Quando a vida não oferece respostas: niilismo, absurdo e a construção do sentido
Poucas perguntas acompanham o ser humano com tanta persistência quanto esta: “qual é o sentido da vida?”. Durante séculos, religiões, sistemas filosóficos e tradições culturais ofereceram respostas relativamente estáveis. A modernidade, porém, enfraqueceu muitas dessas certezas. Para alguns indivíduos, aquilo que antes parecia possuir uma finalidade objetiva passou a parecer contingente, transitório e até insignificante.
É nesse terreno que aparecem o niilismo e a filosofia do absurdo.
O problema começa quando se confunde a ausência de um sentido universal com a impossibilidade de qualquer sentido.
Dizer que o universo talvez não tenha sido criado com uma finalidade determinada não implica que amar alguém, construir uma família, aprender, ensinar, produzir uma obra, servir uma comunidade ou superar uma dificuldade sejam experiências destituídas de valor. Existe uma diferença fundamental entre afirmar que “não encontrei um significado escrito no universo” e concluir que “nada pode ter significado”.
É justamente nesse intervalo que a filosofia pode oferecer uma saída.
Camus e o confronto com o absurdo
Em O Mito de Sísifo, publicado em 1942, Albert Camus parte de uma pergunta radical: se a existência não possui um sentido último demonstrável, por que continuar vivendo?
Para Camus, surge o absurdo quando duas coisas se encontram: de um lado, o ser humano deseja ordem, explicação, finalidade e coerência; do outro, encontra um universo que não fornece respostas definitivas.
O absurdo não está simplesmente no homem nem simplesmente no mundo. Ele nasce do confronto entre os dois.
Camus rejeita duas formas de escapar dessa condição.
A primeira seria o suicídio físico.
A segunda seria aquilo que ele chama de “suicídio filosófico”: abandonar a lucidez diante do absurdo e realizar um salto para alguma explicação absoluta apenas porque não suportamos permanecer diante da incerteza.
É por isso que Camus discute pensadores como Søren Kierkegaard, Lev Chestov e, de maneira diferente, Edmund Husserl.
Sua resposta é mais difícil.
Não fugir.
Continuar consciente da ausência de uma resposta definitiva e, mesmo assim, viver intensamente.
Daí nasce uma das ideias fundamentais do pensamento camusiano: a revolta.
Revoltar-se, para Camus, significa continuar vivendo sem exigir do universo uma justificativa final para a própria existência.
Em outras palavras:
“Não sei se existe um sentido último. Ainda assim, escolho viver.”
Essa posição transforma radicalmente o problema.
A falta de um sentido preexistente deixa de ser necessariamente uma condenação e passa também a representar liberdade.
Nietzsche: depois da morte das antigas certezas
Décadas antes de Camus, Friedrich Nietzsche havia diagnosticado uma crise semelhante.
Sua famosa declaração de que “Deus está morto”, apresentada sobretudo em A Gaia Ciência e retomada em Assim Falou Zaratustra, não deve ser compreendida simplesmente como uma provocação religiosa.
Nietzsche descrevia o colapso das estruturas culturais que durante séculos forneceram à civilização europeia seus valores absolutos.
O problema seria o que aconteceria depois.
Se os valores tradicionais perdessem sua autoridade, o ser humano poderia concluir:
“Então nada vale a pena.”
Esse seria um dos caminhos para o niilismo.
Mas Nietzsche não pretendia permanecer aí.
Sua filosofia procura justamente a superação do niilismo mediante a criação e a reavaliação dos valores.
Se não existe uma tabela de valores eternamente escrita fora de nós, surge a responsabilidade de participar ativamente da construção daquilo que consideramos valioso.
Essa é uma distinção decisiva.
O niilismo pode dizer:
“Nada possui sentido.”
Nietzsche permite uma resposta diferente:
“Não existe necessariamente um sentido previamente dado; portanto, precisamos ser capazes de criar valores.”
A segunda afirmação é muito mais exigente.
Ela transforma liberdade em responsabilidade.
Sartre e a responsabilidade de escolher
Jean-Paul Sartre radicalizaria esse raciocínio no existencialismo.
Para Sartre, “a existência precede a essência”.
Um objeto, como uma ferramenta, é produzido segundo uma finalidade previamente determinada. O ser humano, segundo a concepção existencialista de Sartre, aparece primeiro no mundo e somente posteriormente constrói aquilo que será.
Não recebemos uma identidade completamente pronta.
Somos continuamente definidos por nossas escolhas.
Isso significa que a ausência de um destino predefinido não conduz necessariamente ao desespero.
Pode conduzir à liberdade.
Mas Sartre adverte que essa liberdade possui um preço: responsabilidade.
Não podemos esperar indefinidamente que outra pessoa, uma instituição ou o próprio universo nos informe quem devemos ser.
Cada escolha participa da construção dessa resposta.
Viktor Frankl: o sentido também pode ser descoberto
Existe ainda uma perspectiva diferente e complementar.
Viktor Frankl, psiquiatra e fundador da logoterapia, escreveu extensamente sobre a busca humana por significado, especialmente em Em Busca de Sentido.
