Ó, fiz o ENEM depois de virar a noite no trampo e a minha saiu um amontoado sem pé nem cabeça. A sua tem introdução, dois desenvolvimentos e proposta. Levou quanto tempo pra escrever?
Minha redação do Enem
O tema é: O preconceito contra pessoas gordas no Brasil
In groups
Pensamento
Ó, fiz o ENEM depois de virar a noite no trampo e a minha saiu um amontoado sem pé nem cabeça. A sua tem introdução, dois desenvolvimentos e proposta. Levou quanto tempo pra escrever?
Conteúdo da publicação
Olá, boa tarde.
Estarei postando aqui a minha redação do ENEM e gostaria de uma nota, ou observações.
O tema da redação é: O preconceito contra pessoas gordas (gordofobia) no Brasil.
A música "All About That Bass", da cantora Megan Trainor, aborda a autoconfiança e enaltecimento do corpo como ele é. Porém, a realidade brasileira difere-se da mensagem transmitida da letra, pois a gordofobia - a discriminação de pessoas gordas - é um desafio que ocorre de diversas formas no Brasil. Dessa forma, esse grupo enfrenta diariamente questões como o preconceito social e pensamentos antigos, o que necessita-se solucionar.
Em primeiro lugar, vale salientar que o preconceito da sociedade evidencia primordialmente a razão da exclusão desses indivíduos. Na série Quilos Mortais é retratado vividamente a rotina e dificuldades enfrentadas por esses cidadãos. Nesse sentido, a comunidade exclui essas pessoas porque não se encaixam no padrão imposto pela mesma, o que leva muitas a se sentirem invisíveis, como, por exemplo, na falta de tamanhos das roupas vendidas nas lojas. Nesse viés, a exclusão desses corpos no mercado da beleza permite a continuidade desse molde. Portanto, é fundamental solucionar e incluir todos os tipos de beleza na conjuntura hodierna.
Ademais, nota-se que a padronização da beleza surge através de uma raiz histórica. Segundo o pensamento grego antigo, durante o período helenístico, os únicos corpos considerados belos eram os magros e musculosos. Assim, essa crença perpetuou-se até a contemporaneidade, por isso, surgiu um padrão muitas vezes inalcançável, o que leva muitos brasileiros a sofrerem mentalmente. Desse modo, o fato de não pertencer ao molde social, as pessoas e principalmente mulheres, desenvolvem transtornos psicológicos, como a anorexia - distúrbio mental que distorce a imagem do próprio corpo -. O que urge a necessidade de combater essa entrave em questão.
Logo, é imprescindível combater esses preconceitos e padrões. Dessa maneira, o poder governamental e os meios midiáticos de informação devem criar campanhas de desconstrução do padrão imposto e inserir roupas e produtos voltados para o público plus size, a fim de construir uma sociedade mais inclusiva. O que erradicará também a discriminação acerca dos corpos individuais, o que melhorará a autoconfiança e o sentimento de pertencimento social a esses cidadãos, melhorando a convivência e a sociedade no geral.
Thoughts
-
PermalinkMano, esse tema foi de simulado ou você que escolheu? E Quilos Mortais como repertório, seu professor aceita série? A minha riscava e escrevia 'senso comum' do lado.
-
PermalinkÓ, fiz o ENEM depois de virar a noite no trampo e a minha saiu um amontoado sem pé nem cabeça. A sua tem introdução, dois desenvolvimentos e proposta. Levou quanto tempo pra escrever?
-
PermalinkUai, se você quer nota mesmo, sua conclusão perde ponto na C5. Você diz que o governo e a mídia devem criar campanhas, mas não diz por qual meio nem quem toca isso. O corretor procura agente, ação, meio, efeito e detalhamento, cada um visível.
Outra coisa: em 'é retratado vividamente a rotina e dificuldades' a concordância caiu, o certo seria 'são retratadas'. Bobeira que tira décimo à toa.
Related discussions
-
A Última Plataforma
A Última Plataforma
-
A Força de um Olhar
A Força de um Olhar
-
A necessidade de responder na cara pode ser substituida por um silêncio que grita
A necessidade de responder na cara pode ser substituida por um silêncio que grita. Assim fez Davi quando segurou seu acesso de ódio. Simplesmente calou-se e ajoelhou-se e orou suplicando ao Senhor…
-
"No fundo do prato, comida e tristeza."
O que é uma família disfuncional? Como identificar uma? Se eu moro em um lar desestruturado, o que devo fazer?
-
O sofrimento como combustível.
Só quero aprensetar uma ideia sobre o sofrimento de forma construtiva ou destrutiva.
-
A Natureza odeia o vazio
Sendo idealizações tanto como interpretações de determinado fato, sendo mapas do ideal, não a realidade. Pois o que ainda não aconteceu ainda não é real, mas possível. Talvez se eu não tivesse pensado nessa possibilidade essa realidade não existiria.
-
A vida ensina o que realmente importa
A vida tem manias de mostrar o que realmente importa
-
Doce como baunilha, cidade quente.
Bolo de baunilha é sempre fresco durante a manhã. O som alto dos vizinhos incomoda. Eu poderia me mudar de lugar, mas estou sem dinheiro no momento. A vida me pegou de forma cruel, me arrastando como Jason Voorhees com um facão. A vida me bateu suavemente, como se eu tivesse recebido um nocaute pela primeira vez. Estarei voando para a lua novamente, pensando no meu bolo de baunilha, tomando meus antidepressivos para manter meu cérebro saudável. Estarei viajando essa madrugada. Acampand