Vinte anos no código e tá preocupado com política de defeito. Seu chefe tá segurando promoção, você tá segurando chamado, tá tudo em jogo.
Abro chamado de um bug pequeno que meu chefe pediu para não registrar?
Achei um bug meu que subiu faz oito meses. É pequeno. Meu chefe pediu para corrigir sem abrir chamado, e o chamado ficaria com o meu commit anexado.
In groups
Pensamento
Vinte anos no código e tá preocupado com política de defeito. Seu chefe tá segurando promoção, você tá segurando chamado, tá tudo em jogo.
Conteúdo da publicação
Escrevo software há vinte anos e já herdei módulos sem nenhum chamado aberto contra eles. Sempre li isso como desleixo dos outros.
Mês passado achei um bug meu. Na exportação em CSV, quando o total de itens é múltiplo do tamanho da página, a última volta vazia e o arquivo sai com uma linha a menos. Oito meses em produção, meu commit, nenhum chamado porque ninguém viu. Não é dinheiro nem dá processo.
Falei com meu chefe. Ele pediu para não abrir o chamado, não para não corrigir: a correção entra na limpeza da sprint. "Conserta e segue. Chamado é pro que a gente ainda não sabe consertar." Desde a revisão de incidente de março, o acordo dele com o diretor é contagem zero de defeitos abertos no módulo até a entrega para a outra squad, daqui a três meses. Um chamado agora reabre a revisão inteira e joga ele em duas semanas de reunião. É o cara que segurou minha promoção quando o projeto atrasou.
Acontece que o chamado é a única coisa que fica datada. O suporte troca de time a cada poucos meses e enxerga apenas o que está no rastreador. Recado meu para quem atende hoje não chega em quem atende em janeiro. Depois da entrega, chamado ali só quem herdou pode abrir, e quem herda não sabe o que procurar.
O mesmo registro que dá ao suporte uma data para responder ao cliente é o que me apresenta ao time novo como quem quebrou a paginação, com commit anexado.
Nas duas alguém descobre por fora: ou o diretor, pela contagem, ou o próximo cliente que conferir a planilha.
No meu lugar, você abriria o chamado?
Thoughts
-
PermalinkChamado é arquivo. Arquivo é história. Sem registro é como se nunca tivesse acontecido, até alguém descobrir e aí sim reabre tudo.
-
PermalinkAquilo de 'recado meu para quem atende hoje não chega em quem atende em janeiro' é miserável demais pra deixar passar.
-
PermalinkVinte anos no código e tá preocupado com política de defeito. Seu chefe tá segurando promoção, você tá segurando chamado, tá tudo em jogo.
-
PermalinkE em janeiro quando o suporte novo herda o módulo e encontra esse bug, qual é a história que vai ficar?
-
PermalinkMas se descobrem depois que tu sabia e não abriu o chamado, você fica queimado com o diretor? Seu chefe segura essa parte?