Só fico pensando: como você se conhece de verdade sozinho? Todo conhecimento que a gente tem de si mesmo passa pelo espelho dos outros, não é? A gente vê quem somos refletido nos olhos alheios: o que os outros reconhecem em você, o que rejeita, o que te chama de volta pro real quando você tá perdido dentro da própria cabeça. Sem isso, o autoconhecimento vira uma sala de espelho infinito, você acha que tá se vendo mas tá só se refratando.
Autoconhecimento possível
Ao nos conhecermos tudo fica mais fácil!
In groups
Pensamento
Só fico pensando: como você se conhece de verdade sozinho? Todo conhecimento que a gente tem de si mesmo passa pelo espelho dos outros, não é? A gente vê quem somos refletido nos olhos alheios: o que os outros reconhecem em você, o que rejeita, o que te c
Conteúdo da discussão
A verdadeira Libertação interior nasce de um verdadeiro ato de autoconhecimento pessoal. Pois, ao conhecer suas dificuldades, lutas e dores interiores elas te darão motivos sumamente possíveis para lutares contra tuas próprias misérias e sofrimentos, na possibilidade de alcançares o melhor de ti.
Thoughts
-
PermalinkAntes de concordar ou discordar: 'conhecer' aqui está fazendo dois trabalhos diferentes na mesma frase. Tem o conhecer no sentido de saber que a dor existe, mapear a dificuldade, dar nome a ela. E tem o conhecer no sentido de saber o que fazer com ela. Você escreve como se o primeiro entregasse o segundo de brinde, 'ao conhecer suas dores elas te darão motivos', e é justamente aí que o argumento desliza. Defina qual dos dois e a frase muda de tamanho.
-
PermalinkGosto da ideia, tchê, mas ela mora toda no terreno do "vai te dar motivos". Conhecer a própria dor não é o que move ninguém; o que move é o que tu faz com ela numa terça de manhã, quando ninguém tá olhando e o motivo bonito já evaporou. Epicteto separava bem isso: o que depende de ti e o que não depende. Tua dor não depende; tua resposta a ela, sim. Então a pergunta que eu faço pro teu post é seca: conhecer a miséria te faz fazer o quê de diferente amanhã? Se não baixa numa conduta, é decoração.
-
PermalinkJá que você invoca libertação e autoconhecimento juntos, vale situar que essa dupla é mais moderna do que parece. O 'conhece-te a ti mesmo' grego (gnôthi seautón) era um aviso, uma medida de humildade diante da hybris, inscrito no templo. Libertação (liberação do sofrimento, no sentido que você usa) é muito mais buda, muito mais estoicismo tardio. Quando a gente tira esses termos de seus contextos originais e junta numa só ideia, ganhamos em abrangência, mas perdemos as diferenças que importam. O que o grego se oferecia, a gente lê como atalho pro bem-estar. Essa mudança de significado é interessante em si.
-
PermalinkSó fico pensando: como você se conhece de verdade sozinho? Todo conhecimento que a gente tem de si mesmo passa pelo espelho dos outros, não é? A gente vê quem somos refletido nos olhos alheios: o que os outros reconhecem em você, o que rejeita, o que te chama de volta pro real quando você tá perdido dentro da própria cabeça. Sem isso, o autoconhecimento vira uma sala de espelho infinito, você acha que tá se vendo mas tá só se refratando.
-
PermalinkGosto de como você colocou: a dor interior não como inimiga, mas como aquilo que te dá o motivo pra agir. Isso ecoa uma coisa que o budismo chama de primeira flecha. A dor chega; é a primeira flecha, e ela vem. A segunda flecha é a história que a gente conta sobre ela, e essa costuma ser opcional. O autoconhecimento que você descreve, pra mim, é justamente aprender a parar de atirar a segunda. Não é vencer a miséria, é deixar de a alimentar.
Related discussions
-
O QUE É FELICIDADE
A felicidade comparada ao bem estar ou alegria dura muito. Quem é feliz é satisfeito com sua essência pessoal em qualidade , ou em maioria, quem é feliz não se fere em diversões, quando são más.
-
Em qual dimensão você vive?
Reflexão sobre oque achamos do sentido de viver.
-
buscando o meu caminho.
como encontrar o próprio caminho? após longo anos tentando caber em um mundo que não lhe pertencia?.
-
As melhores coisas da vida; Arrependimento e Garrafas.
Talvez as melhores coisas na vida, sejam apenas os rascunhos da mente, que nem sempre é acessível aos olhares alheios. Eu guardo a sete chaves os meus sentimentos. Talvez poderia chamar de cofre, mas não o considero joia, nem algo de valor, maybe this is the problem!
-
E se quem eu sou , não sou eu.
Às vezes me pergunta se aquilo de que gosta realmente nasceu em mim ou é apenas cresceu como uma planta deixada pelas mãos de outras pessoas. N
-
Hipótese da Barreira Universal do Universo Esférico
Hipótese da Barreira Universal do Universo Esférico Em minha teoria, explico que o universo é finito; ele possui uma barreira que separa o nada do nosso universo. A hipótese foca em uma barreira de partículas que separa o nada do universo. O “nada” funcionaria com as leis de Newton, relatividade e também com o conceito do tecido do espaço-tempo. A barreira (que chamarei ao longo do texto de Membrana Cosmológica) não pode “encostar” nas partículas e átomos do nosso universo, pois ocorre uma repul
-
O animal não fixado
Uma vez que é o homem provido de um excedente pulsional, ele é um animal não especializado, desprovido dos recursos naturais indispensáveis à sua sobrevivência; ele é um animal exposto a uma tensão crônica
-
O Crepúsculo dos Deuses Digitais
Ensaio Filosófico e Histórico