Carlo gostava de futebol e Coca-Cola como todo garoto. O que muda quando a gente faz essas coisas normais com o coração todo?
Como alcançar a santidade no cotidiano
Você sabe como alcançar a santidade? Aqui mostramos que é possível sim alcançá-la, e é mais fácil do que você imagina! Basta ter boa vontade e um coração humilde, agindo com caridade, respeito e amor.
In groups
Pensamento
Carlo gostava de futebol e Coca-Cola como todo garoto. O que muda quando a gente faz essas coisas normais com o coração todo?
Conteúdo da publicação
Minha Casa Católica
Você sabia que qualquer pessoa pode ser santa?
A santidade não se baseia em fazer grandes coisas, como curar doentes, ressuscitar mortos ou fazer revoluções enormes em nome de Deus. Ser santo é praticar atos simples com amor e devoção! Por exemplo: ajudar um colega na escola, fazer uma tarefa em casa, ir toda semana na Santa Missa receber a Eucaristia... Porque "nada é pequeno se feito com amor", como já dizia Santa Terezinha do Menino Jesus.
Vários santos da Igreja Católica mostraram como se santificar com pequenos atos do dia a dia realizados com amor. Para ser verdadeiramente santo, é necessário viver cada momento de nossas vidas terrenas com humildade e compaixão, levada em conta nossa pequenez diante de Deus.
O nosso mais recente exemplo vem de São Carlo Acutis, que viveu apenas 15 anos de vida, mas vividos intensamente com fervor e humildade diante de Deus. Carlo viveu cada ano de sua vida sendo bom e fiel em cada um de seus atos, ajudando ao próximo, sendo sincero o tempo todo e tendo uma vida centrada Deus. Ele era um garoto normal; gostava de futebol, tomava Coca-Cola, jogava videogames e curtia informática, além de ir à escola como todos os outros garotos.
Carlo morava com os pais em Milão, na Itália, e sua jornada para a santidade começou cedo, quando sua babá, Beata Anna Sperczyńska, da Polônia, começou a ensinar coisas sobre a Igreja para ele, que demonstrou grande interesse no assunto, levando seus pais para o catolicismo.
Por volta dos seus seis anos, Carlo Acutis quis fazer a catequese, e com sete anos, fez sua Primeira Comunhão. Era apaixonado pela Santa Eucaristia, e uma de suas frases mais famosas diz: "A Eucaristia é minha autoestrada para o Céu".
Sempre que via uma pessoa em situação de necessidade, Carlo agia com caridade, ajudando e acolhendo a pessoa, sempre oferecendo uma palavra de conforto e consolação. Seu prazer era ajudar as pessoas, e fazia isso sempre de bom grado.
Conhecido como padroeiro da internet, foi beatificado em 10 de outubro de 2020 e canonizado em 7 de setembro de 2025. Morreu em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia mielóide aguda do tipo M3, que é uma forma rara da doença, que evoluiu rápido, causando uma hemorragia cerebral. Antes de morrer, pediu ao padre para que lhe desse a Unção dos Enfermos, no dia 10 de outubro, e no dia 11, entrou em coma por causa da hemorragia e morreu no dia seguinte, dia 12 de outubro.
Suas ações contribuíram para provar que, com pequenos atos de amor no dia a dia, a santidade pode ser alcançada.
O precursor da busca pela santidade no cotidiano é São Josemaría Escrivá, nosso próximo assunto aqui no Minha Casa Católica!
E você? Como pretende conquistar a santidade?
Thoughts
Related discussions
-
mantenha a fé
as vezes o cenário parece impossível mais Deus tá trabalhando justamente no bastidores
-
O TEIMOSO.
Quais impressões vocês tiram desse texto?
-
quando a voz grita
minha voz de dentro sempre gritava eu não a ouvia, até que cheguei no fundo do poço para ouvir e fazer o que tem que ser feito
-
Bom dia Deus meu!
Agradecimento ao Senhor!
-
A vinda de Cristo nunca foi tao real como agora
se preparem,sede sobrios e viagiai
-
Entre a morte e a vida
Minhas poesias
-
11. Ao longo da história
11. Ao longo da história, muitos filósofos, cientistas e estudiosos concluíram que Deus existe. Isso não prova que eles estavam certos, mas mostra que acreditar em Deus pode ser uma posição baseada…
-
Não deixe a bençao tirar a frente do abeçoador
nao deixe que aquilo que voce ganhou orando,tire o lugar de quem te deu o milagre