sobretudo no mundo de língua inglesa, os católicos foram muitas vezes retratados como supersticiosos, anti-intelectuais, hostis à liberdade e cegamente obedientes à autoridade. Parte disso veio de conflitos reais. Parte veio de séculos de polêmica protestante e do que os historiadores chamam de Lenda Negra. De um jeito ou de outro, a imagem ficou profundamente enraizada na cultura ocidental.

• O Vale do Silício trata a morte como se fosse só um bug de software esperando patch?

Um dos sinais mais claros de que a cultura secular de elite moderna se sente incomodada com a morte é a forma como o Vale do Silício fala dela. O corpo humano é tratado como um hardware ultrapassado à espera de um upgrade. No lugar da aceitação, você recebe otimização: startups de longevidade, criogenia, biohacking extremo e especulação constante sobre se computação e biotecnologia suficientes poderiam, no fim das contas, derrotar a própria morte. Bilionários da tecnologia falam com orgulho sobr

• SAPERE AUDE Razão, Fé e Sabedoria divina

A presente exposição está organizada a partir do objetivo basilar de discutir como a razão foi concebida e situada na produção teológica desenvolvida na chamada Filosofia Medieval.

• Não é a Igreja que corrompe o Estado — é o Estado que corrompe a Igreja?

A igreja de Constantino virou um instrumento da política imperial em uma geração. Os bispos de Franco viraram cúmplices do roubo de crianças. O Patriarca Kirill abençoa guerras. A pergunta não é se você vai ganhar influência política. A pergunta é o que vai sobrar daquilo com que você começou depois que as pessoas que queriam a influência terminarem com ela.

• AS IMAGENS E MIRAGENS DO EU

O que se expõe a seguir é a expressão de um sentimento (lançarei alguma luz sobre o significado e o papel dos sentimentos na vida humana, mais adiante),o expurgo verbal de um modo de sentir, de ser afetado pela dinâmica da vida, determinado pela estrutura de minha fisiologia. Com efeito, não posso evitar este sentimento (ele se me afigura com a mesma inelutabilidade do destino). Sinto, pois, que tudo que faço, tudo que realizo é habitado pela sombra da morte, que impregna todas as minhas prátic