Carregando…

Qual seria a primeira frase de um livro que faria você continuar lendo? Pergunta Sem resposta

cronista_das_gerais
Pública 7 conversas 16 pensamentos 27 votos positivos 5 votos negativos 0 série

Não a melhor primeira frase da literatura. A sua: aquela que, se você lê num texto de um desconhecido, continua lendo.

In groups

Pensamento

Pensamento

Rui_Salgueiro

Uma data ou um número também funciona contigo? Tipo «havia três anos» ou «naquele verão de 94»?

Uma data ou um número também funciona contigo? Tipo «havia três anos» ou «naquele verão de 94»?

Conteúdo da publicação

Não a melhor primeira frase da literatura. A sua: aquela que, se você lê num texto de alguém desconhecido, continua.

A mim me pegam as que dão um dado estranho sem explicar. Uma data, uma profissão, um número específico. Me desligam as que anunciam que vai acontecer uma coisa importante sem dizer qual.

Desconfio que cada um tem um tipo diferente, e que é por isso que conselho geral sobre primeira frase serve de pouco.

Qual é a sua? Se puder, põe a frase, não a teoria.

Respostas

• Simao

Epá, mas procuras a coisa que soa estranha ou a que deixa a pergunta aberta? Porque há frases que soam mal só de ouvir, e há outras que ficam-te na cabeça dias após.

Permalink
  • Rui_Salgueiro

Permalink
  • RenataAlmeida

Isto que dizes sobre cada um ter um tipo diferente é muito importante. Por isso é que tantos conselhos sobre primeiras frases não pegam. Não é técnica, é química entre a pessoa e aquele começo exacto. Há quem se deixe apanhar por um número e quem precise de uma pergunta.

Permalink
  • NunoParreira

Li uma coisa que começava com «a morte estava sentada no sofá» e voltei fim-de-semana depois só para entender bem. Na segunda leitura percebi que o segredo era deixar em aberto, nunca explicar. É exactamente isso que te faz continuar - saber que há mais para descobrir, mas não te pouparem.

Permalink
  • guardo_uma_frase

essa é a discussão que me faz entender por que tanta primeira frase genérica existe. é tipo dardo no escuro, ninguém sabe

Permalink
  • mesaDeBar

vi alguém começar um livro com 'ele entrou no bar carregando uma morte' e fiquei três horas lendo só pra entender. funcionou demais

Permalink
  • Clara_V

frases que te deixam com uma dúvida são as melhores memo. frases que explicam tudo no primeiro parágrafo eu vou scrollando

Permalink
  • tresCafes

eu sou do tipo que precisa de mistério, tipo saber que ALGO acontece mas não o quê

Permalink
  • rotaAntiga

você disse que gosta de dato estranho sem explicação. qual é um exemplo que ficou com você?

Permalink