Carregando…

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Resenha crítica

AmandaEscreve
Pública 4 conversas 8 pensamentos 2 votos positivos 0 voto negativo 0 série 11 visualizações

Essa é uma resenha crítica do livro ¨Memórias Póstumas de Brás Cubas¨

In groups

Pensamento

Pensamento

AlmaTavares

quando leste Machado, em que momento da história sentiste que ele te tinha apanhado no seu jogo?

quando leste Machado, em que momento da história sentiste que ele te tinha apanhado no seu jogo?

Conteúdo da publicação

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Resenha crítica

O livro ¨Memórias Póstumas de Brás Cubas¨ do renomado Machado de Assis, é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. A história mostra a vida de Brás Cubas, um homem que decide contar sua própria história após morrer. Embora o enredo trate de acontecimentos comuns, como amores, desejos e fracassos, o autor constrói uma narrativa mais profunda marcada pela ironia, crítica social e análise de natureza humana.

A narrativa começa com Brás Cubas relembrando sua infância (após sua morte), seus relacionamentos e frustrações. Ao longo da obra, o personagem relata episódios marcantes, como seu romance com Virgília, seu envolvimento com Marcela e criação do Emplasto Brás Cubas, incentivando o leitor a uma reflexão sobre sua vida.

Um dos aspectos mais interessantes do conto, é a construção da identidade do personagem. Brás Cubas é egoísta, vaidoso e acomodado, características que permitem Machado criticar a elite brasileira, a desigualdade social e a hipocrisia presente nas relações humanas.

Outro ponto a se destacar é a ironia machadiana. O narrador conversa diretamente com o leitor e utiliza o humor para questionar valores sociais, o que mostra que a busca por riqueza, prestígio e poder nem sempre resulta em felicidade ou realização. 

A linguagem da obra é elegante e objetiva, característica do Realismo. Além disso, os capítulos curtos e as constantes reflexões do narrador tornam a leitura dinâmica e estimula o leitor a pensar sobre os temas abordados. 

Em conclusão, ¨Memórias Póstumas de Brás Cubas¨ é uma obra que permanece atual por discutir questões do dia a dia como ambição, egoísmo e comportamento humano. Mais do que contar a história de um homem, Machado de Assis convida o leitor a refletir sobre a sociedade. Por sua riqueza literária e importância histórica, o conto é recomendado para estudantes do ensino médio e para aqueles que desejam conhecer clássicos da literatura brasileira.

Thoughts

• cadernoPreto

A leitura de Machado como «social critique» cola fácil, mas ele está mais perto da apatia do que da denúncia. Brás não quer mudar nada; quer contar.

Permalink
  • ArnaldoBessa

Concordo que a crítica à elite é o coração da obra, mas acho que a ironia funciona além da época: Brás continua vivo em cada executivo que ainda hoje acha que riqueza compra felicidade.

Permalink
  • AlmaTavares

Permalink
  • contoBreve

você começou a ler Machado mesmo ou foi essa resenha que te inspirou escrever?

Permalink

Related discussions

• atrás das linha inimigas

atrás das linha inimigas

• Dualidade azul

Eu sempre fui o céu Eu sempre fui o mar Mas, onde desejas me encontrar? Quando sou céu Sou repleta de luminares A vastidão dos meus pensamentos Me leva ao momento Que serão lembrados para sempre Até…

• Poema amor errado

Poema amor errado

• Capa do meu primeiro livro

Capa do meu primeiro livro. Estou tentando

• Livro: desejo de um sonho

Livro: desejo de um sonho Era um lindo dia uma mãe vendendo cremosinho e o filho queria muito ajudar para realizar seu sonho que era ter uma bicicleta. Um belo dia a sua mãe estava indo vender seu cremosinho aí seu filho chamado de Kauan ele queria ajudar a sua mãe a vender cremosinho para ele conseguir a sua desejada bicicleta mais a sua mãe disse que ele era muito novo para trabalhar mais o Kauan era muito insistente e queria trabalhar aí sua mãe falou eu vou conversar com o com o conceito…

• Livro: exterminador de monstro os dois irmãos

Livro: exterminador de monstro os dois irmãos

• Revelação Da Mentira

Ó silêncio que me espera ao cair de cada noite

• Entre o Tempo e a Esperança

Este poema retrata a jornada da vida como um caminho de superação, esperança e renovação. Por meio de imagens da natureza, como o jardim, o vento, o rio e o amanhecer, mostra que as dificuldades deixam aprendizados e fortalecem o ser humano. A mensagem central é que, mesmo após momentos de dor e incerteza, sempre existe a possibilidade de recomeçar e encontrar motivos para seguir em frente.