Concordo com a parte da rede de apoio. Onde travo é na palavra fé. As pessoas que vejo arriscar não acreditam mais em si próprias do que as outras. O que têm é para onde cair se correr mal. Um colega meu largou o laboratório aos 33 e o que o segurou seis meses foi o quarto na casa dos pais.
Covardia ou falta de fé?
Minha opinião sobre a sociedade como uma grande maquina pradronizada
In groups
Pensamento
Concordo com a parte da rede de apoio. Onde travo é na palavra fé. As pessoas que vejo arriscar não acreditam mais em si próprias do que as outras. O que têm é para onde cair se correr mal. Um colega meu largou o laboratório aos 33 e o que o segurou seis
Conteúdo da publicação
Covardia ou falta de fé?
Recentemente eu vi uma publicação no X, antigo Twitter, que dizia que as pessoas hoje em dia são muito mais covardes do que antigamente, que hoje em dia as pessoas têm medo de arriscar, seja de qualquer idade. Esta publicação me veio há dois, três dias atrás e finalmente eu acho que eu cheguei numa resposta após compartilhar com professores, estudantes, sobre a área e pessoas do meu círculo social. E a conclusão que eu cheguei é a seguinte, as pessoas hoje em dia não são mais covardes, apenas lhe faltam fé. E quando digo fé, não digo de fé religiosa, digo de fé no sentido literal da palavra, acreditar. Porque hoje em dia é muito mais difícil você conseguir acreditar em algo que seja fora dos padrões normativos da sociedade. Um bom exemplo é se você quer virar alguma carreira que não seja de médico, advogado, psicólogo, etc. As pessoas, elas, precisam de fé para seguir essa carreira. Entretanto, como que você desenvolve fé se as pessoas ao seu redor não te apoiam, não têm fé em você? É muito mais difícil. E é por isso, na minha opinião, que as pessoas hoje em dia não arriscam tanto, pelo medo da rejeição. E isso mostra como a sociedade é cruel por natureza, (que inclusive é um pensamento muito elaborado de Maquiavel, que não vou entrar em detalhes daqui neste momento). Mas essa frase faz muito sentido, porque quando você está lá embaixo, começando algo novo, seja uma carreira, um projeto ou algo do tipo, ninguém te dá apoio. E se dão, são pouquíssimas pessoas, e as que dão de verdade mesmo são menor ainda. Porque normalmente as pessoas querem algo em troca, querem uma fatia do seu pão. Então realmente é muito difícil isso. Agora, quando você já está no topo, todas as pessoas querem ser consideradas pessoas do seu círculo social, mestres, professores, etc. Então é muito mais difícil você ser corajoso hoje em dia por conta não só de você, mas por conta da sociedade. E eu entendo que não devemos se importar com a opinião dos outros. Inclusive é um pensamento que eu compartilho. Entretanto, se dez pessoas quiserem te derrubar, muito provavelmente elas vão conseguir, se você não tiver nenhuma ajuda. Então seguir uma carreira de médico, advogado, etc., como eu dei um pouco acima o exemplo, é muito mais fácil do que você seguir uma carreira que se, na visão das pessoas, der certo, você ganha muito dinheiro. Entretanto, se der errado, você faliu. Particularmente, este é o meu pensamento sobre isso. E gostaria de saber se outras pessoas compartilham da mesma lógica e se pessoas compartilham de posturas diferentes.
Em resumo: a diminuição do risco assumido pelas pessoas não deve ser explicada apenas como covardia individual. Em sociedades altamente normativas e expostas ao julgamento constante, a coragem torna-se dependente da existência de redes de apoio, validação e confiança. Quando o indivíduo escolhe um caminho fora dos padrões socialmente aprovados, ele enfrenta não apenas a possibilidade do fracasso econômico, mas também a rejeição simbólica do seu grupo. Assim, o problema central não é a ausência de coragem, e sim a dificuldade de sustentar a crença em si mesmo diante de um ambiente que frequentemente só reconhece o valor após o sucesso já ter sido alcançado.