Frankl não dizia simplesmente que cada pessoa deveria inventar arbitrariamente um propósito.
Para ele, frequentemente o sentido é encontrado na relação concreta com a realidade.
Ele pode aparecer no trabalho que realizamos, na pessoa que amamos, na responsabilidade assumida ou até na maneira como respondemos a um sofrimento inevitável.
Essa posição introduz algo importante.
Talvez a pergunta “qual é o sentido da minha vida?” seja grande demais.
Em determinados momentos, uma pergunta mais produtiva seria:
“O que esta situação exige de mim?”
Frankl inverte a perspectiva.
Em vez de permanecer perguntando à vida o que ela deveria nos oferecer, devemos perceber que a própria vida continuamente nos apresenta situações às quais precisamos responder.
Essa resposta ocorre por meio de nossas ações.
O perigo do niilismo passivo
Existe uma diferença entre reconhecer intelectualmente a falta de certezas absolutas e utilizar essa conclusão como justificativa para abandonar a participação na própria existência.
É possível transformar uma percepção filosófica legítima — “talvez não exista um sentido universal objetivamente demonstrável” — em uma conclusão muito mais ampla e injustificada:
“Então nada importa.”
A segunda afirmação não decorre logicamente da primeira.
O fato de algo ser temporário não significa que seja irrelevante.
Uma música termina, mas isso não significa que não valeu a pena ouvi-la.
Uma competição termina.
Uma amizade pode terminar.
Uma carreira termina.
A própria vida termina.
Nada disso demonstra que essas experiências sejam desprovidas de valor enquanto acontecem.
Talvez uma das distorções modernas do niilismo seja justamente confundir permanência com importância.
Algo não precisa durar eternamente para possuir significado.
Sísifo e uma imagem extraordinária da condição humana
Camus encerra O Mito de Sísifo recorrendo ao personagem da mitologia grega condenado pelos deuses a empurrar eternamente uma pedra até o topo de uma montanha, apenas para vê-la cair novamente.
À primeira vista, existe poucas imagens mais desesperadoras.
Todo esforço parece inútil.
Mas Camus muda nossa perspectiva.
O momento decisivo ocorre quando Sísifo desce novamente a montanha consciente de sua condição.
Os deuses podem controlar sua condenação, mas não necessariamente sua consciência.
É por isso que Camus termina sua reflexão afirmando que devemos imaginar Sísifo feliz.
Não porque sua tarefa tenha adquirido magicamente um significado cósmico.
Mas porque ele continua sendo sujeito de sua própria experiência.
Essa ideia possui uma força enorme.
Talvez não tenhamos controle sobre o fato de existir, sobre a morte, sobre determinadas perdas ou sobre grande parte das circunstâncias que encontramos.
Mas ainda existe um território profundamente humano: a maneira como respondemos.
Uma possível conclusão: o sentido não precisa vir antes da vida
Talvez um dos nossos erros seja esperar descobrir primeiro um grande propósito para somente depois começar a viver.
Pode acontecer exatamente o contrário.
O significado pode surgir depois da ação.
Primeiro treinamos.
Primeiro estudamos.
Primeiro cuidamos de alguém.
Primeiro construímos alguma coisa.
Primeiro atravessamos um período difícil.
Somente posteriormente percebemos o significado que aquilo adquiriu.
Por isso, uma saída madura para o niilismo não precisa ser inventar artificialmente uma crença reconfortante nem fingir que possuímos respostas que não temos.
Podemos admitir a incerteza.
Camus oferece a lucidez e a revolta.
Nietzsche oferece a criação de valores.
Sartre oferece a responsabilidade pela escolha.
Frankl oferece a descoberta de significado através da responsabilidade e da relação com o mundo.
Essas perspectivas convergem em uma conclusão poderosa:
A vida não precisa possuir um significado universal previamente escrito para que uma existência particular seja significativa.
Talvez a melhor resposta ao niilismo não seja provar que o universo se importa conosco.
Talvez seja compreender que nós somos capazes de nos importar.
Com pessoas.
Com projetos.
Com conhecimento.
Com princípios.
Com aquilo que construímos.
E até com quem decidimos nos tornar.
Nesse sentido, uma vida significativa não é necessariamente aquela que encontrou uma resposta definitiva para a existência.
Pode ser aquela que permaneceu intelectualmente aberta, aceitou a incerteza e continuou escolhendo, criando, aprendendo e assumindo responsabilidades.
A resposta ao absurdo não seria, portanto, encontrar uma explicação capaz de eliminar o vazio.
Seria construir uma existência suficientemente rica para que o vazio não tenha a última palavra.
Referências filosóficas principais para aprofundar: Albert Camus, O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); Friedrich Nietzsche, A Gaia Ciência (1882/1887), Assim Falou Zaratustra (1883–1885) e Genealogia da Moral (1887); Jean-Paul Sartre, O Existencialismo é um Humanismo (1946) e O Ser e o Nada (1943); Viktor Frankl, Em Busca de Sentido (1946); Søren Kierkegaard, O Desespero Humano / A Doença para a Morte (1849) e Temor e Tremor (1843).