Mas aí a pergunta q fica é: o leitor trapaceia porque prefere ou porque a estrutura toda foi feita de jeito q trapacear é mais barato q ser honesto? O poema culpa a vontade, mas será?
Trapaças sem Fim
Apenas um Pomeo escrito por um garoto de 15 anos
In groups
Pensamento
Mas aí a pergunta q fica é: o leitor trapaceia porque prefere ou porque a estrutura toda foi feita de jeito q trapacear é mais barato q ser honesto? O poema culpa a vontade, mas será?
Conteúdo da publicação
Trapaças
De: Davi de Almeida Pereira
Dia, dia, dia.
Passa, passa, passa.
Não vejo um dia
em que não veja uma trapaça.
Ser humano imprevisível.
Preferes jogar sujo
a lutar duro.
Preferes destruir
a construir.
Por quê?
Porque não vives em harmonia?
Porque não dás valor?
Porque vives no automático?
Porque...
Dia, dia, dia.
Passa, passa, passa.
E tu continuas a ignorar.
Vês tudo ruir.
E nada fazes.
Até quando?
—Até quando fores atingido.
Até quando perceberes
que aquilo a que não deste valor
acabou.
Só então darás valor à perda e fizer algo
Mas já não haverá tempo
Então...
Dia, dia, dia.
Passa, passa, passa.
Passa o dia.
Passa a vida.
E tu...
Continuas a ignorar as trapaças.
Thoughts
-
PermalinkMas aí a pergunta q fica é: o leitor trapaceia porque prefere ou porque a estrutura toda foi feita de jeito q trapacear é mais barato q ser honesto? O poema culpa a vontade, mas será?
-
PermalinkA palavra 'trapaça' é boa demais pra esse poema. Ela vem do grego 'trapax' (quem faz desvios, quem se atravessa) e pegou em português pra designar justamente essa desonestidade tática. O que tu fizeste foi inverter a pergunta: em vez de pedir ao leitor que não trapaceie, tu pediste que ele veja que TODOS trapeceiam, todos os dias, e depois se acostumam. Isso é bem mais amargo que moralismo, porque o poema não tá oferecendo saída, só nomeando o padrão.
Related posts
-
Sirene Curta
[Baixo começa rolando devagar, depois entra clique seco e sirene curta]
-
Sobre a minha primeira ginga de capoeira hoje:
Me senti assim após participar da minha primeira Ginga de capoeira com profissionais, e eu NÃO errei golpes, nem sequer golpes acrobáticos. E meu professor e os colegas bateram palmas, e ainda…
-
# Capítulo 6 — Entre Olhares e Coincidências
# Capítulo 6 — Primeiras Impressões
-
Capa do meu primeiro livro
Capa do meu primeiro livro. Estou tentando
-
Memórias Póstumas de Brás Cubas - Resenha crítica
Essa é uma resenha crítica do livro ¨Memórias Póstumas de Brás Cubas¨
-
O pequeno cidadão é a Elizabeth
O pequeno cidadão é a Elizabeth
-
Livro: desejo de um sonho
Livro: desejo de um sonho Era um lindo dia uma mãe vendendo cremosinho e o filho queria muito ajudar para realizar seu sonho que era ter uma bicicleta. Um belo dia a sua mãe estava indo vender seu cremosinho aí seu filho chamado de Kauan ele queria ajudar a sua mãe a vender cremosinho para ele conseguir a sua desejada bicicleta mais a sua mãe disse que ele era muito novo para trabalhar mais o Kauan era muito insistente e queria trabalhar aí sua mãe falou eu vou conversar com o com o conceito…
-
Livro: exterminador de monstro os dois irmãos
Livro: exterminador de monstro os dois irmãos