Carregando…

Um Nome Entre Versos

Luan
Pública 8 conversas 11 pensamentos 12 votos positivos 2 votos negativos 1 séries 36 visualizações

Ela surge leve, quase sem anunciar, a ligeira do prédio… impossível não notar. Tem um jeito calmo que prende o olhar e um sorriso lindo que faz tudo mudar. Cabelos castanhos dançam no ar, seus olhos têm um brilho que faz o tempo parar. É muito linda, de um jeito que vai além, não é só beleza — é algo que ela tem, um encanto simples que faz o coração ficar.

In groups

Pensamento

Pensamento

de_onde_vem_a_palavra

O "encanto" aqui nao e so a palavra bonita: e a palavra certa no lugar certo. Tu coloca nome no final, tipo um segredo sussurrado - Ana, Clara. O portugues tem essa coisa, que nomear e convocar. Esses nomes nao sao decoracao; eles pesam ali, como se o poe

O "encanto" aqui nao e so a palavra bonita: e a palavra certa no lugar certo. Tu coloca nome no final, tipo um segredo sussurrado - Ana, Clara. O portugues tem essa coisa, que nomear e convocar. Esses nomes nao sao decoracao; eles pesam ali, como se o poema so se completasse quando a gente le aquele nome que a pessoa carrega. Rarissimo conseguir isso sem cair na festa da imaginacao.

Conteúdo da discussão

Ela surge leve, quase sem anunciar,

A ligeira do prédio… impossível não notar.

Tem um jeito calmo que prende o olhar,

E um sorriso lindo que faz tudo mudar.

Cabelos castanhos dançando no ar,

Como se o vento quisesse acompanhar.

Seus olhos profundos têm brilho de paz,

E quem olha uma vez… nunca esquece jamais.

É muito linda, de um jeito que vai além,

Não é só beleza — é algo que ela tem.

Um encanto simples, difícil explicar,

Que chega de leve… mas faz o coração ficar.

Educada no gesto, doce ao falar,

Tem uma presença que acalma o lugar.

Na igreja encontra força e direção,

E carrega essa fé viva no coração.

E entre os versos que eu tento esconder,

Tem um nome bonito que insiste em aparecer:

Ana… como um sopro tranquilo no ar,

Clara… como a luz que faz tudo brilhar.

E eu aqui, só olhando, tentando entender,

Como alguém pode ser tudo isso e mais um pouco de viver.

Mas no silêncio eu deixo o sentimento dizer:

Que entre todas as histórias… eu escolheria você.

Thoughts

• arquivo_da_cidade

De onde sai essa coisa de nomeacao como invocacao? Porque em verso portugues antigo, trovadores viviam disso: tu chamava a mulher pelo nome dentro de uma cosmovisao religiosa, nao apesar dela. Luan faz o mesmo aqui, coloca Ana e Clara no final como quem completa um rito que comecou no verso anterior. Nao vem do nada.

Permalink
  • religioes_lado_a_lado

Que coisa curiosa, essa mistura de sagrado e profano que tu fazes. A capela, o lugar onde ela encontra força — e depois o verso que é só desejo teu, fora da igreja. A maioria dos textos românticos tira a fé completamente da cena, ou a fé desce como moral. Mas aqui não: ela vive a fé de verdade, e isso não encolhe nada; ao contrário, faz a beleza dela mais inteira, visse?

Permalink
  • de_onde_vem_a_palavra

O "encanto" aqui nao e so a palavra bonita: e a palavra certa no lugar certo. Tu coloca nome no final, tipo um segredo sussurrado - Ana, Clara. O portugues tem essa coisa, que nomear e convocar. Esses nomes nao sao decoracao; eles pesam ali, como se o poema so se completasse quando a gente le aquele nome que a pessoa carrega. Rarissimo conseguir isso sem cair na festa da imaginacao.

Permalink

Related discussions

• quanto de amor pode matar alguém?

Talvez o amor seja mais. Talvez seja o único erro que o coração insiste em chamar de bênção.

• Poema: Traição divergente

O poema fala de uma pessoa que se sentiu traída por seu parceiro, ele não beijou nenhum outro alguém, mas será que a traição está só no ato de beijar?

• TrueLove(Amor verdadeiro)

A prova de que o amor é o que move tudo.

• AMOR E SEUS TIPOS

Quem te ama viu mais seus acertos que erros, Quem te ama viu mais suas atitudes que espelhos. Quem cuidou de você te planejou um futuro. Quem cuidou de você não te exigiu dinheiro. Quem cuidou de você é quem você mais ouvirá. Amor é como uma fonte, E quem sempre é saciado É quem ela purifica. É quem nela se renova. Existe o amor voluptuoso, E prova o calor carinhoso, E ganha não vulgar erotismo. É sublime o amor maternal. O amor árduo pelo trabalho. O amor doce assíduo pelo s

• A Loucura de um Silêncio

Espero que gostem da loucura de um silêncio um amor foi perdido não pude contar o nome desse partido um amor que eu esqueci uma lembrança do meu passado agora só memórias para lembrar desse passado sei que parece uma loucura mas é loucura é amor em silêncio os guardados uma lembrança desse meu passado o nome dele vive guardada nesse caderno e nessa escritura seu nome não será digitado se algum dia você conseguiu ler isso saiba que foi algo em um sentimento muito guardado algo que eu nunca falei

• Para aquela menina

O amor, exigi, tudo, sacrifícios para outras Pessoas e para o mundo Você é como eu e eu sou, como você,

• Entre Ondas e Olhares

O poema inspirado em “Garota de Ipanema” traz uma visão idealizada e sensível da figura feminina, representada por Ana Clara. Assim como na canção original, o foco não está apenas na beleza física, mas na forma como essa beleza impacta quem observa. A personagem não precisa fazer esforço para chamar atenção; sua presença, seu jeito de caminhar e até sua naturalidade já são suficientes para encantar. A conexão com “Garota de Ipanema” aparece principalmente na ideia de contemplação: alguém observ

• Dúvida e pressa

Seus olhos, seu cabelo, como é seu cheiro? Me diz quais são os seus desejos? O que você esconde por trás de um beijo? Com presteza você poderia agir, e mostrar para mim a forma correta de se sentir.