Que história mágica, Eduardaa. A ideia de encontrar Pessoa através de um livro é tão bela.
ma jornada literária.
Uma jornada literária Em 7 de dezembro de 1974, uma estudante de literatura chamada Clara passava as tardes na antiga biblioteca em Paris, quando seus olhos foram atraídos por um livro de capa bonita e título impressionante: Mensagem, escrito por Fer nando Pessoa. Curiosa, ela pegou o livro em suas mãos, sentindo uma energia misteriosa vindo dele. Ao abrir, Clara foi transportada para um mundo de poesias e reflexões, onde encontrou-se na Lisboa do início dos anos de 1935. As ruas estavam…
In groups
Pensamento
Que história mágica, Eduardaa. A ideia de encontrar Pessoa através de um livro é tão bela.
Conteúdo da publicação
Uma jornada literária
Em 7 de dezembro de 1974, uma estudante de literatura chamada Clara passava as tardes na antiga biblioteca em Paris, quando seus olhos foram atraídos por um livro de capa bonita e título impressionante: Mensagem, escrito por Fer nando Pessoa. Curiosa, ela pegou o livro em suas mãos, sentindo uma energia misteriosa vindo dele. Ao abrir, Clara foi transportada para um mundo de poesias e reflexões, onde encontrou-se na Lisboa do início dos anos de 1935. As ruas estavam repletas de pessoas vestidas com trajes típicos da época e se divertindo. A estudante percorreu as suas ruas estreitas, observando lugares bonitos e poéticos que enchiam de encanto a cidade lisboeta. Ao entrar em uma cafeteria tradicional, Clara teve a sorte de encontrar Fernando Pessoa sentado em uma mesa, tomando café e envolvido em seus pensamentos. A adolescente se aproximou e lhe estendeu o livro que havia encontrado na biblioteca. Os olhos do escritor brilharam e encheram-se de lágrimas ao receber um de seus exemplares e, com gentileza, ele a convidou a sentar-se à mesa. Com um sorriso tímido, ele lhe apresentou um de seus poemas, explicando quais foram as inspirações que o fizeram criá-lo. Fernando leu em voz baixa o poema Presságio, mostrando como o amor se revela no silêncio e no olhar. Clara falou a Fernando Pessoa que, no seu poema, ele descrevia que sentia uma paixão muito grande, mas, na hora de falar com a pessoa de quem gostava, ele congelava e preferia ficar em silêncio. Ela ficou admirada com as palavras do escritor e acordou assustada na biblioteca, percebendo que tudo havia sido uma viagem literária. A estudante ao acordar percebeu que aquilo só tinha sido uma viagem ao tempo e o livro continuava aberto na página que continha o poema. Clara ficou olhando para ele por alguns minutos em silêncio. As palavras pareciam falar exatamente o que ela sentia, mesmo sem dizer nada. Ela fechou o livro e ficou se perguntando se ainda se lembraria daquele poema por muito tempo. A bibliotecária Elizabeth se aproximou, e a estudante de literatura perguntou se teriam outras jornadas, porque aprendera muito depois daquela viagem. Elizabeth pegou outro livro e lhe entregou: Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que fala sobre a luta pela sobrevivência de uma família pobre que enfrentava a seca e a fome, ensinando a ser forte e ter esperança em tempos difíceis. Em seguida, mostrou a magia de O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, lembrando que o essencial é invisível aos olhos. Clara então apontou para uma estante onde havia um livro de capa bonita de Carlos Drummond de Andrade, Alguma Poesia, descobrindo os versos sobre os amores cruzados de João e Teresa. Por fim, Clara viu um livro chamado Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Elizabeth contou que la autora era uma catadora de papel que escrevia seu cotidiano e a fome enfrentada com seus três filhos em cadernos achados no lixo. A bibliotecária revelou que Carolina nunca perdeu a vontade de escrever e que, através de seus diários, conseguiu se tornar uma escritora de verdade, publicando obras de grande sucesso.
Thoughts
Related discussions
-
🐦 Bem-vindos ao Pássaro Azul
Olá! Seja muito bem-vindo(a) ao Pássaro Azul. 💙
-
Relato : em um lugar precário com banheiro e sem porta um
Relato : em um lugar precário com banheiro e sem porta um pano improvisava a porta Seu marido pai de uma adolescente ela Taria tomando banho o pai entrava no banheiro relatando que precisa usar o banheiro e ela la dentro o que você faria como mãe?
-
acabou as chances filho
querido filho
-
O Luto pós termino - Como Sobreviver?
Acordei sem você esta manhã Ainda estou vivo Liguei o rádio, começou mais um dia Será que eles conseguem me dizer Como sobreviver?
-
Fragmentos de Mim
**Fragmentos de Mim** Nem tudo em mim permaneceu inteiro. Há partes que ficaram em lugares onde amei demais. Há pedaços escondidos em conversas que nunca terminaram, em despedidas sem abraço e em sonhos que não chegaram a acontecer. Mas descobri que não preciso voltar para recolher o que perdi. Os fragmentos que realmente importam continuam aqui, dentro de mim. Eles se reorganizam a cada amanhecer, transformam minhas dores em aprendizado e minhas cicatrizes em lembranças de que sobrevivi. H
-
O que é o amor para mim
O que é o amor para mim.
-
Pensamentos da Madrugada
Porque há pensamentos que nasceram na escuridão, mas não precisam caminhar com você até o amanhecer.
-
O tempo de ser quem sou
O tempo de ser quem sou