Thoughts
-
PermalinkConcordo com a parte da rede de apoio. Onde travo é na palavra fé. As pessoas que vejo arriscar não acreditam mais em si próprias do que as outras. O que têm é para onde cair se correr mal. Um colega meu largou o laboratório aos 33 e o que o segurou seis meses foi o quarto na casa dos pais.
-
PermalinkA tua versão do Maquiavel vem de algum lado, do capítulo XVII de O Príncipe, onde ele diz que os homens são ingratos, volúveis e simuladores, e que é mais seguro ser temido do que amado. Só que ali ele está a aconselhar um príncipe sobre súbditos, não a descrever a sociedade inteira. Nos Discursos sobre Tito Lívio, I, 58, escreve quase o oposto: um povo é mais prudente e mais constante do que um príncipe. Aquilo de cruel por natureza está mais perto de Hobbes.
-
PermalinkFiquei pensando nessa parte de como desenvolver fé se ninguém em volta acredita em você. Teve alguém que acreditou antes de dar certo, ou você foi no escuro?
Related discussions
-
Será que esse medo
Vamos analisar se realmente precisamos do que achamos que precisamos! Vamos observar se realmente é necessário... Será que realmente pra viver bem preciso de companhia?
-
O Encanto das mulheres e sua verdadeira beleza
MULHERES SÃO MUITO MAIS INCRÍVEIS DO QUE PENSAMOS. SIM!! MULHERES SÃO COMO ROSAS,QUE PASSAM POR SUAS FAZES PARA QUE ASSIM FLORESÇAM LINDA E FORTES.... MULHERES SÃO COMO ROCHAS. SIM... ROCHAS QUE POR MAIS DURAS E DIFÍCEIS SÓ É PRECISO SEU TEMPO E É NECESSÁRIO UMA BOA ATENÇÃO PARA VERMOS A JOIA QUE ELAS PODEM SE TORNAR. MULHERES SÃO COMO ESTAÇÃO. SIM...A ESTAÇÃO ELAS TÊM SUAS FAZ ASSIM COMO A RESPEITÁ-LAS. COMO NAO AMA-LÁS? ASS: SAMUKA.....
-
Reflexão filosófica
Não precisamos entender tudo para apreciar a existência. Às vezes, viver é simplesmente continuar caminhando entre os mistérios do universo.
-
NÃO DESITA SIGA EM FRENTE
As pessoas não tão nem ai se você tá bem ou não Lembre-se e você por você todos os dias de sua vida Você só e lembrado enquanto tá servindo ou sendo o provedor de tudo digamos sendo uma utilidade Seja forte mesmo quando vocer estiver sem forças Foque em você seja sua própria inspiração Ao acordar tenha em mente quais são seus sonhos e objetivos Jamais deixem que te diminua pois todos somos iguais o que muda e que vc tem uma visão diferente dos iguais. e isso e o que fazem as pessoa
-
A vida ensina o que realmente importa
A vida tem manias de mostrar o que realmente importa
-
Simplesmente Simples?
A genialidade por trás de coisas simples, como está frase, é genial.
-
Por trás dos doramas, existem lições que vão muito além do entretenimento.
Por trás dos doramas, existem lições que vão muito além do entretenimento.
-
O que somos? Dois meros jovens no auge da juventude buscando amor e sucesso?
Talvez o dia de amanhã será mais branco e azul, nada poderá me parar, estarei voando alto. Nenhuma crítica penetrará meu corpo. Ninguém sabe como a vida está sendo, ando pela floresta verde em busca de resposta. Talvez eu nunca encontre você. O dinheiro e o sucesso andam lado a lado, sinto minha vida decolando como um hino nacional. Poderíamos festejar e nos divertir nesse momento. Quando você me abraça eu me sinto agarrado, me sinto enrolado a uma sucuri, sufocante, mas aconchegador. Então você