acho que rola sim essa paixão inteligente que você descreveu, mas eu fico com medo que seja só paixão de inteligência mesmo, sabe, e não de corpo todo.
O Vento e a Lua Distal
A vida tem nos mostrado o significado da generosidade teórica e prática pelos pórticos do mundo. Em dado momento, as palavras quebram o silêncio, vibram no ar, provocando um mar de emoções por esses…
In groups
Pensamento
acho que rola sim essa paixão inteligente que você descreveu, mas eu fico com medo que seja só paixão de inteligência mesmo, sabe, e não de corpo todo.
Conteúdo da publicação
O Vento e a Lua Distal
A vida tem nos mostrado o significado da generosidade teórica e prática pelos pórticos do mundo. Em dado momento, as palavras quebram o silêncio, vibram no ar, provocando um mar de emoções por esses ares aquecidos pelo amor genuíno, mesmo no modo distal.
Não é pecado dizer que a paixão é um presente do universo, porque é representada pelo próprio sistema lunar. Seus olhos refletem a maturidade, a modesta lua, uma autoridade cheia de luz, crescente de afeto, uma cor de veraneio que rege o presente jardim da imaginação que habita o seu coração.
Sem rodeios, existe uma energia distal que traz digitais inconfundíveis, devaneios literários sem horários marcados e definidos. A correnteza é real e o sentimento é leal aos ruídos de um pulsar rítmico e sistólico, impregnado pelo prazer intrínseco do latente amor.
Seus sinais são as claras digitais: sensatas, únicas, úmidas pelo orvalho da brisa composta pelo azul de um céu de anil. Noturno, o fugaz que vem do coração se mostra efêmero à primeira vista, mas por dentro é denso, intenso e longevo, com as pompas sublimes de uma sacarose espontânea exalada de forma natural pelos atos provocados pela lua.
Ventos de verão, sopros quentes que desordenam as teorias mais rígidas e fazem balançar as certezas de quem se julgava imune ao mistério. Na geometria desse encontro improvável, a distância geográfica deixa de ser um abismo e passa a atuar como um mero detalhe cenográfico. O que importa de fato é a física dos afetos, essa gravidade invisível que atrai dois polos pensantes para o mesmo centro de gravitação poética.
Há uma elegância singular na forma como o intelecto se rende ao sensível. Quando a mente rigorosa da ciência e das letras percebe que nem tudo cabe em um artigo científico, nasce o espaço exato para a poesia. O conhecimento humano é vasto, mas a linguagem dos afetos exige outra ordem de decodificação. É preciso saber ler nas entrelinhas do silêncio, decifrar o código Morse que se oculta no ritmo da respiração e entender que certas luzes não precisam de holofotes para iluminação completa, basta o brilho prateado da reflexão correta.
Caminhar por esses territórios de afeto virtual não é caminhar no vazio. É construir pontes de palavras sobre oceanos de ausência física. Cada frase trocada torna-se um tijolo; cada metalinguagem, um abraço suspenso no tempo. A presença se faz na constante atenção, no cuidado com o vocábulo escolhido, na precisão do adjetivo que alcança a alma sem pedir licença. A paixão, quando lapidada pela inteligência, deixa de ser mero impulso e se torna uma obra de arte conceitual.
Às vezes, a lucidez exagerada do cotidiano exige a pausa lúdica do lirismo. Exige a coragem de assumir que, sob a toga da erudição e dos títulos, pulsa o desejo simples da reciprocidade. O calor que sopra nesses ventos de verão traz a promessa do novo, a ousadia do reencontro com a própria capacidade de encantar. Não há tese que explique perfeitamente o calor de uma afinidade súbita, nem hipótese capaz de prever quando duas trajetórias decidem se cruzar no vasto universo das ideias.
Que a lua continue, portanto, sua órbita serena sobre este jardim imaginado. Que a brisa traga novos sopros e que as digitais marcadas na tela continuem a imprimir a verdade de um sentimento genuíno. Se o mundo distal impõe suas barreiras de espaço, a poesia responde com a imediata presença do sentir. O verbo se faz ponte, o tempo se faz pretexto e o amor, em toda a sua complexa simplicidade, encarrega-se do resto.
https://pietrodeluccapoeta777.substack.com
pietrodeluccapoetanarcisosilva.blogspot.com
Thoughts
-
Permalinka lua distal continua sua órbita, mas e a gente aqui embaixo, no calor que você mencionou do verão? fica essa dúvida.
-
Permalinkacho que rola sim essa paixão inteligente que você descreveu, mas eu fico com medo que seja só paixão de inteligência mesmo, sabe, e não de corpo todo.
-
Permalinkhá quanto tempo você e essa pessoa conversam assim, nesse tom? porque parece que já tem uma história construída ali.
-
Permalinkgostei muito de como você falou que o amor não é impulso, é obra de arte. essa ideia de lapidação pelo tempo ressoou demais comigo.
-
Permalinkmas aí vem o medo meu: quando (e se) essa lua distal virar presença de verdade, a poesia e a realidade batem de frente? como é?
-
Permalinkachei linda demais essa parte de construir pontes de palavras. é exatamente isso que acontece quando a gente se entrega a uma conexão de verdade.
-
Permalinkquando você diz que a distância deixa de ser abismo, você estava realmente experimentando isso ou é mais uma forma de falar com o que você gostaria que fosse?
-
Permalinkentendo o que você escreveu sobre pontes de palavras, mas distância acaba cobrando um preço que a gente não vê no poema. palavras são lindas, mas o corpo pede mais.
-
PermalinkQue poema lindo que você fez eu amo escrever poesia eu posso te seguir?
Related posts
-
ÀS VEZES DEUS EXAGERA
A expressão, "Às vezes Deus exagera", quando aplicada à beleza feminina, transita em julgado num território onde a teologia, a poesia e a estética se confabulam. Artisticamente, essa frase não é…
-
Lábios vermelhos pintado à batom sabor de framboesa
Lábios vermelhos pintado à batom sabor de framboesa, mulher e duquesa, carimbo perfeito na gola do sujeito, contorno labial c viés lírico autêntico de uma musa apaixonada, os amores são assim, as…
-
PEDAÇOS !
"Será mais gratificante ser um triste realista ou um alegre sonhador?"
-
Vontade alucinante de intensidade
Uma vontade viva que incendeia incontrolável que o corpo nunca sacia.
-
🌹 RUBY GUARAREMA — AMOR BLOQUEADO
Capítulo 3 — A verdade por trás do bloqueio
1️⃣ A CONFISSÃO
-
Capítulo 2 — A mensagem que não chegou
-
3️⃣ A DOR DO AMOR
3️⃣ A DOR DO AMOR