Escrever noites inteiras sem ninguém perguntando - isso que você precisava mesmo? Ou era porque ninguém podia parar você?
I play Rocky
Em uma cena do trailer, ele diz: "Eu coloquei meu coração e minha alma na página. Se eu não estiver disposto a viver o que eu escrevi, então qual é o sentido?". Parei, voltei. Vi de novo. É o que escrevi no meu livro, dito de outro jeito cinquenta anos antes.
In groups
Pensamento
Escrever noites inteiras sem ninguém perguntando - isso que você precisava mesmo? Ou era porque ninguém podia parar você?
Conteúdo da publicação
"Eu não escrevi esse livro. Eu o libertei." Essas duas frases abrem o prefácio do meu livro. Escrevi sem pensar duas vezes, porque era exatamente o que eu sentia. Aquilo não foi produzido. Simplesmente saiu.
Semana passada, assisti ao trailer de I Play Rocky, filme que estreia em novembro nos cinemas e conta a história real de como Sylvester Stallone, um ator falido em 1975, escreveu o roteiro de Rocky em três dias e recusou uma fortuna pra vendê-lo, porque só aceitava se ele mesmo interpretasse o personagem. Em uma cena do trailer, ele diz: "Eu coloquei meu coração e minha alma na página. Se eu não estiver disposto a viver o que eu escrevi, então qual é o sentido?". Parei, voltei. Vi de novo. Fiquei olhando pra tela.
Sylvester Stallone nos bastidores de 'Rocky - Um Lutador';
Anthony Ippolito no set de 'I Play Rocky' — Foto: Reprodução
Porque é a mesma coisa que eu escrevi no prefácio. Dita de outro jeito, em outra língua, cinquenta anos antes — mas é o mesmo sentido. Ele disse "se eu não vivo o que escrevi, não tem sentido". Eu disse "não escrevi, libertei". Os dois falando de um texto que não é encomendado, notícia ou algo fake embalado e descartável. Tem gente que escreve pra entregar. E tudo bem. Nada de errado nisso. Isso é legítimo, e eu faço isso também, todo dia, em outros contextos.
Mas existe outra forma de escrever. Aquela que sai de você e continua viva, dando frio na barriga a cada vez que é relida. Que não encerra seu ciclo na publicação. Pelo simples fato dessa existir mesmo sem audiência. Ela faz parte de quem você é.
Quando você escreve sobre seguir em frente, siga. Quando escreve sobre não desistir, tente de verdade. Desistir não é escolha. E dói, cansa. Mas é a única alternativa.
O Stallone tinha cento e poucos dólares na conta. Vendeu o cachorro que amava, pra comer. Ofereceram uma fortuna pelo roteiro dele, com a condição de outro ator estar no papel principal. Charles Bronson, Clint Eastwood, nomes gigantes. Ele negou. A história era sobre um sujeito que ninguém acreditava, e não podia ser ele o primeiro a justamente não acreditar. E isso tem nome: amor. Pela linha, a página e a vida.
E eu entendo isso na pele. Escrevi um livro nessa pegada, com personagens que são símbolos disso. Noites viradas, sem editora, sem garantia, sem ninguém sequer perguntando como estava a evolução. Nada. O livro está pronto. Ele precisava existir. Pra quem? Pra mim! Eu precisava escrever e não perceber que estava falando, muitas vezes, de mim mesmo. E continuar vivendo através desses parágrafos.
A diferença de escrever pela entrega fica cristalina: as linhas surgem de lugares diferentes. As que vêm do coração ficam eternizadas.
Às vezes, num pedaço de papel rasgado ou em um livro de ficção sobre dor, quer vira amor. E claro, às vezes vai parar em roteiro de filme.
E no roteiro da sua vida. Inegociável. Em forma de sentimento.
Thoughts
-
PermalinkLibertei em vez de escrever - é exatamente o que acontece quando a gente para de pensar e só faz.
-
PermalinkA gente quer tanto acreditar que existe um jeito verdadeiro de escrever. Mas será que o Stallone pensava nisso quando escrevia?
-
PermalinkEscrever noites inteiras sem ninguém perguntando - isso que você precisava mesmo? Ou era porque ninguém podia parar você?
-
Permalinkfiquei com "ela faz parte de quem você é". é exatamente isso - o livro que você não consegue não escrever
-
Permalinkcomo você sabe que está sendo verdadeiro mesmo? tipo, quando escreve, de verdade sente que é seu ou fica confusa?
-
Permalinkessa diferença entre authentic e fake pra vender - é de agora ou sempre foi assim? stallone também tinha essa luta?
-
Permalinkagora que o livro está pronto, muda alguma coisa em você? tipo, você vive diferente depois de ter libertado esse texto?
-
PermalinkA diferença entre escrever pra entregar e escrever pra viver é real demais. A gente só funciona bem quando acredita mesmo