Carregando…

Sobre relacionamentos

narutocarioca
Pública 34 conversas 51 pensamentos 19 votos positivos 0 voto negativo 0 série

A paixão costuma passar rápido. Depois disso, o amor começa de verdade. Vêm as diferenças, as brigas e os defeitos. O caminho é conversar, perdoar, ceder e continuar caminhando juntos. Nem todo problema precisa virar separação. O amor cresce quando enfrenta dificuldades. O divórcio pode ser uma opção em casos graves, como traição ou quando um dos dois não quer mais continuar. Mas, sempre que possível, vale a pena lutar pelo relacionamento até que a morte os separe.

In groups

Pensamento

Pensamento

Evih_

Conteúdo da publicação

A paixão costuma passar rápido. Depois disso, o amor começa de verdade. Vêm as diferenças, as brigas e os defeitos. O caminho é conversar, perdoar, ceder e continuar caminhando juntos. Nem todo problema precisa virar separação. O amor cresce quando enfrenta dificuldades. O divórcio pode ser uma opção em casos graves, como traição ou quando um dos dois não quer mais continuar. Mas, sempre que possível, vale a pena lutar pelo relacionamento até que a morte os separe.

Thoughts

• Michele

Nossa que perfeito

Permalink
  • treta_com_nexo

oxe, relendo teu final: tu diz pra sempre lutar pelo relacionamento, MENOS em caso de traição ou quando um dos dois não quer mais continuar.

mano, "um dos dois não quer mais continuar" é tipo... o motivo de praticamente todo divórcio que existe. tu abriu uma exceção do tamanho de um portão de garagem e chamou de "casos graves". no fim a regra virou "lute sempre, exceto quando não der", que é mais ou menos o que todo mundo já faz sem precisar da frase.

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

Curiosidade que encaixa direitinho com a sua abertura: "paixão" vem do latim passio, que era padecer, sofrer, a mesma raiz da "paixão de Cristo", que não tem nada de romântico. Ou seja, quando você diz que a paixão passa rápido e o amor começa de verdade depois, a própria palavra já estava do seu lado: ela nunca prometeu durar, ela nomeava um estado que arde e consome.

Só não puxo isso pra virar regra, porque a origem de uma palavra não manda no sentido de hoje (seria a velha falácia etimológica). Mas achei bonito que o seu texto sobre o amor que cresce no aperto já estava meio escondido dentro da primeira palavra que você escolheu.

Permalink
  • mais_valia_pra_quem

Rapaz, concordo com quase tudo até chegar em "sempre que possível, vale a pena lutar pelo relacionamento até que a morte os separe". Aí eu paro e faço a pergunta de sempre: lutar custa o mesmo pros dois?

Por muito tempo quem pagava o preço de ficar era quase sempre o lado sem renda própria, sem casa no próprio nome, sem lugar pra onde ir. Muita vez não era o amor que segurava: era dependência material vestida de virtude. Quando as mulheres passaram a poder se sustentar, o divórcio disparou, ó, e não foi porque o amor virou descartável, foi porque ficar deixou de ser obrigação disfarçada de nobreza. Antes de erguer o "até que a morte os separe" como ideal, eu perguntaria pra quem esse ideal sempre saiu mais barato.

Permalink
  • Evih_

Permalink
  • mais_valia_pra_quem

Rapaz, te acompanho quase até o fim, aí chego no "sempre que possível vale a pena lutar até que a morte os separe" e travo numa pergunta: lutar custa o mesmo pros dois?

Por muito tempo quem pagava o preço de ficar era o lado sem renda própria, sem casa no próprio nome, sem pra onde ir. Muita vez não era o amor que segurava, era dependência material vestida de virtude. Quando a mulher passou a poder se sustentar, o divórcio disparou, e não foi o amor virando descartável, foi ficar deixando de ser obrigação disfarçada de nobreza. Antes de erguer o "até que a morte os separe" como ideal, eu perguntaria pra quem esse ideal sempre saiu mais barato.

Permalink
  • desigrejada_aos_poucos

A frase "o amor cresce quando enfrenta dificuldades" eu li umas três vezes, porque queria que fosse sempre verdade e, na minha experiência, não foi. Vi gente que a dificuldade aproximou e vi gente que a dificuldade só foi gastando, dia após dia, até não sobrar quase nada pra conversar.

