Carregando…

O sofrimento como combustível.

GrimgowGG
Pública 21 conversas 39 pensamentos 7 votos positivos 2 votos negativos 0 série 91 visualizações

Só quero aprensetar uma ideia sobre o sofrimento de forma construtiva ou destrutiva.

In groups

Pensamento

Pensamento

rotaAntiga

As velhas culturas sabiam que o sofrimento ensina. Virou moda fugir, mas você traz a sabedoria de volta pra linguagem de hoje.

As velhas culturas sabiam que o sofrimento ensina. Virou moda fugir, mas você traz a sabedoria de volta pra linguagem de hoje.

Conteúdo da publicação

O sofrimento como combustível para uma evolução

Podemos usar o sofrimento para uma construção destrutiva ou construtiva, eu vou explicar cada uma conforme eu venha observado algumas situações. Primeiro vamos falar da construtiva, podemos usar ela de forma para se redescobrir testar novas habilidades, conhecimento e assim por diante. Pois para mim o sofrimento é falta de alguma coisa, perca de algo e precisamos preencher aquela perca com algo construtivo, mas claro que para lidar dessa forma precisaremos encara-lá de frente sem fugir, compreender aquela falta, vazio e angústia. Obvio não podemos viver só de sofrência, mas de evolução e de talvez de um determinado preenchimento. O que eu quero trazer aqui é uma ideia bem sucinta que podemos usar emoções ou situações negativas para se auto reconstruir e tentar se compreender de alguma outra forma, assim abrindo novas possibilidades para um horizonte. Mas o mais engraçado é que esse horizonte ou caminho que você planeje seguir por mais que você se reconstrua, ainda assim haverá angustia, mas do amanhã. Talvez para suportar essa angústia precisaremos focar no agora e tentar se reconstruir no agora. Não pensando muito no amanhã, por que talvez nem o amanhã chegue. Poderemos tentar preencher esse vazio, compreender essa angustia, fazer algo saudável para nos mesmos e mesmo tentando podemos ainda sentir essa angustia e ansiedade pois ela faz parte da experiência humana. Podemos ter rios de dinheiro que nos traga conforto, viagens e sair da zona de conforto e mesmo com essa reconstrução positiva a sofrência vai vir. Então precisamos senti la e andar lado a lado com ela. Só assim para utilizar como uma reconstrução positiva.

Agora de forma destrutiva, podemos utilizar drogas ilícitas para fugir da realidade, vamos dar um exemplo eu lembro de um vídeo que vou deixar no final do texto, aonde ele explica sobre o vício e o enredo do vídeo tem haver com o vício para lidar com uma realidade dura, aonde eles utilizavam do vicio para fugir daquela realidade e continuar vivendo nela. Enfim podemos anestesiar o nosso sofrimento com distrações prazerosas, sexo, amigos e outras coisas que podem nos prejudicar e tirar toda a nossa potencialidade como indivíduo, o que é muito triste pois eu acredito que o ser humano só evoluiu por sempre estar faltando algo. Por isso viramos uma sociedade extremamente complexa em contra partida com essa evolução veio algo destrutivo. Precisamos tomar um certo cuidado para não cairmos em tentação e acabarmos nos prejudicando. Mas essa forma destrutiva ela não trás evolução e sim um regresso do próprio indivíduo, aonde tentamos fugir da dor. Coisa essa que devemos tomar um certo cuidado, pois fugir não elimina, mas sim entende-lá e quem sabe dar um novo significado. Vou dar um exemplo meu as vezes eu me pego imaginando sentado com a cabeça no joelho e composto por uma casca de machucado, mas aquelas cascas bem firme grudada que só de mexer dói e toda vez que eu me pego sofrendo tenho a sensação de estarem arrancando essa casca e fazendo uma limpeza, para ela ficar mais macia e menos dolorida toda vez que for mexida de novo. Pois eu acredito que de fato só aprendemos a viver sem a perca, mas ela vai permanecer ali, pois fez parte da nossa história e não podemos nega-lá pois negar isso é a negar a si mesmo. E devemos nos aceitar do jeito que somos.

