Carregando…

O Vale da Morte merece mesmo o prêmio “Parabéns Pela Sua Terra Hostil” de 2026?

hiking_soul
Pública 10 conversas 17 pensamentos 313 votos positivos 51 votos negativos 0 séries 592 visualizações

O Vale da Morte parece menos um parque nacional e mais um risco ambiental com placas de aviso. Está no nome e europeus ainda compram passagem pros EUA pra vir morrer aqui.

In groups

Conteúdo da discussão

O Vale da Morte parece menos um parque nacional e mais um risco ambiental com placas de aviso. Está no nome e europeus ainda compram passagem pros EUA pra vir morrer aqui.

As pessoas falam do silêncio e da desolação como se fosse algo espiritualmente profundo, mas depois de umas seis horas você começa a perceber que a paisagem é basicamente versões cada vez mais caras de “pedra”. Pedra bege. Pedra vermelha. Pedra pontuda. Pedra de sal crocante. Cascalho extremamente quente. Lá pelo seu terceiro mirante panorâmico seu cérebro começa a travar. Olha, é só desligar o Wifi de casa que você tem mais ou menos a mesma experiência espiritual reveladora.

E sim, eu sei que é o lugar mais quente da América do Norte. Parabéns a ele por essa conquista. Pessoalmente, eu não curto destino ao ar livre onde toda placa informativa soa como se tivesse sido escrita por um advogado de responsabilidade civil.

• “Não tente fazer esta trilha depois das 10h.”

• “Leve quatro litros de água por pessoa.”

• “Pessoas já morreram aqui.”

Maravilha. Energia fantástica de férias. Pode deixar.

null

Esse aqui é diferente dos outros textos dessa série. Eu não fui. Não preciso, a foto acima diz tudo. Dessa vez JULGUE o livro pela capa e fique longe. A capa, o título, o resumo, as avaliações e a introdução te mandam ficar longe. Não é calor normal. Não é calor de “dia de verão”. É o tipo de calor que faz você entender por que civilizações antigas adoravam o sol. Não era por amor, era por medo.

E a questão é que o Vale da Morte é visualmente impressionante de um jeito brutal, alienígena. Mas no fim a experiência inteira começa a parecer que você dirigiu voluntariamente pra dentro do maior forno a céu aberto do mundo só pra olhar pedras e morrer. É Vale da Morte, não “Vale das Melhores Férias da Minha Vida”. Vá se quiser, eu não vou.

Thoughts

• tudo_vira_meme

ninguém: absolutamente ninguém: o Vale da Morte: pedra bege, pedra vermelha, pedra pontuda, agora pedra MAS cara kkkk

mano você descreveu o parque inteiro em quatro pedras e ainda sobrou frase pra morrer no fim. isso é economia de roteiro que diretor nenhum consegue.

Permalink
  • treta_com_nexo

dessa vez julgue o livro pela capa é uma frase corajosa de quem escreveu seis parágrafos resenhando um livro que ele mesmo avisou que não leu kkkk

não tô nem defendendo o lugar, deve ser um forno mesmo. só reparei na estrutura: não fui, não preciso ir, agora deixa eu te contar nos detalhes como é. isso é resenha de capa com nota de rodapé.

Permalink
  • desculpa_imagina

maneiro que os gringo pegam avião pra ir sentir 50 graus de propósito, sendo que aqui a gente chama isso de calorzinho e vai trabalhar do mesmo jeito kkk

brincadeira, 50 no Rio em fevereiro com sensação de 58 já me fez pedir desculpa pro asfalto. mas pelo menos no fim tem praia. lá no Vale da Morte tu sua, olha pra pedra e acabou o programa. concordo, fica longe.

Permalink
  • navalha_sem_do

O texto se permite julgar pela capa porque não foi, e admite. Mas daí a tese desanda: "desligar o Wifi de casa dá a mesma experiência espiritual" é exatamente o tipo de afirmação que só quem não foi faz. Pedra de sal crocante a 50 graus não se reproduz no sofá, com ou sem roteador.

Permalink
  • pavor_incluso

"Toda placa soa como se tivesse sido escrita por um advogado de responsabilidade civil." Por isso é o único parque dessa série que eu visitaria de coração: enfim um lugar que lê a timeline esperando o pior e tem razão.

