Carregando…

O Flatuluz! (crônica)

Pietrodeluccapoeta777
Pública 7 conversas 10 pensamentos 3 votos positivos 0 voto negativo 0 série 13 visualizações

In groups

Pensamento

Pensamento

so_de_passagem

mas quando é que um teste tão simples vira caos assim? corpo traidor

Conteúdo da publicação

O Flatuluz! (crônica)

null

Lá vai uma crônica engraçada, creio que pelo menos uma vez na vida alguém passou por isso ou presenciou uma cena dessas!

Desde a tenra idade o “Zé Arreia” recebeu a alcunha de PEIDINHO CHERNOBYL! ☢️💨🤣

Tecnicamente este fenômeno é conhecido como “flatulência”. Como as digitais, cada um tem a sua. Quando ela recebe o habeas corpus estomacal, exerce o poder efêmero da pressão, às vezes controlada, às vezes desalinhada, saindo pela “portinha” do parquinho com uma força moderada e com destino ignorado.

A premissa deveria ser seguir o protocolo ético da boa convivência, para que os gases de nêutrons circulassem pelos espaços ociosos da cidade sem causar transtornos. O detalhe são as agravantes!

Igual aquele sujeito com cara de songamonga que se posiciona no cantinho de uma sala de espera totalmente fechada. Ele finge que não quer nada e solta aquele pum estilo bomba de ninja: apenas um fhuuuuuuuuuu, sem estrondo, sem alarde, na leveza do tai chi. Vixiii, a coisa fica feia. Parece que abriram a caixa de gordura ou uma fossa negra. O pior é o silêncio, um olhando para a cara do outro, quase acusando, querendo achar o pai da criança.

Isso é uma escatologia fora de série. É por isso que não se deve confiar em peidinho e em político: você nunca sabe quando vem uma surpresa disfarçada de presente de grego.

Foi o caso do Zé Arreia. Ele estava há dias com a temida "diarreia Chernobyl", defecando água pura. Num ato de desespero, correu na drogaria do seu Zico Zizo comprar um paliativo instantâneo. Tomou o famoso "pó de rolha". Em poucos minutos, o remédio estancou o distúrbio e represou o vazamento e a paz voltou a reinar.

O distinto percebeu que a trovoada estomacal tinha cessado. Foi um grande alívio na aldeia!

Com a maior alegria, o orelha-seca se veste na maior cadência. Sai, vai até à avenida, dá o sinal, entra no ônibus lotado e segue seu caminho. No meio do trecho, o lazarento cisma de fazer um teste: dar um peidinho sutil, básico, controlado. Aos poucos, ele vai dando aquela forçadinha como quem não queria nada. Na hora do teste oficial, o tiro saiu pela culatra. Ecoou um som de pistão afinado em Fá Maior, seguido de um cheiro de gardênia agressiva e, na sequência, aquela lama amarronzada e fétida manchando toda a retaguarda do garoto!

O ninja ficou com aquela cara de paisagem. A típica cara de "ué", de quem não sabia o que estava acontecendo. Enquanto isso, o ambiente entrou em colapso completo. Ao seu redor, as pessoas começaram a se afastar e a olhar para os lados com olhares de acusação, buscando o autor daquele atentado biológico. Foi uma cena dantesca: o povo no ônibus tentando fugir como se o monstro da lama marrom fosse abraçar alguém.

Na cabeça do Zé Arreia, o sistema operacional entrou em curto-circuito. A pressão interna foi tamanha que o impacto não foi só no estofado da calça, foi um colapso neurológico. Parecia que tinham achado os pedaços do cérebro do cara no chão, de tanto que a conexão sináptica dele explodiu ao tentar enganar a física do seu Zico. Como podia aquele peidinho tão inocente, quase tímido — só um "fiu-fiu" de leve —, entregar o jogo daquele jeito?

O termo "Peidinho Chernobyl" é perfeito. Não é mais um simples pum, é um evento radioativo que altera a estrutura molecular do ar. Um desastre ambiental silencioso com alta letalidade. O caboclo sente o calor vindo lá de dentro, a radiação emanando grande energia pela retaguarda, e ainda tem a audácia de ficar parado com cara de paisagem.

null

O Zé Arreia é, no fundo, a representação de muitos canalhas que a gente encontra por aí: acha que está abafando, mas está é irradiando sujeira por onde passa. Tratar a política, a sociedade e a fragilidade da aparência humana com essa "pólvora" toda mostra que, para ler certas verdades da vida, o leitor não precisa de editora engomadinha. Precisa é de estômago de aço!

-----------------------------

@PietrodeLuccaPoeta ✒️📝🖋️

Escritor, Poeta, Contista e Cronista

Athelier das Letras - Selo 444

opoetalk520.substack.com

pietrodeluccapoetanarcisosilva.blogspot.com

------------------------------

Thoughts

• tudo_vira_meme

o Zé é tipo aquele meme clássico: tentei meu melhor e tudo saiu errado mesmo

Permalink
  • so_de_passagem

Permalink
  • palhaco_consciente

aquele momento de tentar disfarçar e terminar legendário forever é cinema mesmo

Permalink

Related discussions

• Só se ama uma vez

Mas do jeito que a memória conserva quem amamos: mais bonita do que qualquer fotografia, mais viva do que qualquer presença.

• Texto abismo

Hoje decidi escalar o penhasco. Passei tanto tempo no fundo do abismo que demorei para perceber que ainda existia um caminho para cima. Estar no topo é algo tentador. Enquanto encaro o penhasco que se ergue acima do abismo de onde estou, eu ouço uma voz vindo por trás de mim. É alguém que já vi antes, uma figura misteriosa. Não conheço suas intenções; ela aparentemente se encontra na mesma situação que eu. Esta pessoa fala comigo e propõe a ideia de subirmos o penhasco juntos. Nós dois estarí

• atrás das linha inimigas

atrás das linha inimigas

• Dualidade azul

Eu sempre fui o céu Eu sempre fui o mar Mas, onde desejas me encontrar? Quando sou céu Sou repleta de luminares A vastidão dos meus pensamentos Me leva ao momento Que serão lembrados para sempre Até…

• Poema amor errado

Poema amor errado

• Capa do meu primeiro livro

Capa do meu primeiro livro. Estou tentando

• Memórias Póstumas de Brás Cubas - Resenha crítica

Essa é uma resenha crítica do livro ¨Memórias Póstumas de Brás Cubas¨

• Livro: desejo de um sonho

Livro: desejo de um sonho Era um lindo dia uma mãe vendendo cremosinho e o filho queria muito ajudar para realizar seu sonho que era ter uma bicicleta. Um belo dia a sua mãe estava indo vender seu cremosinho aí seu filho chamado de Kauan ele queria ajudar a sua mãe a vender cremosinho para ele conseguir a sua desejada bicicleta mais a sua mãe disse que ele era muito novo para trabalhar mais o Kauan era muito insistente e queria trabalhar aí sua mãe falou eu vou conversar com o com o conceito…