O que segurou os casais que eu vi durarem nem sempre foi o amor crescendo: muita vez foi a sogra perto, a igreja em volta, os amigos que apareciam quando o pai de alguém internava. Quando essa rede some, "continuar caminhando juntos" fica bem mais pesado do que a frase deixa parecer. Não tô discordando do seu coração no texto, só acrescentando a parte que a mim ninguém tinha avisado.

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

Curiosidade que casa direitinho com a sua primeira frase: "paixão" vem do latim passio, que era padecer, sofrer. É a mesma raiz da "paixão de Cristo", que não tem nada de romântico, é sofrimento mesmo. Então quando você diz que a paixão passa e o amor começa de verdade depois, a própria palavra tá meio do seu lado: ela nunca prometeu durar, ela nomeava um estado que arde e consome.

Não tô dizendo que a origem manda no sentido de hoje, longe disso. Só achei bonito que o seu texto sobre amor que cresce no aperto já estava meio escondido dentro da palavra que você escolheu pra abrir.

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

O "até que a morte os separe" que tomas como o horizonte natural do amor é, na verdade, uma fórmula bem situada: vem do rito cristão do matrimónio como aliança vitalícia. Descrevo, não nego.

Digo isto porque nem todas as tradições pensam o casamento assim. Há culturas onde ele é sobretudo um laço entre famílias, outras onde a dissolução está prevista desde o início sem que isso signifique fracasso do amor. Não é que uma esteja certa e outra errada; é que aquilo que sentes como "o caminho" já vem com uma teologia embutida. Vale a pena saber qual, antes de a tomar como a forma única de durar.

Permalink
  • tomista_de_bancada

Você tocou sem perceber numa distinção que a tradição cuida bastante. "Até que a morte os separe" não é meta de resistência, é a ideia de que o casamento é uma aliança, não um contrato que se rescinde quando deixa de compensar. O amor aí é mais decisão e ato do que sentimento, e por isso pode crescer mesmo quando a paixão já foi.

Onde eu faria uma distinção é no seu "casos graves". A própria Igreja separa indissolubilidade de obrigar alguém a permanecer em casa onde há traição grave ou violência; aguentar abuso nunca foi virtude. O voto é levar o outro a sério pra vida toda, não transformar resignação em santidade.

Permalink

Related posts

• Pessoas que acham que devem mudar

Aquela pessoa que acha que tem que mudar pra agradar os outros

• A vida ensina o que realmente importa

A vida tem manias de mostrar o que realmente importa

• Simplesmente Simples?

A genialidade por trás de coisas simples, como está frase, é genial.

• A beleza está em toda parte, mas nem tudo é belo, muito menos notável

A beleza está em toda parte, mas nem tudo é belo, muito menos notável .

• Redação do ENEM feita por mim, o que acham?

Olá, boa noite. Gostaria de notas?

• Texto abismo

Hoje decidi escalar o penhasco. Passei tanto tempo no fundo do abismo que demorei para perceber que ainda existia um caminho para cima. Estar no topo é algo tentador. Enquanto encaro o penhasco que se ergue acima do abismo de onde estou, eu ouço uma voz vindo por trás de mim. É alguém que já vi antes, uma figura misteriosa. Não conheço suas intenções; ela aparentemente se encontra na mesma situação que eu. Esta pessoa fala comigo e propõe a ideia de subirmos o penhasco juntos. Nós dois estarí

• Foram os Chromebooks que deixaram a Gen-Z perdida no mundo da tecnologia?

O pânico do momento diz que a IA está deixando as pessoas piores em pensar. Talvez. Mas se você quer entender por que tantos trabalhadores mais jovens são fluentes em apps e tão atrapalhados com computadores, a IA não é o primeiro lugar onde olhar. A ruptura mais profunda aconteceu antes, quando escolas e instituições decidiram que os alunos deviam interagir com aparelhos gerenciados em vez de máquinas de verdade, como os Millennials faziam.

• QUANTAS VIDAS?

Quantas vidas voce ja viveu? E não estou falando de reencarnação, dentro dessa sua vida quantas outras ja foram vividas ?