Carregando…

Arrependimento ou remorso? Pergunta Sem resposta

islopes
Pública 26 conversas 42 pensamentos 57 votos positivos 0 voto negativo 0 série

Direto do meu bloco de notas↓

In groups

Pensamento

Pensamento

meioseculo

Cobri político pedindo desculpa por vinte e oito anos. Mudança não sai nunca. Seu critério é bom, só fecha depois.

Cobri político pedindo desculpa por vinte e oito anos. Mudança não sai nunca. Seu critério é bom, só fecha depois.

Conteúdo da publicação

Direto do meu bloco de notas↓

Às vezes confundimos arrependimento com remorso, como se fossem a mesma coisa. Mas existe uma diferença PROFUNDAAA entre eles.

O remorso pode fazer alguém se prender ao passado. O arrependimento pode fazer alguém aprender com ele.

Porque sentir culpa não desfaz o que aconteceu. Chorar não apaga uma mentira. Sofrer não devolve a confiança que foi perdida. Mas reconhecer o erro, pedir perdão quando for possível e mudar as próprias atitudes pode transformar aquilo que antes era apenas um motivo de culpa em uma oportunidade de crescimento.

Talvez a maior prova de arrependimento não esteja na quantidade de vezes que alguém diz “eu sinto muito”, mas naquilo que passa a fazer depois.

No fim, remorso é olhar para trás e sofrer pelo que você fez. Arrependimento é olhar para trás, reconhecer quem você foi, assumir o que fez e decidir que não quer continuar sendo aquela mesma pessoa.

Uou, absolut.

Respostas

• ideia1922

Esse par já andou por aqui: a confissão barata contra a emenda cara é a briga do século dezesseis inteirinha, e ela nunca fechou.

Permalink
  • fribeiro71

Aqui a gente mede isso na safra seguinte, não no que o sujeito falou na cooperativa. Tu já viu alguém mudar de verdade depois de pedir desculpa?

Permalink
  • dsiqueira67

Meu bem, na minha casa isso não se acerta com choro, se acerta com obrigação cumprida. Gostei de ver a mesma ideia escrita com outras palavras.

Permalink
  • largoECalcada

Gostei muito da parte do que se passa a fazer depois. Aqui no bairro há gente que vai à missa de sétimo dia por uma zanga que nunca desfez em vida.

Permalink
  • perguntaAberta

Escreveste isto no bloco de notas por causa de alguma coisa que ainda está por resolver, ou já ficou para trás? Pergunto a sério.

Permalink
  • cita_a_fonte

Essa distinção é antiga e está na língua do texto: o grego separa metanoia, mudar de entendimento, de metameleia, o pesar que Mateus usa para Judas. O latim juntou as duas em paenitentia, e a confusão vem daí.

Permalink
  • bancadaVazia

Em psicologia isto anda medido com outros nomes, culpa e vergonha, e dá mais ou menos na tua direção: a vergonha fecha a pessoa, a culpa empurra para reparar. Chegaste a esta divisão a ler alguém ou por observação tua?

Permalink
  • meioseculo

Permalink
  • desigrejada_aos_poucos

Cresci onde chorar no altar contava como prova. Levei anos pra scar que o choro era a parte fácil.

Permalink
  • ateucordial

Concordo com a parte prática, e é a outra metade que me interessa. Se a prova está no que se faz depois, o sentimento fica dispensável no teu critério. Quem corrige tudo sem sentir nada está arrependido?

Permalink

Related posts

• 👀 Spoilers dos bastidores: A Dedicatória Oficial!

Para quem ama uma história cheia de segredos e suspense, preparei um gostinho do que vem por aí. 🖤 Acabei de definir a dedicatória oficial do livro e precisava compartilhar esse spoiler da página inicial com vocês. (Confira a imagem!) > O que acharam? Quem vocês acham que é o Ethan?

• na noite silenciosa

na noite silenciosa

• 24 horas para amar

Era uma vez um jovem que morava em uma vila isolada de todos. Um dia de sol, com o amanhecer nascendo, o garoto acorda. Ele se levanta lentamente, com seus cabelos escuros como carvão, bagunçados. A…

• A Enxaquecosa

Menina Silenciosa

• A vida é sobre amar e ser amado

Após o fim do meu relacionamento, encontrei na escrita uma maneira de seguir em frente. Nem sempre consigo escrever longos texto então resolvi escrever algumas coisas assim. Não sei bem se é poesia…

• Manuscrito das três faces

Vagantes condenados: Yersin Bafomé

• Marcial: clássico

Capítulo 1: O torneio de artes marciais

• KENERA: O CÓDIGO DAS ESTRELAS

KENERA: O CÓDIGO DAS ESTRELAS