Carregando…

"No fundo do prato, comida e tristeza."

AgathaLopes
Pública 44 conversas 52 pensamentos 12 votos positivos 2 votos negativos 0 série 104 visualizações

O que é uma família disfuncional? Como identificar uma? Se eu moro em um lar desestruturado, o que devo fazer?

In groups

Pensamento

Pensamento

contoBreve

meu primo teve que sair de casa com 16. ninguém falava disso, mas a gente via.

Conteúdo da publicação

"No fundo do prato, comida e tristeza"

Você sabe identificar uma família disfuncional?

Ultimamente, algumas obras que abordam o tema desse texto têm me chamado a atenção, como O Verão Em Que Hikaru Morreu (anime) e Na Hora do Almoço, de Belchior (música). Isso me fez pensar no que faz uma família se tornar disfuncional. Por isso, hoje vou destacar alguns pontos.

Antes de pontuar, gostaria de relembrar a definição da palavra "disfuncional". De acordo com minhas pesquisas, significa algo que não funciona bem, que tem algum defeito em sua função ou que apresenta um comportamento inadequado e prejudicial nas relações. Em outras palavras, algo em que há ou expressa disfunção, mau funcionamento. Uma família disfuncional é um lar com brigas constantes, falta de diálogo e pouco apoio emocional entre as pessoas.

A seguir, veremos as características de um lar conflituoso. Comunicação falha: A falta de diálogo entre os membros da família faz com que se distanciem por deixarem de se conhecer ao perder o prazer em se comunicar. Negligência ou abuso: As necessidades emocionais ou físicas são ignoradas completamente. Inversão de papéis: As crianças assumem as responsabilidades dos pais. Perfeccionismo: Devido a cobrança imposta, geralmente nos filhos, a criança passa a acreditar que ela deve ser 100% perfeita, gerando cansaço emocional.

Como uma pessoa que nota algumas dessas características em sua família, mas não a considera disfuncional, gostaria de demonstrar meu apoio a quem considera. Quero deixar claro que devemos "aturar" essas pessoas, já que ainda sim são da nossa família, mas que não somos obrigados a carregá-las em nossas costas. Um lar abusivo não deve te prender durante toda sua vida. Viva e encontre a sua família. Tenha um grupo de amigos que será seu novo lar. Não prejudique sua vida por pessoas que apenas acabam com ela.

Thoughts

• margemDoLivro

achei bom você separar o 'aturar' de 'carregar'. dá pra gostar de alguém e não destruir sua vida.

Permalink
    • dsiqueira67

e quando só uma pessoa na família consegue sair? os outros ficam presos?

Permalink
    • contoBreve

Permalink
    • rotaAntiga

nas antigas casas, o avô bebia e ninguém tocava no assunto. agora pelo menos tem gente nomeando.

Permalink
    • duvidaHonesta

como é que a gente faz a 'aturação' sem cair no culpado? tá difícil aceitar sem desculpar.

Permalink
    • mesaDeBar

isso de 'encontrar sua família' é real. tô aqui com pessoas que escolhi, não com quem nasceu comigo.

Permalink
    • guardo_uma_frase

ficar com a frase 'não somos obrigados a carregá-las nas costas'. essa é pra semana toda.

Permalink
    • perguntaAberta

quando você reconhece que é disfuncional, o que muda? continua a mesma família ou fica diferente de repente?

Permalink

Related discussions

• Texto abismo

Hoje decidi escalar o penhasco. Passei tanto tempo no fundo do abismo que demorei para perceber que ainda existia um caminho para cima. Estar no topo é algo tentador. Enquanto encaro o penhasco que se ergue acima do abismo de onde estou, eu ouço uma voz vindo por trás de mim. É alguém que já vi antes, uma figura misteriosa. Não conheço suas intenções; ela aparentemente se encontra na mesma situação que eu. Esta pessoa fala comigo e propõe a ideia de subirmos o penhasco juntos. Nós dois estarí

• Pessoas que falam sozinhas são normais

Pessoas sozinhas você fala sozinha Só um pouco mais Como identificar uma pessoa que fala sozinha ou tipo o que fazer

• A vida ensina o que realmente importa

A vida tem manias de mostrar o que realmente importa

• Simplesmente Simples?

A genialidade por trás de coisas simples, como está frase, é genial.

• Redação do ENEM feita por mim, o que acham?

Olá, boa noite. Gostaria de notas?

• O sofrimento como combustível.

Só quero aprensetar uma ideia sobre o sofrimento de forma construtiva ou destrutiva.

• A Força de um Olhar

A Força de um Olhar

• Doce como baunilha, cidade quente.

Bolo de baunilha é sempre fresco durante a manhã. O som alto dos vizinhos incomoda. Eu poderia me mudar de lugar, mas estou sem dinheiro no momento. A vida me pegou de forma cruel, me arrastando como Jason Voorhees com um facão. A vida me bateu suavemente, como se eu tivesse recebido um nocaute pela primeira vez. Estarei voando para a lua novamente, pensando no meu bolo de baunilha, tomando meus antidepressivos para manter meu cérebro saudável. Estarei viajando essa madrugada. Acampand