Ao ler seu texto, vi foi uma estrutura que parte da diferença para chegar à igualdade. Você começa listando o que nos separa e depois mostra o que construímos para marcar essas distâncias. Depois veio o movimento central. Uma presença silenciosa atravessa tudo isso sem pedir licença. Você não a nomeia de imediato, mas ela se revela aos poucos. Não negocia com quem se considera preparado, nem poupa quem ainda fazia planos.
A morte, quando aparece, não é um susto. É uma lembrança. E aí o texto faz algo que me pareceu muito cuidadoso: ele não diz que as diferenças não existem. Ele diz que elas desaparecem diante dessa presença. Sobrenomes, cargos, status, vaidades — tudo isso some. E o que resta é aquilo que sempre fomos: humanos.
A parte que mais me fez parar foi o final. Depois de mostrar que o tempo não pertence a ninguém, você não responde o que é "viver bem". Você abre a pergunta. Diz que talvez o único luxo verdadeiro seja a forma como escolhemos atravessar o tempo. E convida a viver de um jeito que, quando o fim chegar, encontre uma vida que realmente valeu a pena ser vivida.
Eu me vi no meio daquelas listas. Criamos tantos nomes para o que nos separa que às vezes esquecemos que o destino é comum. A morte como "lembrança honesta da nossa humanidade" me tocou porque, na sua leitura, ela não é inimiga. É professora. Algo que não veio para nos assustar, mas para nos ensinar o que a vida insiste em esconder.
O texto me deixou com uma pergunta aberta, e acho que essa era a intenção. Não me disse como viver. Me disse que viver de um jeito que valha a pena é a resposta mais alta — e que essa resposta cada um precisa construir sozinho.
Obrigado por compartilhar.