Carregando…

Vale mais publicar teu conto num site teu ou onde os leitores já estão?

forja_do_heroi
Pública 0 conversa 1 pensamento 11 votos positivos 1 voto negativo 0 série 88 visualizações

Um conto que ninguém lê não fracassou pela metade; ele não aconteceu. Teu site perfeito e vazio não fez trabalho nenhum.

In groups

Pensamento

Pensamento

guardo_uma_frase

Aquela parte do aedo que vai pro banquete em vez de esperar em Ítaca me pegou. Minha dúvida agora: quando é que você constrói o castelo?

Aquela parte do aedo que vai pro banquete em vez de esperar em Ítaca me pegou. Minha dúvida agora: quando é que você constrói o castelo?

Conteúdo da publicação

Um conto que ninguém lê não fracassou pela metade. Ele não aconteceu. A história é uma coisa que só termina no outro, na cabeça de quem leu, e enquanto isso não ocorre você tem um arquivo, não um conto. Digo isso porque vejo gente séria, gente que escreve bem, enterrar o próprio trabalho num site pessoal como quem guarda relíquia, e depois estranhar o silêncio.

Faço a conta simples. Você publica um conto no seu domínio, bonito, seu, com seu nome no rodapé. Quantas pessoas passam ali por semana? Três, cinco, o teu primo. O mesmo conto postado onde já existe uma plateia reunida, gente que chegou para ler ficção, encontra dezenas de olhos que não vieram por você e ficaram pela história. A diferença ali não é de qualidade. É de porta de entrada.

Sei o que essa ideia contraria. A gente foi criado para achar que o valor está na posse: o teu espaço, o teu controle, a tua marca. E há algo digno nisso, não vou fingir que não. Mas a ficção é velha o bastante para lembrar como sempre funcionou. O aedo não construía o próprio salão e esperava que Ítaca viesse bater na porta. Ele ia até onde os homens já estavam reunidos, no banquete, na praça, e ali cantava. A história viajava na boca dos outros porque começava onde os outros já se juntavam.

O contra-argumento mais forte é o da dependência. Publicar na casa alheia é ficar sujeito às regras dela, ao algoritmo, ao dia em que a plataforma fecha. É verdade e não é pouco. Mas um conto lido na casa dos outros entrou em alguém; um conto intocado no teu castelo não entrou em ninguém. A plataforma pode cair amanhã, e ainda assim aquela leitura já foi feita, já cumpriu o que devia. O teu site perfeito e vazio não fez trabalho nenhum.

Então decide o que você quer. Se é o troféu do domínio próprio, guarda o conto lá e admira. Se é leitor, um leitor que fecha a aba pensando na tua história, leva o conto para onde a plateia já respira. Hoje, para ficção, distribuição vale mais que posse. A casa a gente constrói depois, quando já tem quem venha visitar.

Thoughts

• guardo_uma_frase

Permalink

Related discussions

• A carta ✉️

Uma história de reviravoltas se você acha que vai acontecer uma coisa e acontece outra o mundo não é um conto de fada ele pode ser cruel e também pode ser doce

• Sob as noites esteladas e o canto da águia.

Falamos sobre amor toda noite, mas sempre ficamos distantes nesse quesito. Talvez nós amaremos de forma genuína quando as estrelas se alinharem. Você é complexa, não maleável, e tão difícil de tocá-la como um violino. Apesar de tudo, não quero machucá-la. Espero o grito da águia sob o céu durante uma noite estrelada, para que possamos nos amar. Talvez essa noite aconteca, as estrelas estão alinhadas e a lua está brilhando como um cristal, mas lembre-se, apenas no canto da águia sob as estrelas n

• # Capítulo 3 — Entre Olhares e Coincidências

O silêncio era tão grande que dava pra ouvir o relógio na parede

• A Catedral Erguida das Cinzas

A Catedral Erguida das Cinzas

• O homem da noite.

Castanho era a cor dos olhos da pessoa que eu amei. Dourada era sua pele, como se estivesse surfando na praia. Seu cabelo era tão macio quanto seda. Passava horas da noite acordado, só te observando. Você tinha um cheiro diferente, apaixonante. Eu mal conseguia evitar a ansiedade, o frio na barriga, as pupilas dilatadas quando estava com você. Você foi minha primeira paixão: aventureiro, sagaz, um homem da noite. Apesar de tentarmos, falhamos. Um caminho sem volta, uma perda que di

• Pincel na tela

Quando você não sabe o que fazer...

• Um amor falecido.

Por onde você está? Talvez ao lado oeste do país, em uma civilização desconhecida numa floresta? Foi o amor da minha vida por anos. Mas, cadê você? Talvez atravessou o oceano, talvez em Atlântida. Essa ânsia me deixa em conflito em saber se você ao menos está vivo faz minha noite ser um tormento. Sinto como se "monstros da angústia" estivessem me sugando lentamente. Me sinto preso a um amor que "faleceu" e ainda fadado a conviver com esse sentimento diariamente. Achei que a vida fosse "doce" com

• Cego sob a madrugada. Cego pelas luzes da noite. Estou sozinho nessa vasta cidade, à procura do meu "eu". Consigo ouvir batidas distantes, mas a cidade está abandona.

Cego sob a madrugada. Cego pelas luzes da noite. Estou sozinho nessa vasta cidade, à procura do meu "eu". Consigo ouvir batidas distantes, mas a cidade está abandonada, não há nenhum ser para julgar minha alma atormentada neste momento. Vago durante noites, evito o sol. A cidade ainda está fria e sem habitantes, me perco nas luzes da madrugada, me sinto cego e vazio. Sempre em busca da minha versão sombria. Aqui não há julgadores, apenas pecadores. Me sinto como uma fera selvagem, onde posso da