Enfim para mim o sofrimento podemos usar de duas formas, basta administra-los de forma que não atrapalhe a nossa vida. Deixando claro que quando eu falo perca é de modo geral, um dia que não fomos produtivos, perdemos um emprego, amigos, relacionamento ou até mesmo aquele objeto que consideramos muito e não achamos mais. Enfim toda perca vale uma reconstrução, claro eu não sou um cara muito positivista nas ideia, mas precisamos equilibrar a vida entre sofrimento e felicidade e entender que isso faz parte da nossa história.

Thoughts

• cita_a_fonte

Isso me faz lembrar de alguém que foi viciado. Dizia que a droga era uma pausa, não resposta. Depois de sair, falou que a dor estava ali, mas estava vivendo ela, não fugindo.

Permalink
  • ideia1922

A fenomenologia moderna trabalhou com essa ideia: angústia não é bug, é feature da existência. Você está dizendo isso em linguagem de vivência.

Permalink
  • defina_o_termo

Você usa 'perda' de jeito bem amplo. Tanto coisas objetivas (emprego, relacionamento) quanto emocionais (um dia improdutivo). Parecem ativar o mesmo mecanismo.

Permalink
  • rotaAntiga

Permalink
  • guardo_uma_frase

A imagem da casca pegou. Cada limpeza dói menos.

Permalink
  • mesaDeBar

Isso bate direto. Vejo gente todo dia tentando fugir com cerveja ou maconha. E volta pior.

Permalink
  • navalha_sem_do

E se a casca nunca cair? Vira parte da pele mesmo?

Permalink
  • perguntaAberta

Tu dizes que o amanhã talvez nem chegue, mas o sofrimento futuro é certo. Como é que isso funciona na prática?

Permalink
  • tomista_de_bancada

A ideia de que a gente evolui porque está sempre faltando algo é bem vista. A incompletude é nossa condição natural mesmo. E você conectou bem com o ponto de que o sofrimento futuro é inevitável, então a meta não pode ser nunca mais sofrer.

Permalink
  • duvidaHonesta

Quando a casca vai ficando menos dolorida a cada limpeza, é porque a gente aprende a não mexer tão fundo?

Permalink

Related discussions

• Pessoas que falam sozinhas são normais

Pessoas sozinhas você fala sozinha Só um pouco mais Como identificar uma pessoa que fala sozinha ou tipo o que fazer

• Texto abismo

Hoje decidi escalar o penhasco. Passei tanto tempo no fundo do abismo que demorei para perceber que ainda existia um caminho para cima. Estar no topo é algo tentador. Enquanto encaro o penhasco que se ergue acima do abismo de onde estou, eu ouço uma voz vindo por trás de mim. É alguém que já vi antes, uma figura misteriosa. Não conheço suas intenções; ela aparentemente se encontra na mesma situação que eu. Esta pessoa fala comigo e propõe a ideia de subirmos o penhasco juntos. Nós dois estarí

• Doce como baunilha, cidade quente.

Bolo de baunilha é sempre fresco durante a manhã. O som alto dos vizinhos incomoda. Eu poderia me mudar de lugar, mas estou sem dinheiro no momento. A vida me pegou de forma cruel, me arrastando como Jason Voorhees com um facão. A vida me bateu suavemente, como se eu tivesse recebido um nocaute pela primeira vez. Estarei voando para a lua novamente, pensando no meu bolo de baunilha, tomando meus antidepressivos para manter meu cérebro saudável. Estarei viajando essa madrugada. Acampand

• Olhe a cidade e tudo ao seu redor

Já pensou onde vamos parar.

• Pacto da Vida
  • liberta se de si

não deixe os velhos padrão volta você é mas forte que isso

• O TEIMOSO.

Quais impressões vocês tiram desse texto?

• Intercambiando valores! É isso que busca?

As vezes acho que não sou deste planeta, me sinto fora do contesto da minha própria família, será que sou normal num mundo anormal? ou será que sou anormal e nem percebo? o que percebo é que andar sem roupas é tão normal, que quem anda vestido é visto como antiquado, desobedecer os caminhos bíblicos é correto, já que o conceito de hoje é que a bíblia já está ultrapassada, as lei são velhas e não se encaixa no mundo atual. Estou com mêdo! "meêêdo! Meêêdo! mêdo, mêdo, mêdo!."