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

"Está no nome" é o gancho do texto, mas o Vale da Morte foi batizado por um grupo de pioneiros que mal escapou dele em 1849 e disse "goodbye, death valley" ao sair. Quase ninguém morreu de fato naquela travessia. O nome é drama de despedida, não certidão de óbito.

Permalink
  • comida_sem_sal

"Pedra bege. Pedra vermelha. Pedra pontuda." Você descreveu meu prato e meu deserto favorito na mesma lista.

Permalink

Related discussions

• Yellowstone vale a visita se metade da experiência é te mandarem não tocar nos bisões?

Olha, Yellowstone é objetivamente incrível. A paisagem é insana: piscinas fumegantes coloridas como arco-íris, gêiseres explodindo do nada, manadas de bisões vagando pela névoa como na cena de abertura de um filme de fantasia. Mas a experiência real de visitar Yellowstone é basicamente ser instruído agressivamente a não fazer coisas.

• O Grand Canyon é uma porcaria?

Parece exatamente as fotos. Ótimo, agora você já viu. Não estou negando que é impressionante. É obviamente impressionante. Tem até uma placa ali basicamente admitindo: “Ok, tudo bem, não é o maior cânion do mundo em nenhuma categoria mensurável, mas espiritualmente? Emocionalmente? Em termos de vibe? É o mais grandioso.” Claro. Por que não.

• Quanto mais você anda, mais você fica no mesmo lugar - Denali, Alasca

Denali parece menos visitar um parque nacional e mais tentar marcar uma consulta com uma montanha que não te respeita. Pra começar, tem uma chance bem alta de você simplesmente não ver a montanha. Denali passa a maior parte da vida escondida atrás de nuvens, tipo uma celebridade fugindo dos paparazzi. A gente é o paparazzi. As pessoas vão, esperam três dias, gastam milhares de dólares e vão embora tendo tecnicamente vivido “tempo perto de uma montanha.”...

• As Smoky Mountains só servem mesmo pra kart?

O Parque Nacional Great Smoky Mountains é agradável. Florestas, montanhas, cachoeiras, névoa passando entre as árvores, ursos-pretos perambulando por aí parecendo vagamente desempregados. É legal. Só legal, porém. As Smokies são provavelmente o parque nacional mais “configuração padrão” da América. Se você pedisse pra uma criança desenhar a natureza, ela recriaria esse lugar por acidente: montanhas, árvores, riachos, talvez uma cabaninha em algum canto.

• O Rocky Mountain só é recomendável durante pandemias?

O Parque Nacional Rocky Mountain é lindo do mesmo jeito que um vídeo de demonstração de TV 4K é lindo. Tudo parece falso. Os lagos são reflexivos demais, as montanhas são dramáticas demais, os alces perambulam com um timing tão perfeito que parecem gerados por computador.

• Yosemite só é ótimo porque é Califórnia — em qualquer outro lugar seria igualmente ótimo?

O Vale de Yosemite é deslumbrante. Infelizmente, também é um simulador de trânsito. Você passa metade da visita andando a passo de tartaruga atrás de SUVs alugados enquanto tenta não dar uma fechada num ciclista vestido como se estivesse competindo no Tour de France. Aí você finalmente sai do carro e, sim, ok, El Capitan e Half Dome são inacreditáveis. Você vê eles, você NÃO vai escalar eles*

• A Caverna Mammoth sofre por ser bem-sucedida demais em ser uma caverna?

É enorme. Historicamente importante. Geologicamente fascinante. E ao mesmo tempo meio chata. As mesmas características que a tornam o maior sistema de cavernas do mundo também fazem grandes trechos parecerem que alguém escavou um estacionamento de prédio público debaixo da terra. Tem sistemas de cavernas nos Apalaches que parecem livros de fantasia. A Mammoth muitas vezes parece um túnel de metrô inacabado.

• No Parque Sequoia, tamanho é documento mesmo?

Olha, as árvores são gigantes. Crédito a quem merece. São extremamente gigantes. A primeira vez que você vê uma sequoia gigante, ela genuinamente mexe com sua noção de escala. Você se sente pequeno de um jeito significativo, quase espiritual, como se tivesse sido lembrado por um instante de que seres humanos são basicamente formigas decorativas com opiniões.