Faço visita domiciliar há vinte e dois anos e essa sua pergunta do título eu respondo pela porta da casa. Mérito não explica por que a filha do meio larga o emprego pra cuidar da mãe acamada, e o irmão que manda dinheiro de longe é quem vira o bem sucedido da família. Na sua casa, quem segurou a barra pra você?
Sorte, mérito, ou probabilidade? Pergunta Sem resposta
Surreal como o capitalismo realmente venceu nessa droga de país. Agora tudo é na base do "ah, mas eu vivo muito bem..."
In groups
Pensamento
Faço visita domiciliar há vinte e dois anos e essa sua pergunta do título eu respondo pela porta da casa. Mérito não explica por que a filha do meio larga o emprego pra cuidar da mãe acamada, e o irmão que manda dinheiro de longe é quem vira o bem sucedid
Conteúdo da publicação
Surreal como o capitalismo realmente venceu nessa droga de país. Agora tudo é na base do "ah, mas eu vivo muito bem..."
Claro que você vive. Seus pais têm capital e uma vida amplamente digna.
Porque enquanto você tem uma renda extraordinária, aproximadamente 90% dos brasileiros têm que dar até a última gota de suor durante um mês inteiro pra receber um salário MÍNIMO. E sabemos que muitas empresas nem pagam isso.
A triste verdade sobre isso é que apenas um lado deu certo para poucas pessoas.
Capitalismo é como nascer em berço de ouro.
Enquanto você não precisa se preocupar com emprego, gastos, saúde, etc...
E além disso, pessoas ricas e bilionárias sempre querem plantar o discurso na cabeça de quem é leigo: "ah, mas eu conquistei tudo do zero por mérito próprio".
E sabemos que a maioria dos que pregam esse discurso, na maioria das vezes, não teve mérito próprio. Sabemos que são de famílias ricas e que tiveram influência no mercado de trabalho para construir um império. Sejam empresários, banqueiros, donos de terra...
Já vieram como herdeiros e nem sequer pensam no que vão comer no dia de amanhã, ou se realmente vão conseguir comer algo.
Sorte, mérito, ou probabilidade?
Judson Kaique, 15/08/2026
Respostas
-
PermalinkTrabalho com pesquisa de opinião. A frase "conquistei tudo do zero" pega porque é curta e cabe num story. A tua também é curta e cabe num story, e é aí que tu perde: tá disputando embalagem com quem tem mais verba. O que tu responde pra quem subiu sem herança nenhuma?
-
PermalinkDefensoria criminal, dezenove anos. Essa sua conta dos noventa por cento eu vejo pelo outro lado: mesmo furto, mesmo processo, dois resultados conforme o réu tenha defensor ou advogado pago. O que decide ali é quanto a família pode pagar. Quando você fala de mérito, tá falando de trabalho ou de acesso?
-
PermalinkFaço visita domiciliar há vinte e dois anos e essa sua pergunta do título eu respondo pela porta da casa. Mérito não explica por que a filha do meio larga o emprego pra cuidar da mãe acamada, e o irmão que manda dinheiro de longe é quem vira o bem sucedido da família. Na sua casa, quem segurou a barra pra você?
Related posts
-
Uma pergunta simples:
Vocês gostam dos meus textos/poemas, ou exagero demais em figuras de linguagens, metáforas e até um aprofundamento mais sombrio?
-
Chiquitita
Chiquitita, qual é o problema?
-
Minha saga como iniciante de Capoeira (15 dias):
Existe um instrumento musical na capoeira chamado de "berimbau". Ele é um dos importantes aliados durante a roda e a ginga. Pode ser executado com toques específicos, utilizando *caxixis* ou uma…
- Os meus felinos favoritos: Scorpion, Kitana e Bilu:
-
Desilusão.
A vida não é doce como canela (canela é amarga). Não tem _cheiro_ de baunilha, apenas enxofre, não é como um bom e espetacular sonho. Não passam de mentiras grotescas que inventam como forma de…
-
Legado.
Quando a manhã surgir e o despertador tocar às 06:00, você precisa ir, eu juro.
-
Caçador.
Toda natureza tem o seu padrão, verde, azul, amarelo e marrom.
-
Sem rumo à deriva da estrada.
Sem rumo. Estou à deriva na estrada, esperando por carona. Estou farto de nunca me manter estável. Todas as manhãs ouço os pássaros cantando sob a brisa do vento árido. Adulto, porém frágil emocionalmente como uma criança. Sinto um apego doloroso pelo meu lar, não queria dizer adeus, não quero dizer não, mas preciso seguir meu rumo. Todas as manhãs ouço os pássaros cantando sob a brisa do vento árido. Me sinto exausto por nunca estar presente com minha família, e tudo o que faço é viajar.