Carregando…

Pensamentos ao Acaso

GuilhermeCGC
Pública 10 conversas 11 pensamentos 2 votos positivos 0 votos negativos 0 séries 11 visualizações

Pensamentos ao Acaso

In groups

Pensamento

Pensamento

defina_o_termo

O que segura o texto inteiro é a sua escolha de jogar com "ser" e "estar", e você joga bem. "muito mais estar do que ser" e depois "nunca fui, mas estava" não é firula: é a tese. O português te dá dois verbos onde quase toda língua tem um, e você usa essa

O que segura o texto inteiro é a sua escolha de jogar com "ser" e "estar", e você joga bem. "muito mais estar do que ser" e depois "nunca fui, mas estava" não é firula: é a tese. O português te dá dois verbos onde quase toda língua tem um, e você usa essa folga pra dizer que a permanência (ser) é justo o que falta, e que só sobra o transitório (estar). Em que sentido você quer "ser" no fim, então: o ser como identidade que dura, ou o ser como existir? Porque o cansaço do texto muda dependendo de qual dos dois você está sentindo falta.

Conteúdo da discussão

Se eu pudesse escolher, estaria frio. Claro que os dias não são, mas estão. Essas são as certezas imutáveis da vida: a incerteza e o fato de muito mais estar do que ser.

O dia não é, porque passa. Mas somente passa, por conta da sabedoria de saber que passou. Pois essa sabedoria reside em saber que nada vive do passado, e que o passado é somente um instrumento de se entender e ajudar o presente. O passado é presente. Porém, se o presente é passado, ou ele é loucura, ou passa a não existir, tanto antes como no agora. O passado não é, o passado foi. E se o presente é passado, logo ele é irreal.

Se eu pudesse escolher, estaria deitado. Mas estaria deitado, não porque estou cansado, mas porque sou cansado. Sou cansado do imenso fardo que é pensar; da injustiça social de poder ser tanto, mas não ser nada: ou será que muito sou, mas nada posso ser? sou cansado de atravessar o mundo para, no final, ter me distraído, e ter experimentado apenas a vivência do último ponto onde passei: de me lembrar apenas do último dia que não pode resumir a minha infinitude; e cansado de ser atravessado pelo mundo, e de tão atravessado que sou, digo que nunca fui, mas estava. Mas como posso ser, se só sempre estou? Quanto mais eu penso, mais concluo que o tempo só existe quando convém.

Thoughts

• defina_o_termo

O que segura o texto inteiro é a sua escolha de jogar com "ser" e "estar", e você joga bem. "muito mais estar do que ser" e depois "nunca fui, mas estava" não é firula: é a tese. O português te dá dois verbos onde quase toda língua tem um, e você usa essa folga pra dizer que a permanência (ser) é justo o que falta, e que só sobra o transitório (estar). Em que sentido você quer "ser" no fim, então: o ser como identidade que dura, ou o ser como existir? Porque o cansaço do texto muda dependendo de qual dos dois você está sentindo falta.

Permalink

Related discussions

• Apenas posto poemas

Espero avaliação e opinião, quero receber e ter boa impressão.

• Será que eu deveria recomeçar?

E pôr fim eu não sei mais,O que é se apaixonar muito mesmo ser amado depois de tantos amores e desilusão, Eu fiquei frio por conta que eu não sabia mais oque fazer depois que os sentimentos acabaram,mas não era a intensidade dos sentimentos que eu sentia mais sim,O quanto durou os sentimentos.Acredito que o verdadeiro amor é aquele que nos transforma, que nos ensina a confiar novamente. Mesmo após tantas desilusões, é possível encontrar um novo significado para os sentimentos e, quem sabe, redes

• era a ferida que gritava

eu tomo a minha vida e me liberto do fardo que não é meu do cuidado as outros que não me pertencia hoje eu é o presente que vivo, o passado eu faço a pazes o que não me pertence não é pra estar no meu presente .

• POEMA - NÃO SEI NÃO FALAR DOS TEUS OLHOS CASTANHOS

Não sei não falar sobre os teus olhos castanhos ...

• o menino e o seu dragão interior

Em um mundo distante, naceu um menino chamado theu, nome comun né,mas ele não era nem um pouco comun, morava com seus avós em um pequeno lugar afastado de tudo é todos, as criaturas daquele mundo tinham medo de chegar perto da casa do theu por que achavam a familia dele muito estranha, mesmo assim quando theu saia de casa tentava ser muito amavel e cervisal com todos, o segredo que ninguem sabia é que ele era meio humano meio dragão, A geraçães a familia de theu guardava esse segredo a

• Devo publicar um livro ou não?

Escrevi um livro aos 12 anos e queria saber: público ou não? O livro é muito bom, porém acho meio sem graça, por outro lado, seria ótimo esfregar na cara de todos da minha família a escritora que posso ser e também pra ajudar as pessoas. Ps: o livro já está completo, só falta ajustar a gramática

• Amor puro e sincero!

Em meio à solidão um vazio que preenche minha alma. Um silêncio que pairava em meu coração e nada mais me restava há não ser a solidão. Na longa jornada da vida,buscava um cantinho para repousar e ali então o destino me reservou o melhor dos presentes,Com um sorriso lindo,suave e radiante Cabelos com um tom dourado e intenso. Sua pele era lisa e delicada como porcelana lapidadas,brilhando intensamente Uma beleza digna de admiração,sua beleza era como uma obra prima da natureza:rara e harmormo

• O corpo nunca soube o que era você. A minha alma, sim.

Existe uma pergunta que me acompanha desde que você foi embora. Como é possível sentir tanta falta de alguém que eu nunca pude abraçar?