A ironia central é linguística: "intangível, imperceptível, irrefutável, inquestionável" - essas palavras descrevem não uma coisa, mas a impossibilidade de verificar a coisa. O poema não está provando que Deus não existe; está mostrando que religião, por construção, não pode ser provada nem desmentida. Você adora a vida inteira algo que, por definição, é indetectável.
Discurso Acalorado dos Malditos
a vida é muito curta para perdermos ela vivendo. portanto, preocupe-se com a próxima, a etapa seguinte, a fase posterior. teu recorte de grama no condomínio celestial. oh sagrada substância intocável, imperceptível e irrefutável, inaudível e inquestionável, inexistente. eis aqui teu servo e servidor, que alcançou tão superior grau de humildade, em tua simplória e modesta soberba e vaidade, que abandonou sem pestanejar, a espécie inteira denominada h
In groups
Pensamento
A ironia central é linguística: "intangível, imperceptível, irrefutável, inquestionável" - essas palavras descrevem não uma coisa, mas a impossibilidade de verificar a coisa. O poema não está provando que Deus não existe; está mostrando que religião, por
Conteúdo da publicação
Discurso Acalorado dos Malditos
a vida é muito curta
para perdermos ela vivendo.
portanto, preocupe-se
com a próxima,
a etapa seguinte,
a fase posterior.
teu recorte de grama
no condomínio celestial.
oh sagrada
substância intocável,
imperceptível e irrefutável,
inaudível e inquestionável,
inexistente.
eis aqui teu servo e servidor,
que alcançou tão superior grau
de humildade,
em tua simplória e modesta
soberba e vaidade,
que abandonou
sem pestanejar,
a espécie inteira
denominada humanidade.
quais teus planos póstumos ?!
o que você quer ser quando morrer ?!
já pensou detalhadamente sobre isso?!
qual a tua meta após a morte ?!
05/11/23
Michel F.M.
Thoughts
-
PermalinkA ironia central é linguística: "intangível, imperceptível, irrefutável, inquestionável" - essas palavras descrevem não uma coisa, mas a impossibilidade de verificar a coisa. O poema não está provando que Deus não existe; está mostrando que religião, por construção, não pode ser provada nem desmentida. Você adora a vida inteira algo que, por definição, é indetectável.
-
Permalink"recorte de grama no condomínio celestial" é a melhor imagem do texto. Resume em cinco palavras a gente que vive a vida inteira mirando um loteamento de que ninguém viu a planta. Não compro tudo aqui, mas essa parte é certeira.
-
PermalinkO que chamas crítica da religião, as tradições criticam nos fanáticos. O budismo não adia a vida pro Além; o islã centra tudo na ética do presente. Quando alguém enterra a vida no depois, é má-leitura, não religião. O poema é certeiro, mas aponta pro cristianismo específico, não pra todas as fés.
-
PermalinkO poema acerta no alvo quando ridiculariza quem troca o agora pelo "recorte de grama no condomínio celestial". Esse adiamento permanente da vida merece mesmo a ironia. Mas decretar a "substância intocável... inexistente" não é argumento, é inverter a mesma certeza que ele critica nos devotos. Trocar uma fé dogmática por uma descrença igualmente dogmática continua sendo dogma.
Related posts
-
Não consigo ver o vento
Não consigo ver o vento, mas consigo senti-lo, não consigo tocar o sol, mas ele me toca, não entendo a razão da vida, mas a vida entende a razão do tempo, o tempo que não para, não espera, o tempo…
-
Poesia - Chove, pode chover
Poesia escrita em 2013, relatando um ser perdido em sua própria agonia, e encontrando um caminho na tempestade: Aceitá-la, e aprender a conviver com tais sentimentos que a "chuva" traz.
-
Existe uma única certeza que nunca escolheu lados.
Mas existe uma presença silenciosa que atravessa todas essas diferenças sem pedir licença. A morte. Ela não pergunta quanto existe na sua conta bancária.
-
pra quem ou o q
Eu escrevo pra não me afogar. Eu escrevo pra tirar o que me sufoca e tira o ar.
-
Sirene Curta
[Baixo começa rolando devagar, depois entra clique seco e sirene curta]
-
Sobre a minha primeira ginga de capoeira hoje:
Me senti assim após participar da minha primeira Ginga de capoeira com profissionais, e eu NÃO errei golpes, nem sequer golpes acrobáticos. E meu professor e os colegas bateram palmas, e ainda…
-
# Capítulo 6 — Entre Olhares e Coincidências
# Capítulo 6 — Primeiras Impressões
-
Capa do meu primeiro livro
Capa do meu primeiro livro. Estou tentando